21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Saiba como são os caminhões do Exército Brasileiro

Por André de Angelo em 04/05/2021 às 09:06
Saiba como são os caminhões do Exército Brasileiro

As Forças Armadas possuem veículos com características próprias, desenvolvidas para que possam enfrentar obstáculos em diversas situações extremas

Quando pensamos no uso dos caminhões no exército, o veículo em questão se trata de um modelo totalmente equipado e preparado para eventuais necessidades em combate para proteção de todos.

No geral, o uso desses caminhões serve de instrumento para que sejam transportados equipamentos médicos, alimentos, armas, munições e principalmente, tropas.

Para isso, os caminhões militares são equipados com o que há de mais moderno e robusto entre as indústrias balística e automobilística.

Os modelos contam com sistemas de tração, blindagens especiais e altura mais elevada em relação ao solo, para que caso ocorram alterações no terreno os caminhões possam manter a estabilidade sem perder sua capacidade de carga.

Seja para o deslocamento de tropas ou de insumos alimentícios e armamentos, os caminhões são preparados para realmente seguirem firmes em praticamente qualquer situação.

Confira alguns detalhes específicos dos caminhões do exército:

1 - Proteção balística

Ao falarmos de exército e armas é fato que o veículo utilizado para deslocamento precisa aguentar passar por um terreno em que um veículo comum geralmente não costuma passar.

No entanto, o perigo em meio a um campo de batalha pode ser proporcionado não apenas pelo solo acidentado, mas principalmente por armas inimigas. Por isso, os caminhões blindados do Exército recebem uma proteção balística.

Essa medida visa a segurança dos ocupantes do veículo, evitando disparos principalmente de armas poderosas. Para proteger bem os soldados essa blindagem deve reter até mesmo o estouro de granadas e tiros de fuzil.

Uma observação interessante sobre os níveis de blindagem é que essa proteção utilizada pelo exército não é permitida para uso civil. Existe uma regulamentação que estabelece a blindagem de tipo 3-A como a máxima para as pessoas comuns.

Essa proteção é referente a tiros calibre .44. Qualquer proteção acima desta é permitida apenas para uso militar.

2 - Versatilidade e acessórios

Um outro ponto diferente nos veículos do exército é sua versatilidade e disponibilidade para novas funções únicas.

Os blindados, que possuem um revestimento contra tiros, são totalmente preparados para que também tenham características anfíbias.

Isso quer dizer que além de passar por estradas de asfalto, terras, pedras e terrenos bem acidentados, os caminhões militares também podem navegar por rios e lagos.

Além de anfíbios possuem estrutura para suportar armamento bem pesado, como canhões e metralhadoras de grosso calibre.

Alguns equipamentos de visão noturna também fazem parte desses caminhões utilizados pelas Forças Armadas, pois o preparo não pode acontecer apenas na luz do dia, não é mesmo?

 

3 - Sistemas de tração

Como dissemos anteriormente, os caminhões das Forças Armadas precisam superar obstáculos e aguentar a batida de qualquer terreno.

Por isso, os modelos possuem tração em todas as rodas, isso incluindo aqueles que contam com seis ou oito eixos.

Esse preparo é o que permite o transporte de tropas e outros objetos sem nenhum impedimento que possa haver no percurso, seja algum alagamento, lama ou areia.

4 - Legislação e habilitação

Para dirigir um caminhão militar é necessário possuir um Certificado de Habilitação Militar válido, além de estar em atividade nas Forças Armadas.

Como esses caminhões são exclusivos para que apenas as Forças Armadas utilizem, os modelos são desenvolvidos para situações extremas, em que o perigo é teoricamente algo bem mais grave que uma batida.

Por isso, os modelos não são obrigatoriamente equipados com freios ABS ou airbags, além do controle de estabilidade também não ser uma prioridade.

O que achou dessa curiosidade?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..