A Renewi, empresa internacional de transformação de resíduos para a produção de produtos, deu um passo importante no sentido de obter uma maior sustentabilidade para a sua frota. Na segunda-feira, dia 11 de abril, foi colocado em serviço um veículo totalmente elétrico para recolher lixo: um DAF CF Electric 6x2 com um sistema de carregador traseiro Geesink – o primeiro DAF FAN CF Electric com um carregador traseiro para aplicações de recolha de lixo nos Países Baixos. Lucas Willems, gestor de Vendas de Frotas na DAF Trucks N.V., entregou o caminhão a Marc den Hartog, diretor-Geral da Renewi Nederland.
"O CF da DAF adapta-se à nossa operação logística", de acordo com Den Hartog. "O nosso processo de recolha já envolve muita condução, pelo que estamos verdadeiramente interessados numa versão elétrica do caminhão. Trata-se de um passo importante no sentido de obter uma maior sustentabilidade para a nossa frota e também nos permite satisfazer os desejos dos nossos clientes em termos de serviços sustentáveis. Cada vez mais municípios solicitam a utilização de veículos elétricos para recolhas, uma vez que isto representa uma das formas de alcançar uma solução neutra em CO2. Prevemos implementar mais veículos elétricos no futuro."
Detalhes do veículo
A Renewi está a colocar o CF Electric em serviço na região de Roterdão. A autonomia média de condução de 200 km é mais do que suficiente para a recolha de resíduos em áreas urbanas. A distância curta entre os pontos de recolha sucessivos, a baixa velocidade e a regeneração durante a travagem tiram excelente proveito da capacidade da bateria. A Renewi utiliza pontos de carregamento fixos, com intervalos de carregamento totalmente integrados no processo de planeamento das operações da empresa. O carregamento da bateria demora 75 minutos numa estação de carregamento com uma potência de 250 quilowatts.
O DAF FAN CF Electric dispõe de uma curta distância entre eixos que foi modificada para a superestrutura do carregador traseiro. Desde o ano passado, o DAF CF Electric inclui baterias mais potentes com uma capacidade de 350 kWh, o que as torna consideravelmente mais leves do que as da geração anterior. Trata-se de uma redução impressionante de 700 kg, o que significa que a capacidade de carga líquida do DAF CF Electric (PBV: 28 toneladas) para a recolha de resíduos é agora de 10 000 kg.
Lucas Willems: "O fornecedor, GeesinkNorba, utiliza a e-PTO Li-On Power Pro muito eficiente em termos energéticos para acionar o carregador traseiro e o sistema compactador. Esta PTO necessita apenas de cerca de 1,5 kWh por 1000 kg de resíduos, o que é extraordinário".
Foto: divulgação DAF Trucks
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!