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Saiba a importância da entrega técnica de caminhões

Por Graziela Potenza em 30/07/2024 às 17:42
Saiba a importância da entrega técnica de caminhões

Esse serviço não apenas diferencia uma marca das demais, mas também proporciona aos clientes um valor agregado significativo, indo além da simples aquisição do veículo.

A entrega técnica de caminhões é um momento crucial para transportadoras e motoristas, representando muito mais do que apenas a entrega de um veículo. Esse processo envolve a apresentação detalhada de todas as funcionalidades do caminhão, orientações sobre a operação segura e eficiente do veículo, e a introdução às tecnologias embarcadas que podem maximizar o desempenho nas estradas. Ao assegurar que os motoristas estejam totalmente preparados e informados, a entrega técnica contribui diretamente para a segurança, economia de combustível e durabilidade do caminhão, impactando positivamente na produtividade e nos resultados da empresa de transporte. Acompanhe nossa matéria e descubra como essa etapa fundamental pode fazer toda a diferença no dia a dia do transporte rodoviário.

Uma das empresas que realizar com eficiência a entrega técnica é a DAF. Segundo José Assunção, instrutor técnico da DAF Caminhões Brasil,

“O objetivo principal da entrega técnica de caminhões é assegurar que o cliente receba todas as informações necessárias para operar o veículo de maneira segura e eficiente. Isso garante que o condutor possa maximizar a utilização do caminhão, minimizando problemas operacionais e otimizando o desempenho e a durabilidade do veículo. Na DAF, esse serviço é gratuito e crucial para estabelecer um vínculo de confiança duradouro com os clientes.”

Na compra de um veículo da companhia, o cliente conta com a Entrega Técnica DAF, o treinamento é dividido em duas etapas: teórica e prática (walkaround). Durante o serviço, são apresentados os principais recursos de utilização do caminhão, inclusive relacionados à segurança. O cliente também recebe orientações técnicas de acordo com o modelo, configuração e pacotes escolhidos, além de informações sobre as configurações técnicas do modelo e pacote escolhido. Toda a rede de concessionárias DAF possui equipe treinada e capacitada para realizar a Entrega Técnica. “A entrega técnica pode ser realizada por um entregador técnico ou um instrutor técnico especializado da DAF”, explica.

De acordo José Assunção, com a Entrega Técnica DAF prepara o cliente para a utilização dos recursos oferecidos pelo caminhão e aos diversos contextos que envolvem uma viagem. Além disso, a concessionária oferece o treinamento EcoDrive, que orienta o motorista a ser mais eficiente no consumo de combustível em curto prazo, preservando o veículo e reduzindo custos de operação. A formação também proporciona maior rentabilidade, aperfeiçoa o conhecimento das ferramentas do caminhão, orienta sobre os cuidados diários e a forma correta de condução.

“O treinamento tem uma carga horária de oito horas com foco específico na correta operação do veículo, utilização dos seus sistemas e recursos além de sanar todas as possíveis dúvidas dos condutores, proprietários e gestores de frotas”, completa.

A Entrega Técnica é uma capacitação direcionada ao cliente de acordo com as aplicações que ele colocará o modelo adquirido. Os caminhões possuem diversas tecnologias que podem ajudar em diferentes situações de uso. Com isso, orientamos o comprador de acordo com a sua necessidade para que ele extraia a máxima eficiência dos caminhões DAF. Já no treinamento Ecodrive, as informações são mais específicas sobre como extrair a melhor performance do veículo e sanar dúvidas operacionais.

Evolução

José Assunção, instrutor técnico da DAF Caminhões Brasil explica que desde que chegou ao Brasil em 2013, a DAF tem aprimorado continuamente suas práticas de Entrega Técnica e se adaptado ao mercado brasileiro e às necessidades dos consumidores. O feedback recebido pelo pós-venda foi fundamental para identificar áreas de melhoria, levando à implementação de medidas que garantem que os motoristas saiam das concessionárias mais bem informados e preparados. Essas mudanças visam não apenas aumentar a satisfação dos clientes, mas também fortalecer o compromisso da DAF com a qualidade e o suporte ao pós-venda, essenciais para o sucesso no mercado de caminhões. É possível que tanto a Entrega Técnica quanto o treinamento Ecodrive sejam feitos diretamente na empresa do cliente, estreitando os laços entre DAF, concessionário e cliente.

