21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Rossetti, CBMM e SSAB desenvolvem caçamba “super leve”

Por Equipe RC em 26/10/2021 às 16:23
Rossetti, CBMM e SSAB desenvolvem caçamba “super leve”

Com duas toneladas e meia a menos, veículo usa aços Hardox® 500 Tuf e Strenx® microligados ao nióbio, o que resulta em menor consumo de combustível e emissão de CO2

A CBMM, a Rossetti Equipamentos Rodoviários e a siderúrgica SSAB firmaram parceria para desenvolver caçambas mais leves e eficientes, com maior capacidade de carga e redução em paradas para manutenção.

Os novos veículos também contam com menor desgaste dos pneus e consumo de combustível, fatores que tradicionalmente elevam os custos operacionais das atividades nas minas.

A adoção de novas tecnologias tem sido decisiva para enfrentar os desafios na indústria da mineração, setor que movimentou R$ 209 bilhões em 2020 e que representa 2,5% de todo o PIB do país.

Caçambas mais leves e resistentes são uma demanda recorrente neste mercado e reduzir impactos ambientais, custos de manutenção e aumentar o desempenho do transporte que sofre com o desgaste por carregamento e descarregamento já é realidade com a 2ª geração de aços de alta resistência que traz o uso do nióbio para melhoria de suas propriedades mecânicas.

A necessidade de ter um produto mais leve que permita um aumento da carga líquida transportada em uma operação de transporte de pirocloro levou a CBMM a procurar a Rossetti para produzir, em parceria com a SSAB, uma caçamba meia cana utilizando o aço Hardox® 500 Tuf microligado com nióbio.

Como resultado, o equipamento obteve redução de 35% em seu peso, reduziu o custo de transporte em torno de 5%, além do benefício da eficiência energética em um transporte mais sustentável com menos poluentes.

Foto: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..