Em uma entrevista exclusiva concedida à revista Caminhoneiro, Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress, compartilhou os detalhes da iniciativa pioneira da empresa que trouxe uma transformação significativa para o setor de transporte de cargas.
A Braspress passou a contratar motoristas mulheres a partir de 1998, através de uma iniciativa e visão pioneira de Urubatan Helou, diretor-Presidente da empresa. “A ideia surgiu em uma viagem ao exterior, depois de ver uma mulher no comando de um ônibus articulado e, inicialmente, implantei essa medida na Companhia como forma de marketing, porém, a postura, força de vontade e o comprometimento das mulheres como motoristas – assim como em tantas outras áreas – despertou essa necessidade de manter até os dias atuais, essa visão de incluí-las mais e mais. Atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos”, lembra.
“ Desde que começaram a fazer parte da nossa Organização, as nossas motoristas só agregaram não somente a Braspress, mas para o meio do transporte em si. Além de todo o cuidado que eles possuem na direção, o que leva a uma maior conservação de nossas frotas, elas também possuem proatividade e dedicação no aprendizado, o que ajudou a chamar a atenção dos motoristas homens para a necessidade de evoluírem e se manterem exemplares como elas. Competência não tem sexo, e com a presença delas, o sarrafo subiu e trouxe um equilibrio maior com relação a atenção, o capricho no dia a dia ao volante e nos treinamentos também”, diz.
Segundo Urubatan Helou, a perspectiva é manter e aprimorar os espaços que elas vem conquistando nessa profissão é um exemplo disso, é o programa interno que temos, chamado ‘Rainhas do Volante’, que incentiva, capacita e encaminha diversas mulheres para a profissão de motorista. Além de também mantê-las em um ambiente de cuidado, dando os devidos treinamentos e acompanhando a sua saúde através do CAMB (Centro de Apoio ao Motorista Braspress) que diariamente faz diversos exames antes das viagens nos nossos profissionais do volante como aferição de pressão arterial, temperatura corporal, glicemia, sonômetro, bafômetro, saturação de oxigênio e psicotécnico”.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!