Qualquer motorista que trafega ao redor do Brasil sabe que as condições e o estado da maioria das vias no país não são nada boas. Para muitos, é um verdadeiro desafio saber quais são as piores rodovias do Brasil, já que existem diversas estradas impróprias para o transporte. E prova de todas essas queixas é o resultado do último levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que confirmou a ineficiência de muitas rodovias brasileiras, que foram classificadas como regulares, ruins e péssimas. Para se ter ideia, dos 107 mil quilômetros mapeados pela CNT, 57% dos trechos foram avaliados de forma negativa. Desses dados, foi possível montar uma classificação com as melhores e as piores estradas da Pesquisa CNT de Rodovias 2018. Confira as 10 classificadas como piores rodovias do Brasil nesse ranking:
Todos os anos, a CNT realiza uma pesquisa nacional para mapear e classificar as piores e as melhores estradas do Brasil. Mas como esse órgão realiza esse ranking e quais são as características analisadas? O levantamento avalia o pavimento, a geometria da via e a sinalização de cada estrada brasileira para traçar um estado geral, que seria a média desses três atributos. Com esse dado é possível avaliar cada rodovia de acordo com cinco pareceres: ótima, boa, regular, ruim, péssima. Dessa forma, os resultados possibilitam que os técnicos criem um ranking com mais de 100 trechos de rodovias, sejam elas estatais ou privadas em qualquer estado brasileiro.
As piores rodovias do Brasil em 2018 possuem uma semelhança, que as diferenciam das que foram classificadas como as melhores: as concessões. Dentre as 20 rodovias melhores classificadas no ranking, todas são concessões, ou seja, cedidas por determinado período para a iniciativa privada. Essas empresas e consórcios administram as vias e realizam manutenções e diversas melhorias, que em alguns casos são pré-determinadas pelo poder público. Por outro lado, as 20 classificadas como piores não são concessões. Ou seja, são administradas pelo governo e sua manutenção é de responsabilidade total do poder público.
Contabilizando todas as cem rodovias presentes no ranking, apenas uma foi creditada como “péssima” e ganhou o título indesejado de pior estrada do Brasil. Com 374 quilômetros de extensão, o trecho composto pelas vias BA-460, BA-460/BR-242, TO-040 e TO-280 possui grande parte de sua trajetória no oeste da Bahia e passa por Tocantins até chegar no município de Sorrisos, em Mato Grosso. Diferente de alguns casos, essa rodovia sempre esteve presente entre as piores do país. Quem é caminhoneiro e já teve a infelicidade de passar por esse trecho sabe bem o motivo para ele receber esse título. Além de possuir uma sinalização ineficiente, grande parte dessa rodovia possui problemas com a pavimentação. E a estrada ainda conta com trechos que estão há anos em fase de construção. Vale ainda lembrar individualmente da BR-242, trecho extremamente precário e que faz a importante ligação à Chapada Diamantina. Ao longo desse trajeto, o motorista enfrenta rios e buracos que, durante dias chuvosos, podem ser muito perigosos.
Há pouco tempo a CNT divulgou uma pesquisa em que pontua mudanças necessárias para as estradas, ferrovias, hidrovias e aeroportos brasileiros. São 2.663 projetos de infraestrutura emergenciais necessárias para oferecer o mínimo de infraestrutura aos motoristas e passageiros. Contabilizando somente o modal rodoviário, a CNT concluiu que seriam necessários 486 bilhões de reais em investimentos para sanar as principais deficiências do setor. Apesar disso, existem os que defendem que o processo de concessões seja ampliado para todos os estados do Brasil, já que as vias concedidas à iniciativa privada estão em grande parte nas regiões Sul e Sudeste. E você caminhoneiro, conhece outro trecho que merece figurar entre as piores rodovias do Brasil? Comente em nossas redes sociais e nos sugira novos assuntos!
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