No momento da abordagem, um dos pneus estourou de tão gasto; além disso o veículo estava sem parte do sistema de freios
Policiais rodoviários federais flagraram, recentemente, um caminhão sem condições de segurança para transitar na via. O flagrante aconteceu próximo da Unidade Operacional (UOP) da PRF na BR-116, em Campina Grande do Sul (PR).
A equipe seguia em direção a UOP, quando avistou um veículo de carga em baixa velocidade na subida, atrapalhando o trânsito dos demais veículos. Em seguida, eles deram ordem de parada ao motorista. Nesse momento, o pneu interno traseiro do caminhão estourou e verificaram que estava sem condições de rodagem, com a armação de aço aparente.
Ao verificarem o sistema de freio, identificaram a falta de um dos componentes, chamado cuíca do freio. A cuíca de freio de caminhão é um componente essencial para o sistema de freios de veículos pesados. É conhecida como cuíca devido ao som característico que emite quando acionada, semelhante ao som produzido pelo instrumento musical de percussão. No caso desse caminhão, havia apenas uma cuíca, portanto somente o freio de um dos lados do veículo funcionava.
Em vermelho, o local onde deveria haver outra cuíca de freio
Haviam diversas outras irregularidades com o caminhão. Ao todo, foram feitas dez notificações de infrações de trânsito. Vale ressaltar que, além de ser uma situação de extremo risco para os ocupantes, esse tipo de veículo expõe a saúde e integridade física de outros usuários que circulam na rodovia.
Diante do fato, o condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em Juízo quando intimado e o veículo foi recolhido até que as irregularidades sejam sanadas.
Fotos e fonte: PRF/divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!