Além da exposição de veículos, implementos, autopeças e serviços de gestão, acontecerão os eventos paralelos “Manhãs de Tecnologia SAE Brasil” e o prêmio “Best Truck 2017”.O primeiro é um conjunto de palestras e debates sobre conteúdos tecnológicos, principalmente quanto às novas tecnologias aplicadas aos veículos comerciais. O segundo é a eleição dos melhores caminhões, divididos em 10 categorias, além do Best Brands, que se refere à escolha de marcas de produtos e equipamentos em implementos rodoviários, autopeças, pneus, lubrificantes, entre outros. São esperados para a Fenatran 2017 mais de 60 mil visitantes, com representantes dos 27 estados, além de outros países, principalmente da América Latina. O evento contará ainda com aproximadamente 350 marcas expostas, entre elas os principais fabricantes. Confira o que mostrarão algumas empresas: DAF foca serviços e lançamento off road
Para o ano de 2018, a Paccar Parts espera um crescimento de 200%. A empresa tem disponibilidade de peças em seu centro de distribuição localizado em Ponta Grossa, no Paraná, de mais de 99,5%.Segundo Carlos Tavares, diretor da Paccar Parts no Brasil, a TRP já se diferencia com a garantia de 1 ano para peças. A partir da Fenatran 2017, a marca se tornará a única distribuidora de peças de reposição que oferece garantia de 2 anos para turbos. A Paccar Parts anuncia também na Fenatran 2017 a ampliação da divulgação das suas marcas, com a presença em redes sociais, começando pelo Facebook e posteriormente o Instagram.
A DAF também estabelece parceria até o final do ano com mais três Postos de Serviço Autorizado, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; em Recife, Pernambuco; e em Ji-Paraná, em Rondônia.
A DAF Caminhões espera comercializar 18 mil caminhões pesados (acima de 40 toneladas de PBTC) nos próximos quatro anos, isto se ocorrer a retomada da economia nacional.
“À volta a esse importante segmento é mais um resultado do novo posicionamento da marca Ford Caminhões, que tem como foco três pilares: serviço, relacionamento e produto. O objetivo é garantir que os clientes tenham seus caminhões sempre rodando e produzindo, com a máxima rentabilidade do equipamento”, destaca Oswaldo Ramos, gerente Geral de Vendas e Marketing da Ford Caminhões Ramos.Com peso bruto total de 16 toneladas, motor de 189cv e transmissão de seis marchas, o Cargo 1719 para bebidas vem preparado de fábrica com um conjunto completo de acessórios para implementação com carrocerias rebaixadas compartimentadas, para oito ou dez pallets. O kit inclui EGP externo (sistema de tratamento dos gases de exaustão), para-choque estreito, feixe de molas curto, chicote ABS e dois cardãs adicionais, além de capa do chassi na área de corte para o rebaixamento. “O principal diferencial do novo Cargo 1719 para bebidas é a facilidade de implementação. Ele tem a montagem mais simples do mercado, que se traduz em agilidade e economia para o cliente”, comenta Oswaldo Ramos. “Além disso, conta com a conhecida robustez e desempenho da linha Cargo, que se somam venda rápido, com qualidade e preço justo.”
Estarão expostos também os modelos F-350, F-4000 (4x4), Cargo 816, Cargo 1119, Cargo 1519, Cargo 1723 Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1933 Torqshift e o Cargo 2842.Iveco mostra o Daily City 3t A montadora, que acaba de apresentar o Tector Auto-Shift, que será um dos destaques em seu estande na Fenatran. Porém ela também exibe os três novos modelos do Tector, entre 8 e 13 toneladas, com vendas programadas a partir do 2º semestre de 2018, o Daily City 3 toneladas, com comercialização prevista para o 1º semestre de 2018 e lança o Daily e o Hi-Way, ambos série especial. O Iveco Tector Auto-Shift, que oferece um câmbio automatizado de 10 velocidades, vem com muito conforto para o motorista. “Este novo semipesado foi projetado para maximizar a operação e diminuir erros na condução que possam ocasionar custos adicionais com combustível ou com o desgaste prematuro de componentes, além de proporcionar todo conforto operacional”, diz Ricardo Barion, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina.
A transmissão Eaton e escalonamento de marchas do Tector Auto-Shift possibilitam a melhor performance desde a arrancada do veículo. Já o trem de força do modelo ganha potência impulsionado pelo N67, da FPT Industrial. O motor, de 300cv, passou por nova calibração que permite trocas de marchas 60% mais rápidas e, com isso, a diminuição nas quedas de rotações, o que melhora a média de consumo.
