“Essa é uma rota impressionante com 29 curvas sinuosas e perigosas, atingindo 3.200 metros acima do nível do mar”, diz. Ele elogiou as tecnologias instaladas no caminhão Volvo que ajudam a enfrentar esse desafio com segurança e economia em toda operação.Durante o percurso Carlos Aroca lembrou sobre a importância do I-See. “Eu e o caminhão ficamos sabendo de todos os detalhes dessa rota”, diz tranquilo. O I?See é uma tecnologia da Volvo que lê a topografia da estrada por onde o caminhão circula e a memoriza. Numa próxima viagem pela mesma rodovia, o dispositivo utiliza os dados para, automaticamente tornar mais eficiente a troca de marchas e o uso do freio motor, o que permite otimizar a eficiência de combustível e a segurança da operação. As informações sobre as ladeiras da estrada, por exemplo, são usadas pelo I?See para gerenciar a velocidade e as marchas do caminhão da maneira mais eficiente. Com isso, o caminhão aproveita a energia cinética e economiza até 5% de combustível. A maior economia é feita nas encostas suaves, mas o I?See possibilita a economia de combustível em todos os tipos de ladeiras. As informações são armazenadas na unidade de comando da transmissão, com uma capacidade de até 6.000 quilômetros de inclinações. Durante o percurso visualizando uma paisagem que é de tirar o fôlego. Estava também em ação a I-Shift, permitindo trocas de marcha suaves e controle da velocidade. “Dessa forma, o consumo de combustível e as emissões de gás são reduzidos”, falou Carlos Aroca. Com autorização para viajar, às vezes com a sua esposa, a travessia da Cordilheira dos Andes, no “Paso Los Libertadores”, é uma das 10 rotas mais extremas do mundo. Com altitude e condições meteorológicas muitas vezes adversas, toda a tecnologia embarcada nos caminhões Volvo é ativada para realizar uma operação segura e eficiente, com mais economia e menos impacto.
Clavero comentou sobre a importância do Dynafleet. “Analisar os dados e tomar decisões para melhorar o serviço, a eficiência energética e a logística são fundamentais nos dias atuais”. “Nos se preocupamos com o futuro do planeta para as novas gerações,” diz o CEO da RRC.“Somos uma empresa que sempre tivemos um pé no futuro. Por isso, a Volvo nos dá a habilidade de termos essa visão e missão. Temos absoluta e imediata telemetria na nossa frota: rpm do motor, velocidade, nível de combustível no tanque, quantas vezes o freio é pressionado, minutos em marcha lenta e, claro, a posição e a localização no mapa, entre muito outros dados úteis”, comenta e salienta que é possível ajudar o motorista a dirigir com mais segurança e eficiência usando a tecnologia de Dynafleet. Para Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina, as tecnologias no setor automotivo tem sentido quando trazem ganhos para os clientes, sobretudo, quando o assunto é segurança. “Dessa forma, a experiência da RRC possibilita testar todos os dias, em condições absolutamente extremas, tudo aquilo que os caminhões conectados da Volvo podem proporcionar, em benefício dos motoristas e dos clientes da Volvo”, fala Lirmann. Raúl Román Clavero concorda com Wilson Lirmann e acrescenta: “é muito bom poder analisar dados reais ou os resumos diários, semanais ou mensais no meu telefone e em qualquer lugar do mundo. Nossos engenheiros do departamento de trânsito e controle têm acesso a parâmetros mais específicos. Portanto, atuamos como um aeroporto: cada caminhão tem um número como se fosse um voo com seu tempo de partida, chegada e rota específica”.
Todos os usuários do Dynafleet podem ter acesso às informações essenciais da frota em seu smartphone ou tablet. Basta baixar o aplicativo pela AppStore ou pelo Google Play. O App Dynafleet fornece acesso às informações em tempo real.O hardware Dynafleet é item de série em todos os caminhões da Linha F da Volvo. Para acioná-lo o empresário precisa assinar o serviço e acessar as informações da frota ou usar o app móvel para obter atualizações. Ter um pedido de ajuda atendido apertando apenas um botão é um serviço exclusivo que a Volvo oferece aos seus clientes. O serviço on-line está disponível nos caminhões da Linha F e é acionado a partir de um botão localizado no painel de controle do caminhão. Diante de qualquer dificuldade no caminho, pressionando o botão Voar on Call, o motorista se comunica, imediatamente, com um técnico da Volvo. O serviço permite que o técnico acesse às informações do caminhão para diagnosticar o motivo da parada e corrigir falhas técnicas online, graças ao registro no sistema do ID do chassi, posição e códigos de falha. Volvo no Chile Com 80 anos no mercado chileno, desde 2007, a Volvo Chile atua diretamente no país com operação própria, oferecendo aos seus clientes soluções de transporte que contribuem para a prosperidade da nação. A empresa atua no país com caminhões e ônibus Volvo, e motores industriais e marítimos Volvo Penta. Atualmente, mais de 250 pessoas trabalham na Volvo Chile, divididas entre a sede, em Santiago, e suas oito concessionárias: Calama, Antofagasta, Copiapó, Santiago, Concepción, Los Ángeles, Temuco e Puerto Montt. Este ano, serão inauguradas novas concessionárias em Iquique, capital da Região de Tarapacá e Talca, capital da Região de Maule. Segundo José Olimpio, vice-presidente da Volvo Chile, “a empresa tem como compromisso ser parceira integral dos clientes, fornecendo soluções de transporte que contribuem para a prosperidade do Chile, com uma atuação alinhada aos valores corporativos do Grupo Volvo: sucesso do cliente, confiança, paixão, mudança e entrega”
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