A rodovia que liga os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, acaba de receber um novo sistema de iluminação
A nova tecnologia utilizada neste projeto possibilitará maior segurança e conforto aos motoristas e pedestres que utilizam a estrada. O sistema que acaba de ser implantado na RJ-104 é 33% mais econômico que o antigo. As luminárias, com alto grau de eficiência e potência, são muito mais precisas e resistentes que as anteriores. Ao todo foram colocados 555 novos postes de ferro fundido com 12 metros de altura, 1330 luminárias de 400W e 51 mil metros de cabos de cobre, que, no total, chegam a 331.760 watts de potência.
Durante a realização dos trabalhos, o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem) contou com o apoio de aproximadamente 30 homens, atuando em dois períodos, de segunda a sábado. A concretização deste projeto recebeu, por parte do Governo do Estado, um investimento total calculado em quase R$ 5 milhões.
No trecho que liga os bairros de Fonseca a Tribobó, foi realizada a restauração das instalações elétricas e substituição das luminárias. No segmento que vai de Tribobó a Manilha, foi implantado o novo sistema completo de iluminação pública.
A RJ-104 recebe diariamente uma média de 80 mil veículos, podendo chegar até 120 mil nos feriados. Com a conclusão desta obra, o DER prevê a redução do índice de acidentes em cerca de 35%, sem falar na maior segurança que será oferecida aos pedestres que utilizam regularmente as 14 passarelas distribuídas por toda a extensão da RJ-104.