07 de Abril de 2025
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Profissão caminhoneiro em 2023: pesquisa aponta digitalização da categoria no setor de grãos; confira mais dados

Por Equipe RC em 08/11/2023 às 15:43
Profissão caminhoneiro em 2023: pesquisa aponta digitalização da categoria no setor de grãos; confira mais dados

Pesquisa ouviu 536 caminhoneiros ao todo, sendo 258 (48,13%) motoristas de caminhão de frota - CLT e 278 (51,78%) motoristas de caminhão autônomo - TAC

Os caminhoneiros que atuam no setor de transporte de grãos no Brasil aderiram em massa à digitalização e tem no smartphone seu maior aliado para comunicação, operações financeiras, trabalho e lazer. Esses são alguns dos achados apresentados LogFintech Strada no evento "Desvendando a Safra 2024".

De acordo com Rodrigo Koelle, CEO da Strada, o estudo ouviu 536 caminhoneiros ao todo, sendo 258 (48,13%) motoristas de caminhão de frota - CLT e 278 (51,78%) motoristas de caminhão autônomo - TAC, e se destacou por dar voz aos protagonistas da estrada: os motoristas de caminhão.

Com um universo amostral de caminhoneiros autônomos e de frotas, a pesquisa buscou entender seus hábitos, preferências e perspectivas, especialmente no que concerne ao transporte de bens a granel.

“O estudo explorou temas como acesso à informação, interações em postos de combustíveis e locais de carregamentos, hábitos de pagamento e segurança", afirma Rodrigo Koelle, CEO da Strada.

Principais achados

Por amostragem, constatou-se que a maioria dos caminhoneiros ouvidos atua há mais de 20 anos no setor, possui em média 43 anos, embora o maior grupo (25%), tenha mais de 48 anos. Mais de 80% deles são casados ou vivem em união estável e 90% deles têm pelo menos um filho, sendo que o maior grupo, de 35%, possui dois.

“Ainda temos desafios, mas já podemos dizer que o caminhoneiro brasileiro entrou definitivamente na era digital, inclusive como instrumento de trabalho e obtenção de carga”, destaca.

Segundo Koelle, estes profissionais têm uma inclinação para usar uma variedade de ferramentas para pegar fretes, como aplicativos de carga (97%), grupos do WhatsApp (69%) e agenciadores (36%). Também para realizar suas operações financeiras, constatou-se que esses caminhoneiros CLTs usam vários meios de pagamento., porém priorizam o uso do cartão (75%), sendo esse índice um pouco menos nos TACs (71%).

E ao selecionar um posto de combustível em 2024, a segurança (71%) e a opção de estacionamento para pernoite (63%) são priorizadas. A qualidade das vias de acesso (57%) e infraestrutura (56%) são cruciais ao escolher um local para carregamento.

Os Caminhoneiros Autônomos (TAC) também aderiram às ferramentas digitais, sendo que 91% deles utilizam aplicativos de Carga. Muitos planejam usar a Internet móvel (45%) como principal ferramenta de rastreamento em 2024. Uma tendência observada é a inclinação para o uso reduzido de seguros de carga entre os TACs, diferente dos CLTs que utilizam mais os seguros contra roubo de carga e veículo.

Entre as preocupações, o preço do combustível supera a questão de segurança entre os autônomos para escolha de postos de combustível. Outros fatores importantes na escolha do carregamento a transportar, quando isso é possível, são a velocidade de embarque e a emissão de documentos para carregamentos em fazendas.

A pesquisa, que ocorreu de 25/09/2023 a 06/10/2023, foi aplicada por diversos canais, como aplicativo, email, WhatsApp e telefone. Ela reflete não apenas os comportamentos atuais, mas também as expectativas futuras, fornecendo insights valiosos para stakeholders no setor de logística e agronegócio.

Desvendando a safra 2024

"Realizado na tarde desta terça-feira, no dia 7 de novembro de 2023, no Cubo Itaú, em São Paulo, o evento foi organizado pela Strada e a Grão Direto e reuniu produtores, CEOs, gerentes e diretores do setor de logística no agronegócio para discutir as perspectivas da próxima, com foco em temas como logística, mercado de grãos e tendências tecnológicas. Tanto o evento como a pesquisa fazem parte da estratégia da LogFintech de utilização de dados e compartilhamento de informações para aprimoramento e eficiência da logística. "A Strada fundamenta sua atuação em um entendimento profundo da jornada dos nossos stakeholders, incluindo seus desafios, rotinas e nuances individuais. Esse conhecimento enriquece não apenas nossa empresa, mas também o setor como um todo, equipando-nos com as ferramentas necessárias para enfrentar de forma proativa os desafios futuros", acrescentou Rodrigo Koelle, CEO da Strada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Verônica de Oliveira criou seus filhos trabalhando como caminhoneira
03 de Março de 2023

Verônica de Oliveira criou seus filhos trabalhando como caminhoneira

Programa Elas no Volante está com inscrições abertas em Goiás
05 de Agosto de 2024

Programa Elas no Volante está com inscrições abertas em Goiás

Mulheres são capacitadas para trabalhar como motoristas de betoneira
21 de Dezembro de 2022

Mulheres são capacitadas para trabalhar como motoristas de betoneira

Dia da Mulher: Um tributo às caminhoneiras e todas as mulheres
08 de Março de 2024

Dia da Mulher: Um tributo às caminhoneiras e todas as mulheres

Dicas

Aguarde..