A MAN Latin America, responsável Volkswagen Caminhões e Ônibus na recém criada holding Volkswagen Truck & Bus, anunciou seu plano de internacionalização durante a sua participação no IAA.
Além disso, ela levou para a Alemanha, na IAA 2016, suas soluções de transporte para mercados emergentes. Ao comemorar seu 35º aniversário e os 20 anos de sua fábrica brasileira, a empresa exibe atrações com foco em tecnologia, sustentabilidade e conectividade.
O VW Constellation 24.280, favorito do transporte brasileiro há oito anos ininterruptos, desembarcou na Alemanha equipado com kit GNV. O protótipo tem estimadas baixas de 20% nas emissões de CO2 frente aos motores diesel.
Com autonomia de até 200 quilômetros, o sistema de armazenagem de gás natural não altera a capacidade de carga útil, a mesma para a versão a diesel, podendo levar até 10 pallets de 1.250 quilos, o equivalente a cerca de 9.400 garrafas, no caso do transporte de bebidas, por exemplo.
Dentre as principais especificações técnicas do modelo estão motorização MAN E0836 de 280 cavalos, transmissão manual de seis velocidades e a já consagrada tecnologia Smart Ratio, patenteada e totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em Resende, que torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa.
Outro destaque no estande foi o VW 25.420 8x2 série Prime, que celebra os dez anos de lançamento da linha Constellation, a favorita no mercado brasileiro. Com acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissão automatizada V-Tronic e outros detalhes premium que destacam ainda mais as características de qualidade mundialmente conhecidas da marca Volkswagen, o modelo em exposição enfoca o meio ambiente.
Sua cabine eco-friendly traz componentes plásticos feitos por meio de materiais recicláveis, tornando o veículo mais sustentável. Seu projeto eliminou 12 kg de massa, além de trazer em sua composição 18% de materiais recicláveis.
O mais potente veículo da gama Volkswagen Caminhões é equipado com motor Cummins ISL de 9 litros, com 420 cavalos de potência e 1.850 Nm de torque. Uma das maiores vantagens do modelo é justamente seu peso reduzido, o que proporciona capacidade de carga extra de uma tonelada na comparação com seus principais concorrentes. O modelo é equipado com caixa automatizada V-Tronic ZF de 16 marchas, o que contribui substancialmente para reduzir o consumo de combustível, ampliar a produtividade e rentabilidade da operação.
O transporte de passageiros também marcou presença no IAA e desembarca com uma solução bem brasileira: o VW Volksbus 18.280 OT LE preparado para diesel de cana-de-açúcar.
O chassi, equipado com suspensão pneumática integral, motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido para rodar com combustível renovável que reduz em 30% a 70% a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) e materiais particulados. O rendimento do motor é outro destaque: os ganhos chegam a 5%.
O VW Volksbus 18.280 tem capacidade para 40 passageiros. O chassi pode receber carrocerias de até 13,2 metros e é ideal para o transporte urbano.
A MAN Latin America ampliou as funcionalidades do Volksnet e do MAN Guard, sistemas de telemática para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota voltados aos modelos Volkswagen e MAN, respectivamente.
O exclusivo relatório de Emissão de Carbono permite mensurar a emissão de CO2, aspecto que contribui para atender a metas de sustentabilidade. Cada vez mais empresas exigem de seus fornecedores ações de controle de emissões e os gráficos de cada veículo da frota podem ser usados para acompanhar, comparar e verificar o impacto de programas implementados ao longo do tempo.
Dentre as principais novidades estão também informações em tempo real de desempenho dos caminhões, isoladamente e de toda a frota, considerando-se ainda tempo de ar-condicionado ligado, movimento em faixa econômica de rotação e principais infrações cometidas durante a viagem.
Trata-se de uma ferramenta completa, focada no ganho de produtividade e na redução de custos, que pode alcançar até 20%, segundo testes iniciais. Ela auxilia, ainda, no controle de emissões, questão de fundamental importância no mundo todo.