Conversaremos com especialistas, analisaremos os processos envolvidos e abordaremos os benefícios e desafios dessa prática. Acompanhe-nos para entender melhor por que a reforma de pneus se tornou uma peça chave na logística moderna.
O setor de transportes de cargas enfrenta desafios constantes para manter a eficiência e reduzir custos e uma das estratégias mais eficazes para alcançar esses objetivos é a reforma de pneus. Esse processo não apenas estende a vida útil dos pneus, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental ao reduzir o descarte desnecessário. Nesta matéria, exploraremos como as reformas de pneus estão revolucionando o setor de transportes de cargas, oferecendo uma alternativa econômica e ecologicamente correta.
Um dos especialistas do setor de reforma de pneus é Leandro Paim, gerente de Assistência Técnica da Vipal, “hoje a Vipal trabalha com o fornecimento de produtos para os métodos de reforma de pneus a frio e a quente. O mais utilizado por transportadores rodoviários é o método a frio, processo em que o produto utilizado na reforma é o Pré-Moldado, ou seja, a nova banda de rodagem já está com o desenho vulcanizada. Neste processo, a vulcanização acontece em um equipamento chamado de autoclave. O principal diferencial da Vipal Borrachas é, sem dúvida, o fato de termos a maior rede de reformadores autorizados do mercado e a mais ampla e qualificada equipe de Suporte Técnico e Comercial. Isso faz com que nossa presença seja mais eficiente nos reformadores da rede autorizada da Vipal, levando qualificação para a indústria e para a equipe de vendas. Também temos como exclusividade o fornecimento de máquinas e outros produtos fabricados pela linha de máquinas da Vipal com grande diferencial em tecnologia e que garantem a estes reformadores parceiros, qualidade e eficiência”, diz.
Leandro Paim vai além e explica que a escolha do tipo de reforma ideal se dá de acordo com o segmento de aplicação na qual o pneu trabalha, ou seja, existem desenhos específicos para os segmentos de Transporte Rodoviário, de Transporte Regional, Urbano e Fora de Estrada (também conhecido como Off The Road). “A escolha de um método de reforma em desacordo com o segmento traz sérios prejuízos ao transportador, pois o desempenho do produto não será satisfatório”, explica.
O gerente de Assistência Técnica da Vipal, continua: primeiramente é preciso entender que existem hoje três tipos de processos de reforma de pneus. A recapagem é aquele método em que somente a banda de rodagem é substituída. Na recapagem, pode-se utilizar o método “a frio”, mais comumente utilizado por transportadores rodoviários, ou “a quente”. Ambos são seguros e de qualidade. Já na recauchutagem, a banda de rodagem é substituída junto com os ombros do pneu em processo chamado “a quente”. E o remoldado é aquele pneu reformado pela substituição de sua banda de rodagem, dos seus ombros e de toda superfície de seus flancos, processo também conhecido como recauchutagem de talão a talão. “O profissional que atende o cliente na reformadora é quem fará uma avaliação e determinará o método ideal. É importante salientar que a reforma de pneu só é de qualidade quando realizada por empresa que tenha o número de registro no Inmetro atualizado (conforme Portaria 433, de 15 de outubro de 2021). Por isso, ao escolher uma fornecedora de reforma de pneus, o transportador deve exigir o número deste registro e sempre buscar fornecedores sérios e responsáveis, capacitados para ajudá-lo na decisão do melhor método de reformar o pneu.”
Por outro lado, Geraldo Majela Junior, comercial manager da Marangoni Brasil acrescenta quando o assunto é a escolha adequada de reforma: “é preciso levar em conta os tipos de trechos que precisam traçar. Existem produtos indicados para off Road, outros para o perímetro urbano e, ainda, alguns com foco em resistência para estradas variadas. Quanto à técnica de reforma, se é uma reconstrução com banda ou com o anel, vai depender do quanto deseja investir. Para quem busca inovação, a Marangoni recomenda a tecnologia Ringtread, oferecendo bandas de rodagem em anel sem emendas, melhorando o desempenho e a segurança. Para quem busca uma reconstrução mais acessível, temos a linha Unitread, que oferece uma opção competitiva com bandas planas, satisfazendo os requisitos padrão do mercado de pneus.”
Outro especialista nesse segmento é Jandrei Luis Goldschmidt, gerente Executivo de Marketing da Tipler. “O principal método oferecido pela Tipler é a recapagem a frio, onde são empregadas as bandas de rodagem pré-moldadas. Nessa reforma, é substituída a área de contato do pneu por uma nova banda de rodagem devido ao desgaste, que é aplicada após a raspagem e a devida avaliação e preparação do pneu. Diferenciais da Tipler em relação à concorrência: principalmente quanto aos atributos da banda no que se refere a propiciar um maior rendimento quilométrico dos pneus reformados, devido aos compostos de borracha da Tipler serem da mais alta qualidade, bem como o design das esculturas, projetados para garantir o máximo desempenho, segurança e extensão da vida do pneu. Outro aspecto é relativo à produtividade do reformador, uma vez que as bandas são fornecidas na medida certa do perímetro raspado do pneu, o que garante a eliminação dos desperdícios, as movimentações desnecessárias entre o estoque e a área de aplicação na Reformadora”, diz.
