A produção de caminhões em novembro alcançou 13,2 mil unidades, representando uma leve queda em relação às 14,8 mil de outubro. No entanto, ao comparar novembro deste ano com o mesmo mês de 2023, o setor registrou um aumento expressivo de 31,3%. No acumulado de janeiro a novembro de 2024, o crescimento foi ainda mais significativo: 41,5% (130,6 mil unidades) em relação ao mesmo período do ano anterior (92,3 mil unidades), segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No que diz respeito ao licenciamento, novembro registrou 10,2 mil caminhões emplacados, uma queda de 16,8% em comparação com outubro (12,2 mil). Porém, em relação a novembro de 2023, houve alta de 10,2%. No acumulado de janeiro a novembro de 2024, os licenciamentos cresceram 16,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Projeções e análise do setor
A Anfavea projeta, para dezembro, um crescimento de 5,3% nas vendas, totalizando 10,7 mil unidades. Com isso, o setor deve encerrar 2024 com 124,2 mil caminhões emplacados, representando um aumento de 15% frente aos 108 mil veículos comercializados em 2023.
“Se olharmos para 2024, observamos um crescimento significativo em relação a 2023. Isso representa a volta da normalidade no setor de caminhões. Dois fatores principais impulsionaram as vendas neste ano: a base de 2023 foi bastante reduzida devido à implementação do Proconve P8 e o movimento favorável do PIB, que contribuiu para o crescimento do setor”, avaliou Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea.
Em um cenário de recuperação e crescimento sustentável, a indústria de caminhões reforça sua relevância no transporte e na economia brasileira, sinalizando um papel ainda mais significativo em 2025.
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