O segmento vem registrando bons resultados na produção e emplacamentos de caminhões.
A produção de caminhões continua se recuperando no Brasil. Em junho/21, as montadoras produziram 14,6 mil unidades; ou seja, 700 a mais do que as 13,9 mil feitas em maio/2021, segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Associação Nacional dos fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esses números representam uma alta de 5,3%.
No acumulado de 2021, de janeiro a junho, foram produzidas 74,7 mil unidades; ou seja, a produção de caminhões cresceu 115,1% na comparação a igual período de 2020, sendo a melhor para o período desde 2014.
Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a velocidade de recuperação da indústria de caminhões está sendo maior que a de automóveis e ônibus.
O que explica esse cenário é a alta demanda por caminhões de setores aquecidos da economia. É o caso agronegócio, da mineração e do comércio eletrônico.
Quanto aos emplacamentos de caminhões, de janeiro-junho/2021, foram registradas 58,7 mil unidades, representando, se comparado ao mesmo período de 2020, 55,1% a mais. “Estamos voltando aos padrões bons de mercado. Merecem destaques os caminhões leves; no entanto, os extrapesados continuam puxando esse resultado positivo.”
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!