Publicada na edição 168 da revista Caminhoneiro, em 2001, a matéria falava sobre o NH12 e o FH12 420, destacando seus requintes no acabamento e conforto
Caminhões sofisticados e com um acabamento de encantar os olhos não são de agora. Diretamente do nosso arquivo, os modelos Top Class 2001 se referem a uma série especial lançada pela Volvo.
No ano de lançamento, a ideia era trazer veículos mais requintados, com itens exclusivos e que trouxessem mais conforto, além de uma cor metálica personalizada e exclusiva da linha especial.
Para aumentar a sofisticação na cabine, os bancos eram feitos de couro. Essa adequação foi feita para o modelo acompanhar o padrão de tapeçaria que contava também com um painel de madeira.
E já que falamos de arquivo e outros tempos, aí vai um detalhe que na época era sinônimo de luxo e sofisticação: o modelo contava com um telefone por satélite a bordo.
Se hoje todas as pessoas carregam seus telefones (e computadores, livros e tudo o que quiserem) no bolso, antes um modelo de caminhão com um telefone a base de satélite, na cabine, era algo extraordinário e luxuoso.
Essa era uma das poucas formas de se comunicar de qualquer lugar. Caso contrário era necessário parar e conseguir um telefone no local de parada (o que não acontecia sempre).
Na época, o lançamento se referia a bem mais que estética. O ponto era que a Volvo já era uma precursora do mercado de caminhões, sendo a responsável trazer ao Brasil o primeiro modelo de caminhão com injeção eletrônica, o FH 12, nos anos 90.
Na virada do século a série especial Top Class veio com mudanças, como a longarina Top Class 2001, além de trazer os novos freios VEB (Volvo Engine Brake), trazendo mais segurança ao descer as serras.
Fora isso, a linha Top Class 2001 também foi equipada com freios ABS, airbag e um imobilizador eletrônico que impedia o funcionamento do motor sem essa chave, para aumentar a segurança contra roubos. Outros itens da linha eram um pára-brisa laminado, faróis de milha e trava elétrica.
O motor possui injeção eletrônica e contava com 420 cv de potência. Para facilitar a viagem a linha adicionou um piloto automático que permite manter a velocidade , economizando combustível e aumentando o conforto do motorista.
A Top Class 2001 tinha rodas de alumínio polidas, para maior sofisticação, e um computador de bordo que monitorava diversas funções do veículo, trazendo ao motorista um diagnóstico do seu caminhão ao longo da viagem.
Para os frotistas, o computador de bordo continha um software que era instalado e permitia ao frotista um monitoramento de seus veículos, trazendo uma economia significativa aos seus custos operacionais.
Falando mais sobre o conforto, o modelo contava com ar-condicionado, vidros elétricos, espelho de meio-fio com regulagem elétrica, tomadas 12v, cd player, suspensão a ar na cabine e assento de passageiro deslizante.
O Diretor de Marketing de Caminhões da Volvo no Brasil, em 2001, era Nilton Meira. Nilton afirma que “a montadora pretende comercializar entre 200 e 300 unidades do NH12 e FH12”. Por todos os luxos a linha custava cerca de 20% mais do que a tradicional.
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