Chamado de “free flow” - fluxo livre - o sistema de pedágio que cobra apenas o trecho transitado pelo motorista inicia os testes na região de Guarulhos
A rodovia Ayrton Senna recebeu um novo equipamento de pedágios e deu início aos testes do sistema free flow, que efetua cobranças apenas se baseando no trecho transitado pelo motorista.
O sistema é similar ao que já existe hoje, que é utilizado para a realização do pagamento automático nas praças de pedágio. Conhecido como “tag”, o adesivo eletrônico é oferecido por várias empresas e é visto como uma solução mais prática para facilitar o pagamento dos pedágios.
No entanto, um detalhe a ser considerado é que até a criação do free flow, independente do tempo ou distância percorrida na via, os valores do pedágio eram fixos e cobrados a partir do momento que o usuário entrava na via.
Por isso, de acordo com a Ecopistas, administradora da rodovia Ayrton Senna, o projeto busca oferecer mais comodidade e equidade na cobrança dos usuários, considerando a que o motorista pague apenas o trecho que percorreu e ainda não precise parar nos postos de pedágio.
O projeto que foi iniciado pelo governo do estado de São Paulo, junto com a Ecopistas, tem a primeira etapa com foco na identificação do tamanho, categoria e quantidade de eixos dos automóveis que passam pelo trecho.
Por enquanto, a cobrança segue realizada nas cabines, no entanto, a expectativa é que a implementação aumente proporcionalmente e se expanda por todo o estado de Sâo Paulo.
A tecnologia funciona por meio de câmeras, sensores e antenas que identificam os automóveis nas estradas. Essa vistoria pode ser feita até mesmo em condições de baixa visibilidade, como tempos chuvosos ou com neblina na pista.
Após identificados, os veículos são analisados para determinar sua categoria e seu tamanho. Para se adequar às normas, futuramente, os motoristas deverão instalar tags em seus veículos, por meio de um OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres.
Os OCRs são sistemas de reconhecimento ou identificação visual, instalados na licença do veículo para que não ocorra adulteração ou manipulação no tipo de veículo, uma vez que essa informação interfere no valor cobrado.
Alguns países já implementaram o sistema free flow, e a tendência é que após o sucesso da implementação, as tecnologias comecem a melhorar de acordo com o serviço.
O uso de cabines e cancelas em praças de pedágio podem provocar grande concentração de veículos, principalmente em épocas com a estrada cheia.A ideia também é manter o fluxo constantemente em movimento, contribuindo também com a diminuição do trânsito em rodovias.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!