Esse serviço não apenas diferencia uma marca das demais, mas também proporciona aos clientes um valor agregado significativo, indo além da simples aquisição do veículo.
A entrega técnica de caminhões é um momento crucial para transportadoras e motoristas, representando muito mais do que apenas a entrega de um veículo. Esse processo envolve a apresentação detalhada de todas as funcionalidades do caminhão, orientações sobre a operação segura e eficiente do veículo, e a introdução às tecnologias embarcadas que podem maximizar o desempenho nas estradas. Ao assegurar que os motoristas estejam totalmente preparados e informados, a entrega técnica contribui diretamente para a segurança, economia de combustível e durabilidade do caminhão, impactando positivamente na produtividade e nos resultados da empresa de transporte. Acompanhe nossa matéria e descubra como essa etapa fundamental pode fazer toda a diferença no dia a dia do transporte rodoviário.
Uma das empresas que realizar com eficiência a entrega técnica é a DAF. Segundo José Assunção, instrutor técnico da DAF Caminhões Brasil,
“O objetivo principal da entrega técnica de caminhões é assegurar que o cliente receba todas as informações necessárias para operar o veículo de maneira segura e eficiente. Isso garante que o condutor possa maximizar a utilização do caminhão, minimizando problemas operacionais e otimizando o desempenho e a durabilidade do veículo. Na DAF, esse serviço é gratuito e crucial para estabelecer um vínculo de confiança duradouro com os clientes.”
Na compra de um veículo da companhia, o cliente conta com a Entrega Técnica DAF, o treinamento é dividido em duas etapas: teórica e prática (walkaround). Durante o serviço, são apresentados os principais recursos de utilização do caminhão, inclusive relacionados à segurança. O cliente também recebe orientações técnicas de acordo com o modelo, configuração e pacotes escolhidos, além de informações sobre as configurações técnicas do modelo e pacote escolhido. Toda a rede de concessionárias DAF possui equipe treinada e capacitada para realizar a Entrega Técnica. “A entrega técnica pode ser realizada por um entregador técnico ou um instrutor técnico especializado da DAF”, explica.
De acordo José Assunção, com a Entrega Técnica DAF prepara o cliente para a utilização dos recursos oferecidos pelo caminhão e aos diversos contextos que envolvem uma viagem. Além disso, a concessionária oferece o treinamento EcoDrive, que orienta o motorista a ser mais eficiente no consumo de combustível em curto prazo, preservando o veículo e reduzindo custos de operação. A formação também proporciona maior rentabilidade, aperfeiçoa o conhecimento das ferramentas do caminhão, orienta sobre os cuidados diários e a forma correta de condução.
“O treinamento tem uma carga horária de oito horas com foco específico na correta operação do veículo, utilização dos seus sistemas e recursos além de sanar todas as possíveis dúvidas dos condutores, proprietários e gestores de frotas”, completa.
A Entrega Técnica é uma capacitação direcionada ao cliente de acordo com as aplicações que ele colocará o modelo adquirido. Os caminhões possuem diversas tecnologias que podem ajudar em diferentes situações de uso. Com isso, orientamos o comprador de acordo com a sua necessidade para que ele extraia a máxima eficiência dos caminhões DAF. Já no treinamento Ecodrive, as informações são mais específicas sobre como extrair a melhor performance do veículo e sanar dúvidas operacionais.
Evolução
José Assunção, instrutor técnico da DAF Caminhões Brasil explica que desde que chegou ao Brasil em 2013, a DAF tem aprimorado continuamente suas práticas de Entrega Técnica e se adaptado ao mercado brasileiro e às necessidades dos consumidores. O feedback recebido pelo pós-venda foi fundamental para identificar áreas de melhoria, levando à implementação de medidas que garantem que os motoristas saiam das concessionárias mais bem informados e preparados. Essas mudanças visam não apenas aumentar a satisfação dos clientes, mas também fortalecer o compromisso da DAF com a qualidade e o suporte ao pós-venda, essenciais para o sucesso no mercado de caminhões. É possível que tanto a Entrega Técnica quanto o treinamento Ecodrive sejam feitos diretamente na empresa do cliente, estreitando os laços entre DAF, concessionário e cliente.
Uma Entrega Técnica bem executada reflete positivamente na operação do caminhão. O serviço proporciona ao condutor o conhecimento necessário para operar o veículo de maneira mais eficiente, aproveitando ao máximo os recursos e tecnologias disponíveis, o que resulta em melhor desempenho e economia de combustível. Além disso, com o conhecimento adequado sobre a manutenção preventiva e o uso correto do produto, o motorista pode evitar problemas mecânicos e prolongar a vida útil do caminhão, reduzindo custos com reparos e manutenções inesperadas. O treinamento adequado também permite que o motorista utilize todas as tecnologias embarcadas no caminhão, contribuindo para uma operação mais segura e econômica.