De acordo com Jandrei Luis Goldschmidt, principalmente pela utilização das bandas pré-moldadas Tipler desenvolvidas (Escultura + Composto) para garantir o máximo de desempenho em todas as aplicações e nos diferentes tipos de terrenos. “A escolha da banda Tipler adequada garante maior desempenho e segurança para o veículo, seja na capacidade de tracionamento e no poder de frenagem, assim como no uso em piso molhado, terrenos não pavimentados e nas manobras no pátio, evitando os desgastes excessivos nos pneus em função do arraste lateral. E a Tipler possui dezenas de desenhos para atender a todo e qualquer tipo de terreno.”
O gerente Executivo de Marketing da Tipler continua sua explicação:
“Um dos principais fatores é a possibilidade de obter o máximo de aproveitamento dos pneus, que representam um dos maiores custos de manutenção da frota, ficando atrás apenas dos gastos com combustíveis. A escolha adequada da reforma e da banda de rodagem pode permitir uma, duas ou até três recapagens no mesmo pneu, a um custo muito inferior em relação ao pneu novo. Além das vantagens econômicas, usar bandas de recapagem é também altamente sustentável. Ou seja, a reforma permite uma redução de custo por quilômetro rodado bastante significativa. Aliada à performance que as bandas Tipler entregam em termos de rendimento quilométrico, os resultados e ganhos são ainda superiores.”
Vantagens
Reformar pneus é uma prática mundial que surgiu exatamente com o objetivo de evitar o desperdício e gerar economia para o setor de transportes. O pneu é considerado o segundo ou o terceiro maior custo das empresas de transporte e, neste cenário, a reforma de pneus se torna essencial.
Pneus reformados geram economia, reduzem o custo do transporte, e o possuem o mesmo ou maior rendimento quilométrico do novo.
Além disso, é um processo ambientalmente responsável, já que reduz a geração de resíduos e estende a vida útil dos pneus em circulação. Com a reforma, o processo que seria basicamente de extração, processamento, uso e descarte, ganha novas etapas.
“A reforma de pneus utiliza 20% do material utilizado para a construção do pneu novo e é gerada uma economia de 57 litros de petróleo por pneu de carga reformado em comparação com a produção do pneu novo”, diz Leandro Paim, gerente de Assistência Técnica da Vipal.
O cálculo para observar o custo-benefício de realizar a reforma deve levar em conta o custo do pneu novo e o custo da reforma em relação aos quilômetros rodados. Recomendamos o uso desta fórmula para calcular os custos:
Outra empresa forte nesse segmento é a Bandag. Segundo Roberto Ayala, gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, a Bandag se dedica a criar as melhores soluções em pneus e recapagem que mantenham seus consumidores na estrada, de forma mais segura, eficiente e econômica possível. Por isso, a empresa tem produtos disponíveis para diversos usos e tipos de piso, bandas de rodagem para pneus dedicados a veículos leves, urbanos, uso rodoviário e uso severo e misto. A Bandag utiliza o único sistema de recapagem verticalmente integrado do setor para garantir que todas as partes do processo funcionem perfeitamente juntas. Além disso, investimos em tecnologias para uma produção com um menor risco ambiental, utilizando apenas borracha de ligação fabricada em plantas com certificação ISO 9001:2008. As plantas com certificação ISO 9001:2008 seguem um processo de recapagem padrão da Bandag, claramente definido, para garantir que os pneus sejam recapados de forma adequada e consistente. O processo de recapagem permite o reaproveitamento de milhões de pneus todos os anos. Além disso, a recapagem mantém dezenas de milhares de empregos, por isso é a opção mais responsável para a economia e para o meio ambiente.
Roberto Ayala continua: a recapagem é uma prática recomendada para caminhões e ônibus. Cada frota ou motorista deve determinar o momento certo para retirada do pneu para reforma, pois esta ação depende muito da aplicação que está sendo utilizada e das condições do pneu. Por exemplo, pneus utilizados em aplicações On/Off (Uso misto), normalmente são retirados de uso para serem enviados para recapagem com maior profundidade de sulcos, a fim de garantir que a carcaça não tenha danos excessivos que inviabilizem o processo. Os clientes que utilizam recapagens costumam ter melhores programas de manutenção de pneus, aumentando a economia com melhores taxas de desgaste, e menos tempo de inatividade. Os clientes da Bandag desfrutam de múltiplas reformas que maximizam a redução dos seus custos operacionais. As bandas de rodagem reduzem o custo total de propriedade dos pneus, ajudando os clientes a manter seus pneus. Isso gera mais economia com melhores taxas de desgaste, e menos tempo de inatividade.
“As bandas de rodagem são a opção de menor custo por quilômetro para frotas e custam até 65% menos que pneus novos similares e apresentam um desempenho similar (se não melhor) do que as ofertas de pneus premium. Com uma carcaça de qualidade, um pneu reformado pode passar por várias recapagens, gerando um retorno significativo sobre o investimento. As bandas de rodagem oferecem valor e economia de custos, o que significa maiores lucros para os clientes finais e concessionários”, finaliza
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