Criada especialmente para valorizar o profissional das estradas, podemos dizer que a Gincana do Caminhoneiro de 2020 tem um significado muito maior em comparação às edições anteriores.
Em um momento difícil e inesperado para o mundo, ficou evidente a importância do transporte rodoviário para a estabilidade da sociedade. Desde o começo da quarentena, tanto quanto os profissionais da saúde e os responsáveis pela manutenção das necessidades básicas, o transporte continuou ativo.
Em meio a isso, a revista Caminhoneiro, IVECO e Postos Petrobras da Rede Siga Bem seguiram ao lado dos profissionais da estrada oferecendo suporte emocional, atendimentos médicos, distribuindo kits de saúde e orientando para que todos pudessem se cuidar.
Se mantendo na linha de frente para que boa parte das pessoas ficasse em casa, ao mesmo tempo em que nenhum abastecimento faltasse, os estradeiros e estradeiras do País continuaram na ativa.
Por isso, mais do que nunca, a Gincana do Caminhoneiro 2020 veio com uma proposta que carregou um sentimento de necessidade ainda maior que as edições anteriores. O evento dividido inicialmente em 90 etapas está na metade e desde o começo foi moldado por algo que todos precisamos esse ano: esperança!
Dada a largada para a GDC 2020, a primeira prova aconteceu no dia 16 de junho, em Uberlândia (MG). Desde então, foram realizadas 40 etapas da Gincana e, até o fim da edição, estão previstas pelo menos outras 50, completando as 90 etapas.
A Gincana do Caminhoneiro esteve ao lado dos caminhoneiros há 29 anos e em um momento tão delicado para o mundo não seria diferente. A 29ª edição do evento veio, para proporcionar lazer, informação e a possibilidade de cuidar da saúde física, além, é claro, de poder melhor a vida do profissional do volante com o grande prêmio; um IVECO Tector 0 km.
Até o momento foram realizados 5.510 atendimentos de saúde nos locais de prova. Neles, os caminhoneiros puderam fazer testes de glicemia, hipertensão, obesidade, e tomar vacinas, de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde do município sede.
Além da saúde, o quesito desafio também é um pilar da GDC. Os caminhoneiros participantes testam suas habilidades ao volante na tradicional prova de slalom, qualificando os que terminam o percurso em um tempo menor para a fase seguinte e concorrer ao grande prêmio.
Ao longo das etapas, todos sempre utilizam seus equipamentos de proteção individuais (EPI’S), além de todas as normas de distanciamento social serem rigidamente seguidas. Por isso, o atendimento por tenda é limitado e bem controlado.
Após cada participante utilizar o caminhão a cabine é completamente higienizada e todos os competidores e organizadores ficam de máscara constantemente. Nos locais de prova é feita a distribuição de álcool em gel e instruções da forma mais adequada de se cuidar.
Realizada pela revista Caminhoneiro com patrocínio dos Postos Petrobras da Rede Siga Bem e IVECO, a Gincana do Caminhoneiro recebe apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), garantindo segurança e orientação para a prevenção à Covid-19.
No momento temos 10 caminhoneiros classificados para a grande final, que ocorrerá em março e contará com 25 finalistas que irão disputar o grande prêmio. Até o momento a GDC passou por São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Alagoas.
Nos estados, as etapas passaram por vários municípios, como: Uberlândia (MG), Atibaia (SP), Registro (SP), Antonina (PR), Balsa Nova (PR), Campina Verde (MG), Joinville (SC), Vitória da Conquista (BA), Lajeado (RS), São M. dos Campos (AL), entre outros.
E nós apenas estamos na metade do caminho! Acessando o site da Gincana é possível acompanhar os próximos locais de prova e conhecer os classificados, além de ficar por dentro de tudo o que acontece ao longo das etapas.
Siga também as redes sociais da Gincana e revista Caminhoneiro para não perder nenhum detalhe. Siga no Instagram @gincanadocaminhoneiro e @revistacaminhoneiro.
Venha fazer parte do maior evento itinerante da América Latina.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!