Preocupada com o bem-estar mental dos caminhoneiros nesse momento de pandemia, a ABR – Associação Brasileira da Reforma de Pneus – lança o Programa Ombro Amigo.
Realizado em parceria com a Faculdade de Psicologia da UNIC Beira Rio, no Mato Grosso, e apoio do Ministério da Infraestrutura o projeto-piloto tem por objetivo levar atendimento psicológico gratuito para as profissionais da estrada, a fim de ajudá-los a superar o difícil momento que esses profissionais atravessam.
“Estar longe da família, ficar muito tempo sozinho já é algo que sempre fez parte da rotina do caminhoneiro. Entretanto, com a pandemia essa situação se agravou. Os profissionais voltam cada vez menos para suas casas com medo de contaminar seus familiares e. Essa realidade causa estresse no caminhoneiro que não tem um ombro amigo para desabafar”, explica Margareth Buzetti, presidente da ABR.
E foi exatamente com esse objetivo de oferecer suporte e acolhimento psicológico que a ABR procurou a UNIC para a criação do programa.
No Ombro Amigo, o caminhoneiro poderá fazer consultas virtuais via teams com estagiários de psicologia da instituição. Nessa primeira etapa, haverá atendimento de 5 de abril a 28 de maio, totalizando oito semanas de projeto. Serão ofertados até 24 atendimentos por semana, o que totaliza a possibilidade de 192 atendimentos aos caminhoneiros nesse período”.
A ideia é que em agosto a partir do calendário acadêmico, as atividades retornem. “Nossa ideia é que o programa-piloto comece no Mato Grosso, mas se espalhe pelo Brasil, com a força das redes de reformadores”, projeta Margareth.
As consultas com os profissionais da Faculdade de Psicologia serão feitas diretamente com a instituição pelo do Microsoft Teams e não precisam ser agendadas.
Na fase piloto, as consultas vão acontecer durante oito semanas, de cinco de abril a 28 de maio. Para acessar o serviço, é só clicar no link que você encontra no nosso site sapicua.com.br
Link para o programa Ombro Amigo: https://bityli.com/BE4kG
Fonte: ABR
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!