Criador do processo de remanufatura de bicos e de unidades injetoras, o mecatrônico celebra mais de 30 anos de sucesso do modo que traz economia de até 87% para o frotista e caminhoneiro
A remanufatura é o processo de restaurar um produto usado (ou parte dele) para as condições de um produto novo, seguindo padrões rigorosos de qualidade. Isso é muito comum em peças de veículos. Além do reaproveitamento, o processo apresenta vantagens ambientais.
Hoje, peças remanufaturadas são ofertadas pela indústria como estratégia no pós-venda, assim como estratégia para atingir metas climáticas com a contribuição da economia circular.
Outro dado interessante é que o processo de remanufaturamento consome até 95% a menos de energia de matérias-primas. De outro lado, minimiza a geração de resíduos sólidos e emissão de gases.
Apesar de o remanufaturamento estar na moda, há mais de 32 anos, Sandro Stoco, mecatrônico visionário já enxergava a prática como uma solução viável. Portanto, ele construiu a primeira máquina capaz de salvar bicos e unidades injetoras. A ideia não surgiu da noite para o dia e foi necessária muita dedicação.
Entendendo que as montadoras só vendiam o kit inteiro do sistema de alimentação de motores a diesel, Sandro Stoco começou a estudar as unidades que eram descartadas.
Com a máquina, batizada de S-Tronic, o mecatrônico começou a parametrizar todas as unidades. Logo, conseguiu ter um gabarito próprio para aferir cada unidade que chegava com defeito. O sucesso foi tanto, que o serviço aumentou, assim como a venda das máquinas de remanufatura.
Para dar conta da demanda, Sandro Stoco começou a viajar pelo Brasil e ministrar cursos sobre o uso da metodologia. São mais de 20 mil pessoas formadas que praticam a remanufatura.
“Eu acredito que remanufaturar bicos e unidades injetoras é algo extremamente eficiente e seguro, principalmente para o bolso do caminhoneiro e frotista. Sem contar o benefício para o meio ambiente, imagine quantas peças foram deixadas de se jogar fora”, explica.
Com um orçamento em mão ele mostra que cada unidade de bico injetor custa facilmente R$ 9.872,00. No caso do veículo em questão, um 6-cilindro, o valor total chega a R$ 36.132,00. Para se ter ideia da diferença, o serviço de remanufatura de todas unidades injetoras, usando o S-Tronic não ultrapassa de R$ 4.500,00, ou seja, uma diferença de 87%.
Vale dizer que o bico injetor em motores a diesel eletrônico tem a função de inserir o combustível na câmara de combustão de forma precisa, na quantidade e pressão corretas.
Portanto, ele é essencial para garantir o bom desempenho do motor, economia de combustível e redução das emissões de poluentes.
Sinais de problemas no bico injetor:
Foto: divulgação
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