Projeto executado pela Stratura, em parceria com a Concessionária Via Paulista, a empresa Garcia Monteiro e a Escola Politécnica da USP, promove a economia circular
Um trecho de 600 metros da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), próximo ao município de Araraquara (SP), recebeu, pela primeira vez, microrrevestimento asfáltico feito 100% com RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) ou material fresado, como é comumente conhecido nas obras. Esta foi a primeira vez que um trecho rodoviário foi executado sem a utilização de material virgem e somente material reciclado em sua composição.
O projeto foi realizado pela Stratura em parceria com a Concessionária Via Paulista, com a empresa Garcia Monteiro e com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e tem como objetivo promover a sustentabilidade, a descarbonização e a economia circular. A técnica permite o reaproveitamento de um material nobre, o RAP, que muitas vezes é descartado no ambiente sem utilização.
Segundo o Diretor de Operações da Stratura, Douglas Souza, a iniciativa contribui com as questões de ESG, que serão cada vez mais cobradas dentro da indústria. “Precisamos ter um olhar para as questões que envolvam o desenvolvimento com menos impactos para o meio ambiente, que seja mais positivo para a sociedade e que ajude a tornar a governança corporativa mais responsável e transparente com relação à tomada de decisões. E uma iniciativa que substitua 100% de um material que não é renovável no meio ambiente por um material reciclado está diretamente alinhada a estes princípios”, afirmou.
No estudo, desenvolvido no laboratório de projetos da Stratura, foram analisadas outras porcentagens de incorporação de RAP: 10%, 30% e 70% na composição granulométrica do micro, e todas as misturas foram aplicadas em campo. O resultado obtido no laboratório mostrou que todas as análises das misturas com incorporação de RAP apresentaram comportamento semelhante à mistura de referência com 100% dos agregados virgens.
Para a execução do trecho foi preciso a formulação de uma emulsão especial para este caso devido às características diferenciadas que o fresado tem, como: impermeabilidade, partículas finas aglomeradas, entre outras.
Aplicado em camadas finas – geralmente de espessura de 10 a 15 milímetros -, o microrrevestimento proporciona maior aderência, mesmo com a passagem diária dos veículos. O material também melhora a durabilidade do pavimento, é mais barato e retira menos recursos naturais do meio ambiente.
Estudos feitos pela USP demonstram que a aplicação do RAP pode reduzir de 27% a 50% as emissões de dióxido de carbono na atmosfera durante seu ciclo de vida em comparação com o asfalto convencional.
O trecho permanecerá em avaliação para determinar se a solução pode ser aplicada em grandes escalas e ajudar a cuidar do meio ambiente e ser uma alternativa para locais que careçam de agregados virgens.
Foto: divulgação
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