O mercado de caminhões seminovos acima de 16t cresceu muito, cerca de 20%, em relação ao ano passado e também enfrenta escassez, decorrente da falta de veículos novos.
Esse cenário de grande procura de caminhões tem motivado os clientes a buscar novas oportunidades com veículos usados. “Neste sentido, nossa rede tem aumentado suas equipes e melhorado suas estruturas para poder captar e oferecer ainda mais suporte aos nossos clientes na venda dos seus veículos usados ou seminovos. O mesmo ocorre do lado dos grandes frotistas, que devido à programação de entregas de novos diluídas ao longo do ano, estão podendo trabalhar a renovação de suas frotas vendendo seus usados por meio de nossa rede e também investindo em estruturas próprias para comercialização de seus veículos usados diretamente, diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil. A Scania trabalha a venda de usados apenas pela rede, que tem maior experiência e capilaridade para dar o melhor suporte aos clientes.
“Com uma procura grande os prazos de entrega dos modelos novos cada vez mais estendidos, cresce por consequência a busca por caminhões seminovos, especialmente os acima de 2017, num movimento que inclusive repercute em alta de preços”, diz Rogério Kowalski, gerente Comercial de Seminovos Volvo.
A Volvo foi a primeira montadora de caminhões a criar uma estrutura comercial interna dedicada a seminovos, com uma rede nacional envolvendo suas concessionárias.
A Volvo também é pioneira na criação de um portal digital específico para ofertar os veículos: o site seminovosvolvo.com.br. “A rede de Seminovos Volvo, totalmente baseada numa plataforma on-line, é uma iniciativa até hoje inédita entre todos os fabricantes,” comenta Rogério Kowalski
O executivo da Volvo explica que um dos diferenciais do Seminovos Volvo é a garantia de procedência. Para a aquisição dos caminhões a marca utiliza conceitos e métodos avançados de avaliação, com peritos treinados pela fábrica. Todos os veículos estão registrados em nome da Volvo do Brasil Veículos Ltda., o que dá plena segurança ao cliente.
A Volvo vem sucessivamente batendo recorde de vendas de veículos nesta área. Foram mais de 1.500 unidades comercializadas no ano passado, o maior volume anual de vendas em duas décadas de atuação da fábrica neste segmento.
“Temos uma estrutura dedicada aos caminhões seminovos multimarcas. Os veículos podem ser encontrados em todas as 100 concessionárias Volvo, estrategicamente distribuídas pelo Brasil.
A Volvo tem também uma estratégia de e-commerce para veículos seminovos. Há várias ações nesta área, como o Feirão on-line de Seminovos.
Segundo Roberto Leoncini, vice-Presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, desde o ano passado, a SelecTrucks auxiliou os concessionários Mercedes-Benz em mais de 500 operações de venda de seminovos. “Para o segundo semestre deste ano, com a retomada gradual da produção e consequente entrega de veículos novos, deveremos ter uma elevação nas trocas de usados por novos em negócios com envolvimento da fábrica.”
Atualmente, a Mercedes-Benz conta com nove pontos pelo Brasil: Mauá (SP), Betim (MG), São José dos Pinhais (PR), Limeira (SP), Içara (SC), Novo Hamburgo (RS), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT) e Jaboatão dos Guararapes (PE).
“Temos bastante procura por parte dos dealers, sempre demonstrando interesse em nos dar suporte na abertura de novas lojas.
Nossa intenção é contar com pelo menos uma loja em cada região ou mercado mais importante do País, a fim de atender nossos clientes de uma forma mais dinâmica. Para 2021, ainda estamos em processo de avaliação para a abertura de mais dois pontos da SelecTrucks”, diz Roberto Leoncini.
Segundo Rodrigo Anselmi, supervisor da Área de Veículos Usados da VWCO, devido à indisponibilidade de veículos 0km, a procura por caminhões seminovos continua em alta.
Depois de um breve recuo no volume de vendas no mês de abril, as vendas de caminhões seminovos voltaram a crescer em maio, o que deverá ocorrer durante todo o segundo semestre de 2021.
“Em alguns segmentos específicos a demanda por caminhões seminovos foi ainda maior, com destaque para os modelos cavalos mecânicos 6x4, os quais são utilizados para transporte de grãos (Brasil tem estimativa de safra recorde em 2020/2021).
Devido aos efeitos causados pela pandemia, a inauguração da loja de veículos seminovos ainda não ocorreu. A previsão é que a inauguração aconteça nos próximos meses”, diz Rodrigo Anselmi.
O executivo da VWCO continua: Antes de pensarmos em expansão, estamos focados na inauguração da primeira loja de veículos seminovos da VWCO.
Com o passar do tempo, e de acordo com os resultados obtidos, teremos condições de avaliar a necessidade ou não de abrir novas filiais ao longo do território nacional.
Adcley Souza, diretor de Serviços ao Cliente da DAF, explica que desde que iniciou as vendas em 2014, a DAF tem crescido seu parque de veículos do Brasil ano após ano.
Com este crescimento contínuo, agora observamos um volume maior de caminhões DAF atingindo a idade a partir da qual os transportadores efetuam as renovações das frotas.
Esse crescente volume de caminhões DAF seminovos envolvidos em processos de renovação tem sido absorvido pelas nossas concessionárias na troca por veículos DAF Novos.
“Como temos o histórico de manutenção de boa parte destes veículos, através de um sistema integrado de registro de ordens de serviços executados na rede DAF, e também, fruto de um histórico de desempenho e robustez que tem caracterizado nosso produto, acreditamos que o caminhão DAF seminovo vem cada vez mais se tornando um produto atrativo para o mercado, oferecendo confiabilidade e procedência. A DAF como montadora vai apoiar o desenvolvimento ainda maior deste processo.
Estamos desenvolvendo programas que vão oferecer ao mercado ainda mais transparência com relação a procedência dos Caminhões DAF Seminovos, além de garantias e pacotes de serviços e soluções adicionais.
Estes novos programas serão realizados em parceria e por meio da rede de concessionárias DAF e deverão ser lançados no 2º semestre desse ano”, diz Adcley Souza.
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!