Em 2 de julho de 1957 é constituída a Scania-Vabis do Brasil S. A. Os veículos vinham desmontados da Suécia e a montagem ficou sob responsabilidade da Vemag, que comercializada os veículos da marca em São Paulo. Foi em 1958 que foi montado o primeiro Scania de fabricação nacional, um modelo L 75. O veículo atendia rigorosamente às exigências do governo, de 35% de nacionalização. Ele ficou muito conhecido por ter mudado o mercado de caminhões no Brasil e inaugurou o conceito de caminhão pesado. Ele também foi muito usado na construção de Brasília (DF) e de muitas outras cidades. Um verdadeiro pioneiro de respeito.
As primeiras unidades de 1960 saíram na cor cinza até agosto do mesmo ano quando mudaram para azul, que permaneceu até abril de 1963, dando lugar ao laranja. O L 75 foi substituído no início de 1963 pelo L 76.
Destaques
Torque elevado de 63 kgm a 1.200 rpm;
Caixa de câmbio G 660 – 5 marchas sincronizadas;
Caixa de câmbio auxiliar, também sincronizada, que aumenta a força de tração em 40% e torna as mudanças mais eficientes;
Faróis agora incorporados ao para-lamas;
Eixo traseiro de dupla redução, reforçado, provido de engrenagens em espiral e helicoidais;
Trava do diferencial operada a ar – permite vencer as mais adversas condições de estradas e terrenos;
Freios a ar comprimido, de ação direta, com área de frenagem não inferior a 4.500 cm3;
Rodas raiadas, reforçadas, de 22”, de série.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!