Na semana passada publicamos matéria sobre a escassez de caminhoneiros nos EUA e a busca pelos profissionais em outros países. Para tal, algumas empresas sediadas naquele país estão procurando buscar aprovação, por parte do governo americano, utilizando os vistos de trabalho permanente EB-3, que permitem que elas tragam para aquele país pessoas que executam funções para os quais trabalhadores qualificados não estão disponíveis nos Estados Unidos.
Nesta matéria estamos explicando como obter o visto EB-2. Existem dois caminhos para fazer o requerimento do visto EB-2:
1 - Ter uma vaga de trabalho à sua disposição nos Estados Unidos, via Labor Certification.
2- Pedir a dispensa da vaga de trabalho via National Interest Waiver (NIW), comprovada que sua presença nos EUA é relevante ao país.
O EB-2 é um visto employment based indicado para profissionais que possuem carreira sólida em sua área de atuação, seja no esporte, negócios e esporte.
Para ser elegível, é preciso comprovar as "habilidades excepcionais", cumprindo alguns requisitos impostos pela imigração americana.
O visto EB-2 é um visto para qualquer profissional que possua habilidade na sua área de atuação. Para comprovar essas habilidades você precisa um dos três requisitos impostas pela imigração americana: possuir mestrado ou doutorado; possuir bacharelado mais cinco anos de experiência comprovada na área; ou cumprir três dessas seis exigências: diploma educacional na área; cartas documentando pelo menos 10 anos de experiência; licença profissional; comprovação que recebeu remuneração compatível; filiação a associação profissional; resultados profissionais significativos.
Para fazer o requerimento do visto, você tem dois caminhos:
1 - Ter uma vaga de trabalho certificada à sua disposição nos EUA.
2- Ou então, pedir a dispensa por interesse nacional (o chamado NIW).
Para fazer o processo NIW você precisa comprovar que a sua presença nos EUA agregará ao país, com o trabalho que seja relevante. Com o EB-2 você obtém o Green Card e torna-se um residente permanente nos Estados Unidos.
Existem muitas empresas que dão suporte no processo de migração, mas fique atento e procure saber informações e certifique que a empresa escolhida seja confiável. Outra opção é procurar o setor de visto do Consulado Americano.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!