“A Entrega Técnica é um fator importante no segmento. Esse serviço não apenas diferencia uma marca das demais, mas também proporciona aos clientes um valor agregado que vai além da simples compra do veículo. Após a aquisição de um caminhão, o cliente firma um compromisso de relacionamento de longo prazo com a empresa, que se inicia com a Entrega Técnica do veículo e, posteriormente, com o suporte nos contratos de manutenção, serviços de assistência e reparo. Por isso, a DAF investe continuamente na capacitação de seus técnicos, entregadores e instrutores, e na melhoria dos serviços pós-venda. Assim, a fabricante não só assegura que os motoristas compreendam totalmente as funcionalidades, tecnologias e manutenção dos caminhões, mas também fortalece a fidelização destes clientes,” fala.
As perspectivas futuras para a Entrega Técnica de caminhões envolvem o investimento em novas tecnologias que proporcionem uma interação mais rápida entre motorista e entregador técnico, facilitando o acesso às informações técnicas do caminhão e ao manual pelo proprietário ou condutor. Um exemplo dessas facilidades é o canal da DAF no YouTube, que disponibiliza vídeos rápidos com conteúdo técnico e explicativo.
A Scania também está bem-preparada. Segundo a empresa, a rede Scania de concessionárias está apta a demonstrar ao cliente todas as funcionalidades do caminhão para os clientes. É muito importante que o cliente ou o motorista saiba usar a máquina que está adquirindo ou que vai colocar nas mãos dos seus motoristas. As tecnologias embarcadas da Scania são muito amigáveis e de fácil entendimento pelos condutores. As concessionárias da rede possuem Master Drivers que são especialistas nos produtos Scania e em treinamentos.
Preparados
Segundo Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil,
" A Entrega Técnica é um processo fundamental dentro do concessionário. Este procedimento reforça a importância e o compromisso da Mercedes-Benz com seus clientes, garantindo que a aquisição de um veículo da marca seja uma experiência excepcional. A Entrega Técnica não apenas confirma a qualidade do produto adquirido, mas também é uma excelente oportunidade para apresentar todo o portfólio de produtos e serviços da Mercedes-Benz, fortalecendo ainda mais o relacionamento com o cliente.”
Para que a Entrega Técnica seja realizada de maneira eficaz, é necessário que o concessionário esteja devidamente estruturado de acordo com as especificações exigidas pela Mercedes-Benz. Três pontos são imprescindíveis nesse processo: instalações adequadas, profissionais treinados e materiais de apoio.
Silvio Renan Souza explica que a Entrega Técnica deve ocorrer em um ambiente limpo, iluminado e organizado, sem interferências de outras áreas do concessionário, garantindo o foco do cliente. A oficina deve estar apresentável e a sala de recepção deve proporcionar conforto ao cliente e seus acompanhantes, oferecendo opções de entretenimento até o início da entrega. A sala de reunião precisa ser bem iluminada e ventilada, e o espaço do concessionário deve permitir testes e vistorias no veículo. É recomendável disponibilizar água, suco, café e biscoitos aos presentes.
O Entregador Técnico deve ser certificado pela Mercedes-Benz, seguindo os padrões da marca em relação às configurações e modos de operação dos caminhões e ônibus. Este profissional deve ter uma boa postura, dicção, e estar uniformizado, assim como a equipe de apoio, para realizar demonstrações e apresentações eficazes.
Para apoiar o Entregador Técnico, é utilizado o Manual de Entrega Técnica, que guia na apresentação das informações relevantes ao cliente. Também são usados diversos formulários, como o Cronograma da Entrega Técnica, Dispensa da Entrega Técnica, Certificado da Entrega Técnica, Participação na Entrega Técnica e Inspeção de Entrega, garantindo o registro organizado das informações.
“A presença do Entregador Técnico é obrigatória durante a Entrega Técnica, enquanto a participação do vendedor do veículo é opcional. Os motoristas e proprietários de caminhões recebem um treinamento padrão de operação e condução dos veículos Mercedes-Benz. Para garantir que os motoristas compreendam todas as funcionalidades e características do caminhão, eles assinam um documento e recebem um Certificado da Entrega Técnica, comprovando sua participação”, diz.
Os caminhões já vêm com as características técnicas e comerciais desejadas pelo cliente, não sendo necessária uma personalização durante a Entrega Técnica. A Mercedes-Benz coleta feedback dos clientes através de um canal direto (0800) e pesquisas de satisfação, utilizando essas informações para ajustes no padrão da entrega quando necessário.
