21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Produção de caminhões registra queda de 34,3% no primeiro semestre

Por Equipe RC em 20/07/2023 às 13:56
Produção de caminhões registra queda de 34,3% no primeiro semestre

O setor de fabricação de caminhões enfrentou um desempenho fraco no primeiro semestre devido à implementação da fase P8 do Proconve, equivalente à norma Euro 6. Em junho, a produção registrou uma retração de 16,2%, totalizando 7,0 mil veículos, em comparação aos 8,4 mil fabricados em maio deste ano. No acumulado de janeiro a junho, foram produzidos 47,2 mil unidades, representando uma redução de 34,3% em relação às 71,8 mil unidades fabricadas no primeiro semestre de 2022, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em junho, as vendas de caminhões apresentaram uma redução de 4,1% em relação a maio, passando de 8,2 mil para 7,9 mil unidades. No acumulado de janeiro a junho, houve uma queda de 8,8%, totalizando 52,5 mil unidades vendidas, em comparação aos 57,6 mil veículos comercializados no primeiro semestre de 2022.

Conforme Gustavo Bonini, vice-Presidente da Anfavea, essa queda se deve à comercialização concentrada do estoque de modelos Euro 5 durante o período. "As montadoras estão ajustando a produção para atender à demanda por modelos Euro 6", afirmou Bonini.

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, explicou que a taxa de juros é o maior obstáculo para o crescimento e observou que, embora tenha se mantido em 13,75%, tem aumentado para os consumidores a cada mês. No entanto, ele expressou confiança de que essa questão será resolvida, uma vez que já estão surgindo sinais de redução, especialmente com a aprovação da reforma tributária (PEC 45).

Foto: divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..