Uma Entrega Técnica bem executada reflete positivamente na operação do caminhão. O serviço proporciona ao condutor o conhecimento necessário para operar o veículo de maneira mais eficiente, aproveitando ao máximo os recursos e tecnologias disponíveis, o que resulta em melhor desempenho e economia de combustível. Além disso, com o conhecimento adequado sobre a manutenção preventiva e o uso correto do produto, o motorista pode evitar problemas mecânicos e prolongar a vida útil do caminhão, reduzindo custos com reparos e manutenções inesperadas. O treinamento adequado também permite que o motorista utilize todas as tecnologias embarcadas no caminhão, contribuindo para uma operação mais segura e econômica.

“A Entrega Técnica é um fator importante no segmento. Esse serviço não apenas diferencia uma marca das demais, mas também proporciona aos clientes um valor agregado que vai além da simples compra do veículo. Após a aquisição de um caminhão, o cliente firma um compromisso de relacionamento de longo prazo com a empresa, que se inicia com a Entrega Técnica do veículo e, posteriormente, com o suporte nos contratos de manutenção, serviços de assistência e reparo. Por isso, a DAF investe continuamente na capacitação de seus técnicos, entregadores e instrutores, e na melhoria dos serviços pós-venda. Assim, a fabricante não só assegura que os motoristas compreendam totalmente as funcionalidades, tecnologias e manutenção dos caminhões, mas também fortalece a fidelização destes clientes,” fala.

As perspectivas futuras para a Entrega Técnica de caminhões envolvem o investimento em novas tecnologias que proporcionem uma interação mais rápida entre motorista e entregador técnico, facilitando o acesso às informações técnicas do caminhão e ao manual pelo proprietário ou condutor. Um exemplo dessas facilidades é o canal da DAF no YouTube, que disponibiliza vídeos rápidos com conteúdo técnico e explicativo.

A Scania também está bem-preparada. Segundo a empresa, a rede Scania de concessionárias está apta a demonstrar ao cliente todas as funcionalidades do caminhão para os clientes. É muito importante que o cliente ou o motorista saiba usar a máquina que está adquirindo ou que vai colocar nas mãos dos seus motoristas. As tecnologias embarcadas da Scania são muito amigáveis e de fácil entendimento pelos condutores. As concessionárias da rede possuem Master Drivers que são especialistas nos produtos Scania e em treinamentos.

Preparados

Segundo Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil,

" A Entrega Técnica é um processo fundamental dentro do concessionário. Este procedimento reforça a importância e o compromisso da Mercedes-Benz com seus clientes, garantindo que a aquisição de um veículo da marca seja uma experiência excepcional. A Entrega Técnica não apenas confirma a qualidade do produto adquirido, mas também é uma excelente oportunidade para apresentar todo o portfólio de produtos e serviços da Mercedes-Benz, fortalecendo ainda mais o relacionamento com o cliente.”

Para que a Entrega Técnica seja realizada de maneira eficaz, é necessário que o concessionário esteja devidamente estruturado de acordo com as especificações exigidas pela Mercedes-Benz. Três pontos são imprescindíveis nesse processo: instalações adequadas, profissionais treinados e materiais de apoio.

Silvio Renan Souza explica que a Entrega Técnica deve ocorrer em um ambiente limpo, iluminado e organizado, sem interferências de outras áreas do concessionário, garantindo o foco do cliente. A oficina deve estar apresentável e a sala de recepção deve proporcionar conforto ao cliente e seus acompanhantes, oferecendo opções de entretenimento até o início da entrega. A sala de reunião precisa ser bem iluminada e ventilada, e o espaço do concessionário deve permitir testes e vistorias no veículo. É recomendável disponibilizar água, suco, café e biscoitos aos presentes.

O Entregador Técnico deve ser certificado pela Mercedes-Benz, seguindo os padrões da marca em relação às configurações e modos de operação dos caminhões e ônibus. Este profissional deve ter uma boa postura, dicção, e estar uniformizado, assim como a equipe de apoio, para realizar demonstrações e apresentações eficazes.

Para apoiar o Entregador Técnico, é utilizado o Manual de Entrega Técnica, que guia na apresentação das informações relevantes ao cliente. Também são usados diversos formulários, como o Cronograma da Entrega Técnica, Dispensa da Entrega Técnica, Certificado da Entrega Técnica, Participação na Entrega Técnica e Inspeção de Entrega, garantindo o registro organizado das informações.

“A presença do Entregador Técnico é obrigatória durante a Entrega Técnica, enquanto a participação do vendedor do veículo é opcional. Os motoristas e proprietários de caminhões recebem um treinamento padrão de operação e condução dos veículos Mercedes-Benz. Para garantir que os motoristas compreendam todas as funcionalidades e características do caminhão, eles assinam um documento e recebem um Certificado da Entrega Técnica, comprovando sua participação”, diz. 