De acordo com Silvio Renan, “uma Entrega Técnica bem executada permite que o motorista compreenda todas as tecnologias embarcadas no veículo, aplicando-as para extrair os melhores resultados. Esse entendimento profundo do produto é um fator competitivo no mercado de caminhões, pois assegura que o cliente obtenha o máximo de sua aquisição”.
IVECO Academy
"O objetivo da Entrega Técnica é demonstrar ao cliente as funcionalidades, modo de operação, condução e vantagens dos nossos produtos," explicou Marcelo Assis, responsável pela IVECO Academy na América Latina. "Além disso, fazemos a comunicação sobre as obrigações do cliente quanto às revisões e manutenções periódicas no veículo, executadas pelo próprio condutor ou na concessionária."
Assis detalhou que a IVECO Academy disponibiliza treinamentos destinados aos profissionais da Rede de Concessionárias que são os responsáveis pelo processo da Entrega Técnica dos caminhões para os clientes.
"Os treinamentos são estabelecidos e disponibilizados, assim como os padrões e procedimentos para a realização do processo por meio de Guias de Entrega Técnica e check lists dos produtos, que promovem o aprendizado contribuindo para a realização de um melhor trabalho” afirmou.
“A partir destas orientações, as Concessionárias IVECO, por meio de seus Entregadores Técnicos devidamente treinados, realizam a Entrega Técnica aos clientes, sempre assegurando que todas as etapas tenham sido cumpridas, como a inspeção prévia, a manutenção de pátio e a emissão do certificado de garantia”, esclarece Assis.
Assis enfatizou a abrangência dos treinamentos oferecidos: "Eles cobrem desde o funcionamento básico, as funcionalidades, o modo de operação e condução até características avançadas do caminhão, incluindo sistemas de segurança, manutenção preventiva, conectividade e conceitos de condução econômica. Isso é realizado por meio de apresentações teóricas e práticas detalhadas junto aos caminhões especificamente desenvolvidas para abranger todos os aspectos técnicos dos nossos produtos. Com o objetivo de capilarizarmos ainda mais as informações disponibilizadas no Processo de Entrega Técnica, gravamos todo o procedimento realizado e disponibilizando o mesmo no canal YouTube da IVECO Academy, acessada pelo Youtube junto com outros vídeos que tratam de características especiais de nossos caminhões e ônibus e que favorecem um melhor entendimento sobre características de nossos caminhões. Estas informações estão disponíveis a todos e poderão ser acessadas por qualquer pessoa sempre que for necessário.”
"Utilizamos pesquisas de satisfação e o feedback direto dos clientes para identificar pontos de aperfeiçoamento nos nossos processos e serviços," explicou Assis. "Esse processo é de extrema importância para continuarmos evoluindo na Entrega Técnica e na qualidade dos nossos caminhões."
A IVECO realiza ajustes no processo de Entrega Técnica sempre que necessário, com base no feedback dos clientes. "De modo geral, o nosso processo está bem alinhado com as demandas dessa interação direta com os clientes", comenta.
Há inúmeros benefícios de uma Entrega Técnica adequada: "Pode melhorar a eficiência operacional, por meio da redução do tempo de inatividade do caminhão, e aumentar a segurança do motorista que estará apto para utilizar todos os recursos do produto como o freio motor, que permite ao condutor reduzir a velocidade do caminhão sem utilizar os freios."
"Uma Entrega Técnica de qualidade pode ser um diferencial competitivo importante, pois demonstra o compromisso da montadora com o cliente, aumentando a confiança e a satisfação," afirmou Assis.
A IVECO, por meio da IVECO Academy, disponibiliza também para os seus clientes o Programa ECO Driver, onde profissionais da IVECO Academy e os profissionais da Rede de Concessionárias IVECO passam por processos de qualificação. “Este programa oferece uma experiência única ao cliente com foco na apresentação técnica mais aprofundada e na obtenção do melhor de nossos caminhões e ônibus, de forma econômica e ambientalmente responsável obtida através da redução do CO2 produzido devido a queima de combustível, contribuindo para a redução dos custos com o transporte e com a manutenção da frota e visando a total satisfação e novas aquisições.”
Segundo Marcelo Assis, o futuro da Entrega Técnica passa pela ampliação da disponibilização de vídeos sobre temas novos e de destaque nos caminhões e da inserção do uso da inteligência artificial e da tecnologia avançada para aprimorar e personalizar o processo de acordo com cada tipo de cliente.
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