No acumulado do período de mai21/mai20 a produção de caminhões registrou um crescimento de 243,1%.
No mês de maio de 2021 foram produzidos 13,9 mil caminhões, um aumento de 6,2% se comparado a abril/21.
Agora, a produção de veículos no País cresceu 243,1% no período acumulado de mai/21/mai/20. Se considerar jan-mai/21 já foram produzidas 60,1 mil unidades contra 29,2 mil em jan-mai/20.
A normalização da produção do setor automotivo só deve acontecer no ano que vem. O motivo é a ausência mundial de semicondutores, que está impactando a produção nas fábricas.
De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, vai haver uma queda de 3% a 5% na produção global.
Na opinião de Luiz Carlos Moraes, a crise dos semicondutores, com produção quase toda concentrada na Ásia, é reveladora de um desafio que precisa ser enfrentado pelo Brasil como uma nação com visão de futuro.
"Estados Unidos e países da Europa captaram o sinal de alerta e já estão desenvolvendo políticas industriais no sentido de produzir localmente esses componentes eletrônicos, que são a base de toda a revolução tecnológica do 5G, internet das coisas, automação e outras já em curso", afirma o presidente da Anfavea.
"O setor automotivo e outras indústrias dependem cada vez mais desses insumos para dar um passo além em termos tecnológicos, atraindo para o país investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, e na esteira disso gerando conhecimento técnico, acadêmico e empregos de altíssima qualidade. Já estamos atrasados, o que exige urgência e grande visão de futuro por parte dos nossos dirigentes", conclui Moraes.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!