O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos de sobra para encarar a missão dos atuais Delivery, sucessos de vendas no mercado nacional. E o lançamento 13.180, com terceiro eixo, complementa a oferta de novidades, com a maior capacidade de carga do novo portfólio.
A Delivery 6.160 não faltam atributos a um dos modelos que já chega com a missão de manter a marca Volkswagen no topo do ranking de caminhões mais vendidos do Brasil. Com a melhor manobrabilidade da categoria, o modelo conta com cabine ampla e confortável, caixa ESO-4206 de seis velocidades e motorização Cummins ISF de 2,8l e solução SCR para o pós-tratamento de gases e potência que chega a 160 cv e torque máximo de 430 Nm.
Ricardo Alouche explica que os preços serão na média de 7 a 10% acima da linha Delivery atual, dependendo do nível de acabamento e de opcionais. “A meta de vendas é chegar a 30 mil unidades no mercado doméstico em pouco tempo”, diz Alouche.
Os caminhões leves Accelo 815 e Accelo 1016 e o médio Accelo 1316 6x2 receberam 15 novos recursos. Entre as novidades inclui-se a nova cabina estendida (+180 mm), que amplia o espaço interno para os usuários, oferecendo muito mais conforto a bordo.
Atendendo a uma demanda específica do cliente, o Pacote Robustez, atração do evento, agrega mais resistência e durabilidade aos caminhões semipesados Atego nas severas aplicações mistas e fora de estrada.O câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 8 marchas para o Atego 2426 6x2 aumenta o conforto de dirigibilidade para o motorista e assegura economia no consumo para os transportadores. Já a nova geração do Mercedes PowerShift para o Atego 2430 6x2 e 3030 8x2, com auxílio de partida em rampa e sensor de inclinação de via, traz mais comodidade e segurança na condução do caminhão. A Mercedes-Benz apresenta mais novidades para a linha Atego. São 13 novos itens, entre eles, novo climatizador, painel com novas funções, piloto automático inteligente, sistema de distribuição da força de frenagem e controle de tração.
A Mercedes-Benz irá lançar, a “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil”. Esta é uma série limitada e exclusiva de 20 unidades, que ganha itens de segurança inéditos na linha Sprinter, como assistente de partida em rampa e câmera de ré.
A Peugeot Expert é produzida no Uruguai e é baseada no mesmo projeto disponível na Europa. Com carga útil de 1.500kg e volume de 6,6m3, é versátil, concebido para o transporte em trechos urbanos. É ainda equipado com motorização Blue HDI 1.6 diesel de 115cv/30kgfm e tem o melhor índice de consumo em sua categoria e autonomia de aproximadamente 1.000km.
As primeiras unidades dos modelos R 450 e R 510, equipados com as novas motorizações, estarão disponíveis para pedidos durante a Fenatran 2017.
Todas as motorizações da Linha R são compatíveis com as configurações de rodas 6x2 e 6x4 e as cabines R Highline e Streamline. Com os seis propulsores disponíveis, o torque máximo da Scania está entre 1.850Nm, na motorização de 360cv, e 2.550Nm, na nova versão de 510cv.Outra novidade é o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis. Trata-se de uma solução global da empresa, que oferece planos de manutenção individualizados de acordo com a operação de cada unidade da frota. A economia no custo por veículo poderá ser de até 16%. O novo sistema permite ainda a gestão compartilhada da manutenção, por meio da comunicação entre fabricante, rede de concessionárias e veículo. Nesta nova modalidade, a relação de quilômetros rodados e consumo de combustível passa a estar conectada; ou seja, o cliente que operar melhor os veículos e consumir menos diesel, conseguirá ficar em um nível menor de tarifa por quilômetro rodado. “Esse lançamento comprova que os conceitos mais avançados de conectividade, transporte inteligente e sustentabilidade já estão disponíveis para o cliente brasileiro. É uma solução inédita para o setor de transportes, uma evolução que promove um novo jeito de oferecer serviços no mercado”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Novamente, estamos um passo à frente dos concorrentes. Com o Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis reforçamos o nosso compromisso de proporcionar eficiência e rentabilidade ao transportador.”
Essa conexão de informações é feita por meio dos Serviços Conectados, lançados pela Scania em janeiro de 2017. Em razão do novo sistema Scania saber o momento exato para a manutenção, ele se difere dos programas tradicionais, que fazem paradas baseadas na quilometragem.O Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis também oferece versatilidade na assinatura, que pode acontecer por tempo indeterminado. Devido à relação de parceria e confiança da Scania com os clientes, esse plano deixa conhecido o custo da manutenção preventiva por toda a vida útil do veículo, tornando a vigência ilimitada. Na prática, o cliente terá a liberdade de permanecer com ele o quanto desejar, sem burocracias.