Os caminhões já vêm com as características técnicas e comerciais desejadas pelo cliente, não sendo necessária uma personalização durante a Entrega Técnica. A Mercedes-Benz coleta feedback dos clientes através de um canal direto (0800) e pesquisas de satisfação, utilizando essas informações para ajustes no padrão da entrega quando necessário.

De acordo com Silvio Renan, “uma Entrega Técnica bem executada permite que o motorista compreenda todas as tecnologias embarcadas no veículo, aplicando-as para extrair os melhores resultados. Esse entendimento profundo do produto é um fator competitivo no mercado de caminhões, pois assegura que o cliente obtenha o máximo de sua aquisição”.

 

IVECO Academy 

"O objetivo da Entrega Técnica é demonstrar ao cliente as funcionalidades, modo de operação, condução e vantagens dos nossos produtos," explicou Marcelo Assis, responsável pela IVECO Academy na América Latina. "Além disso, fazemos a comunicação sobre as obrigações do cliente quanto às revisões e manutenções periódicas no veículo, executadas pelo próprio condutor ou na concessionária."

Assis detalhou que a IVECO Academy disponibiliza treinamentos destinados aos profissionais da Rede de Concessionárias que são os responsáveis pelo processo da Entrega Técnica dos caminhões para os clientes.

"Os treinamentos são estabelecidos e disponibilizados, assim como os padrões e procedimentos para a realização do processo por meio de Guias de Entrega Técnica e check lists dos produtos, que promovem o aprendizado contribuindo para a realização de um melhor trabalho” afirmou.

“A partir destas orientações, as Concessionárias IVECO, por meio de seus Entregadores Técnicos devidamente treinados, realizam a Entrega Técnica aos clientes, sempre assegurando que todas as etapas tenham sido cumpridas, como a inspeção prévia, a manutenção de pátio e a emissão do certificado de garantia”, esclarece Assis. 

Assis enfatizou a abrangência dos treinamentos oferecidos: "Eles cobrem desde o funcionamento básico, as funcionalidades, o modo de operação e condução até características avançadas do caminhão, incluindo sistemas de segurança, manutenção preventiva, conectividade e conceitos de condução econômica. Isso é realizado por meio de apresentações teóricas e práticas detalhadas junto aos caminhões especificamente desenvolvidas para abranger todos os aspectos técnicos dos nossos produtos. Com o objetivo de capilarizarmos ainda mais as informações disponibilizadas no Processo de Entrega Técnica, gravamos todo o procedimento realizado e disponibilizando o mesmo no canal YouTube da IVECO Academy, acessada pelo Youtube junto com outros vídeos que tratam de características especiais de nossos caminhões e ônibus e que favorecem um melhor entendimento sobre características de nossos caminhões. Estas informações estão disponíveis a todos e poderão ser acessadas por qualquer pessoa sempre que for necessário.”

"Utilizamos pesquisas de satisfação e o feedback direto dos clientes para identificar pontos de aperfeiçoamento nos nossos processos e serviços," explicou Assis. "Esse processo é de extrema importância para continuarmos evoluindo na Entrega Técnica e na qualidade dos nossos caminhões."

A IVECO realiza ajustes no processo de Entrega Técnica sempre que necessário, com base no feedback dos clientes. "De modo geral, o nosso processo está bem alinhado com as demandas dessa interação direta com os clientes", comenta. 

Há inúmeros benefícios de uma Entrega Técnica adequada: "Pode melhorar a eficiência operacional, por meio da redução do tempo de inatividade do caminhão, e aumentar a segurança do motorista que estará apto para utilizar todos os recursos do produto como o freio motor, que permite ao condutor reduzir a velocidade do caminhão sem utilizar os freios."

"Uma Entrega Técnica de qualidade pode ser um diferencial competitivo importante, pois demonstra o compromisso da montadora com o cliente, aumentando a confiança e a satisfação," afirmou Assis.

A IVECO, por meio da IVECO Academy, disponibiliza também para os seus clientes o Programa ECO Driver, onde profissionais da IVECO Academy e os profissionais da Rede de Concessionárias IVECO passam por processos de qualificação. “Este programa oferece uma experiência única ao cliente com foco na apresentação técnica mais aprofundada e na obtenção do melhor de nossos caminhões e ônibus, de forma econômica e ambientalmente responsável obtida através da redução do CO2 produzido devido a queima de combustível, contribuindo para a redução dos custos com o transporte e com a manutenção da frota e visando a total satisfação e novas aquisições.”

Segundo Marcelo Assis, o futuro da Entrega Técnica passa pela ampliação da disponibilização de vídeos sobre temas novos e de destaque nos caminhões e da inserção do uso da inteligência artificial e da tecnologia avançada para aprimorar e personalizar o processo de acordo com cada tipo de cliente.

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