No evento de lançamento mundial, realizado em Itupeva, interior de São Paulo, a Scania apresentou sua inovadora linha Super, equipada com um novo sistema de força especialmente desenhado para veículos Off-Road. Nesta ocasião, tive a chance de conhecer Isamar Jaime Pinto, uma experiente motorista florestal de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, observamos o desempenho de um bitrem impressionante, com quase 30 metros de comprimento, carregando 26 toneladas, e sendo puxado por um robusto Scania Super de 560cv. Uma das demonstrações mais notáveis foi a do CRB (freio de liberação de compressão), um sistema de frenagem gradativa que adiciona uma camada extra de segurança. Além do já conhecido Retarder, o Scania Super agora incorpora o CRB, formando uma das combinações de freios auxiliares mais potentes do mercado.
Isamar Jaime Pinto explicou a importância de antecipar frenagens suaves para garantir a segurança do condutor e a estabilidade da carga. Ela destacou as complexidades de manobrar o longo veículo em um circuito desafiador de terra, com muita poeira, subidas íngremes e curvas fechadas. Essa habilidade é crucial para garantir uma condução suave e aderente em todos os terrenos.
“Coloquei o veículo no sistema drive. Como já temos, logo no início da pista, uma forte descida, já irei utilizar o CRB nos cinco estágios. Durante o percurso, conforme for necessário, eu irei utilizando os demais. A saída é suave e muito confortável, ideal para o motorista que trabalha nesse tipo de terreno. A acústica é excelente, predominando um ambiente silencioso", diz Isamar.
A motorista profissional não utilizou o freio convencional durante todo o percurso, diminuindo os estágios do CRB de acordo com a necessidade da rota. Sem acelerar, enfrentamos uma descida de aproximadamente 5 graus, logo seguida de uma curva acentuada à esquerda. Mudou o estágio do CRB novamente para realizarmos a curva com segurança. O Scania de 560cv demonstrou uma capacidade incrível de manobrar com total segurança. Passando essa curva, acelerou novamente e as trocas de marchas eram precisas e suaves. Na subida, observei a força do motor, que fez a correção das marchas e mostrou toda a sua potência. A Linha XT Super chegou ao mercado alinhado aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. Além de um torque de 2.500Nm e 2.800Nm, cerca de 10% superior à versão XT anterior.
"O conforto, a segurança e a motorista são de nível excepcional, recebendo nota 1000. Além disso, o veículo percorreu todo o circuito na faixa econômica, demonstrando eficiência no consumo de combustível e baixa emissão de poluentes. “É crucial ter um caminhão Off-Road com essas características, especialmente para manter a constância em terrenos desafiadores, onde enfrentamos pedras soltas, terra fofa e material mais instável, como areia que afunda e escorrega. O Scania se destaca pela sua qualidade, conforto, robustez e pela eficiência na retomada de potência do motor, o que é essencial para garantir segurança, economia e sustentabilidade”, diz a motorista.
Encerramos com uma experiência prática, onde percorremos um percurso Off-Road, colocando à prova as inovações e a robustez do Scania Super.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!