O transportador que aderir ao Plano Flexível também contará com um importante diferencial no formato de pagamento. Ele passará a pagar apenas pelo que rodar.Se o caminhão ficar parado durante todo o mês, o custo de manutenção será zero, e assim, proporcionalmente conforme a rodagem de cada unidade. Outra vantagem no pagamento é que a quilometragem passa a estar conectada ao consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente. Ou seja, os veículos que consumirem menos diesel, entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. Para auxiliar o transportador a atingir a excelência nas faixas mínimas de consumo, a área de Serviços Scania oferece um programa de condução econômica personalizados para os motoristas, o Driver Services.
As novidades dos produtos são bogie (36 t) e eixos (direcionais de 11 t) com a maior capacidade de carga do segmento, maior robustez do novo diferencial (+ 40%) e do redutor de cubo com diferentes relações finais (5,13, 6,43 e 7,63), que possibilitam uma capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas (a maior do mercado). Além de nova caixa de marchas GRSO935, de superior resistência (+ 40%), com trocas mais rápidas e suaves.Para atender a nova demanda de carga, toda a suspensão (molas parabólicas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterada e está ainda mais vigorosa; e a Scania também irá disponibilizar pneus com maior amplitude de volume (de série 5.550kg por unidade e opcional de 6.000kg). Por outro lado, para garantir a segurança necessária durante a operação, o sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou um reforço no sistema proporcionando um melhor desempenho de frenagem. Completam os itens de série, câmbio Opticruise 100% automatizado de 14 velocidades (que oferece o modo Off Road permitindo o propulsor girar em rotações mais amplas), freio hidráulico auxiliar Scania Retarder (com potência de frenagem de 4.100Nm), freio motor de 261 kW, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo e ângulo de ataque de 29º. Serviços e série especial Volvo A Volvo está lançando no Brasil a Gestão de Combustível, um serviço de consultoria remota de consumo de combustível para os transportadores que possuem caminhões da marca. O novo serviço foi criado para proporcionar uma redução nos gastos com diesel, um dos itens com mais peso na planilha de custos do transportador, chegando a até 50% do total.
“Além do planejamento de serviços de manutenção, a conectividade presente nos caminhões Volvo permite fazer a gestão e o acompanhamento de consumo de combustível e da performance dos motoristas”, afirma Felipe Battistella, diretor de Serviços do Grupo Volvo América Latina. Segundo ele, aumentar a disponibilidade do caminhão é crucial num mercado tão competitivo como o atual. “Cada gota de combustível conta”, diz o diretor.O serviço de Gestão de Combustível conta com o envio de relatórios customizados mensais para os clientes, com recomendações para melhorar a condução do veículo e, consequentemente, auxiliar na economia de combustível.
“A conectividade presente nos caminhões Volvo é uma importante ferramenta para aumentar a disponibilidade das frotas e melhorar a rentabilidade do negócio do transportador. A Manutenção Proativa é um novo conceito em manutenção de veículos comerciais. É mais uma solução voltada para os veículos Volvo, com o objetivo de otimizar as manutenções e de diminuir o tempo de parada para melhorar a produtividade do transporte. “Pioneiro no Brasil, este serviço é um novo aliado dos frotistas na gestão da manutenção”, diz Deise Kindinger.
Proativamente, eles entram em contato com o proprietário ou o gestor da frota para planejar a data de parada para a manutenção do veículo. Nesta mesma comunicação, o transportador já é informado do horário do atendimento, do técnico que irá atender e o tempo estimado para a realização do serviço. Ao mesmo tempo, a concessionária escolhida se prepara para receber o veículo e o cliente, disponibilizando peças, mecânicos e consultores, no horário combinado. “E, para reforçar, o cliente ainda recebe por e-mail ou mensagens todas essas informações do serviço no dia anterior à parada”, lembra Deise.Avisado também remotamente do status do veículo, o motorista e o transportador podem, de acordo com sua conveniência, escolher o melhor momento e a concessionária mais próxima para fazer o trabalho, em qualquer ponto do País. Quando chegar na concessionária escolhida, a Central Volvo já terá programado de antemão o horário do início da manutenção, escalado o técnico e separado as peças. “É um serviço proativo e com foco na prevenção”, diz Deise. A central tem acesso a uma série de dados do veículo: o número do chassi, a existência de códigos de falha e qual a quilometragem, entre uma série de outros dados. Com estas informações, os agentes definem precisamente quando o caminhão precisa fazer as manutenções preventivas. “Tudo é feito para reduzir o tempo de parada do caminhão na concessionária, para que ele possa voltar revisado o mais prontamente possível para a estrada”, observa Battistella. Diminuir o número de paradas não planejadas é muito importante para melhorar a rentabilidade do transportador, pois implica em atrasos na entrega da carga, gastos não previstos e a retirada temporária do caminhão da estrada.
