São cerca de 100 mil vagas que estão em aberto a espera de profissionais dispostos a dirigir caminhões enormes com a mais sofisticada tecnologia embarcada . Os locais de trabalho são as modernas e seguras estradas americanas.
O levantamento que aponta a falta de mão de obra no transporte é da American Trucking Association (ATA) mas, não é preciso muito esforço para perceber que a escassez de mão de obra qualificada ou não, nos mais diferentes setores da economia americana é uma realidade em todos os estados do país.
“Com isso o governo americano passou a facilitar a entrada de trabalhadores. O Departamento do Trabalho e o Departamento de Segurança Interna do país liberaram 35 mil vistos H-2B para trabalhadores temporários”, conta Alexandre Piquet, da Piquet Law Firm. Ele, ainda, destaca que com essa permissão o trabalhador pode entrar no país com toda a família, desde que os filhos tenham menos de 21 anos. “O prazo para a entrada com o processo do visto H-2B termina em 30 de setembro. O visto H-2B tem validade de até 3 anos, depois disso é preciso sair do país e esperar - no mínimo - 3 meses para depois poder voltar e solicitar uma nova permanência usando o H-2B novamente. “, explica Piquet.
Mas, se o caminhoneiro quiser fixar residência nos EUA, sempre é possível pedir ajuste de status. Aí, Alexandre Piquet, esclarece que -“ O empregador informa ao departamento de imigração que não há mão de obra americana disponível e solicita o green card através do EB-3 unskilled , um processo onde a empresa interessada no trabalhador deve se responsabilizar como sponsor, ou seja, como garantidora dos recursos financeiros para que o caminhoneiro possa sustentar a ele e a família”.
Hoje, existem no país cerca de 35 mil empresas de transporte e logística. O candidato a uma vaga deve ter experiência como caminhoneiro e um nível intermediário de Inglês para que o candidato possa conhecer e falar sobre peças, funcionamento do caminhão e fazer o exame no DMV ( departamento de trânsito) escrito e prático que seria a prova de manobra e direção para ter a licença de motorista . O salário é bem atrativo cerca de 6 mil dólares por mês, quase 30 mil reais.
Fonte: Alexandre Piquet, da Piquet Law Firm
Foto: divulgação