Uma pesquisa global da Volvo Trucks com informações obtidas em mais de 3,5 mil caminhões revelou que oito em cada dez paradas não planejadas poderiam ter sido evitadas com manutenções preventivas. “Os serviços conectados têm um papel decisivo melhorar esse quadro”, destaca Deise. O objetivo da Volvo Trucks para o futuro é ousado: zerar o número de paradas não planejadas.A Volvo também irá exibir na Fenatran 2017 o primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real e comercialmente viável para o setor de transporte no Brasil.
O novo veículo é dirigido para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro.Com uma solução desenvolvida pelos especialistas da marca no Brasil a partir de tecnologias já disponíveis globalmente no Grupo Volvo, o novo VM Autônomo foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de soqueiras durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira, responsável por prejuízos de até 12% da produção anual de cana-de-açúcar. O caminhão autônomo, sozinho, elimina até 4% dessa perda. O novo caminhão foi desenvolvido nos últimos dois anos e testado com grande sucesso nas lavouras da Usina Santa Terezinha, uma das empresas do Grupo Usaçucar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil, sediado em Maringá, no Noroeste paranaense. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação, sem passar por cima das soqueiras. Com uma precisão de 2,5 centímetros, considerada bastante alta pelos especialistas, ele reduz as perdas a valores mínimos. “Não esmagar os pés de cana remanescentes na colheita era uma reivindicação antiga que tínhamos. O pisoteamento de soqueiras e a compactação do solo são atualmente o principal malefício da cultura da cana-de-açúcar no Brasil, maior inclusive que os problemas provocados pelo clima e por pragas”, afirma Paulo Meneguetti, diretor financeiro e de suprimentos do Grupo Usaçucar, empresa parceira comercial da Volvo há 30 anos. Dados disponíveis em pesquisas do setor sucroalcooleiro informam que atualmente no Brasil o pisoteio das soqueiras diminui em cerca de 5% a produtividade anual da cultura. “Esta nova tecnologia contribuirá decisivamente para melhorar a produtividade na operação”, diz Meneguetti. Outra novidade da Volvo é o lançamento de uma série especial do FH, o caminhão pesado mais vendido do mercado brasileiro. Inspirada na Performance Edition, uma edição especial de caminhões recentemente apresentada na Suécia, a versão exibida na Fenatran 2017 é parte das comemorações dos 90 anos da Volvo Trucks. “É uma série limitada de veículos exclusivos, repletos de novas tecnologias e com uma configuração única para marcar esta importante data. A versão fabricada no Brasil também celebra a performance em várias áreas: em tecnologia, em segurança e na produtividade que temos oferecidos globalmente aos transportadores ”, declara Bernardo Fedalto, diretor de Caminhões Volvo para o Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A série Performance Edition terá apenas 40 unidades dos modelos FH540 6x4 e do FH460 6x2, dois caminhões rodoviários líderes do segmento de pesados no Brasil. Eles serão oferecidos nas cores especiais azul e prata. Externamente, a cabine Globetrotter tem adesivos laterais ao longo de toda a porta e avançando nas carenagens, mostrando faixas em referência a bandeira da Suécia, país onde está situada a matriz mundial da Volvo. “É um FH personalizado, com muita tecnologia e um visual ainda mais moderno”, observa Álvaro Menoncin, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo do Brasil. O FH da edição especial chega com suspensão pneumática, carenagens laterais e defletores, além de spoiler dianteiro e degraus na cor da cabine, conferindo ao veículo um aspecto ainda mais arrojado. Internamente, os bancos de couro tornam a cabine ainda mais confortável. Os faróis são de xenon e as rodas, de alumínio polido. Também externamente estão os espelhos angulares, no lado esquerdo do motorista e direito do passageiro, melhorando sensivelmente o campo de visão do condutor. A Volvo anuncia também a sua rede de vendas de caminhões seminovos no Brasil. É a primeira rede nacional do gênero, com uma única identidade visual em todas as concessionárias da marca no País. “É um modelo único de negócios de seminovos no Brasil. O processo de gestão da rede, de avaliação dos caminhões e da operação do dia a dia é padrão em todas as 94 concessionárias Volvo” afirma Rogério Kowalski, gerente de seminovos da Volvo no Brasil
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!