Transportar carga além do peso é ilegal e pode trazer sérios riscos ao motorista
Além de afetar a habilidade do condutor, carregar um peso além do suportado pode ser prejudicial ao caminhão, elevando os gastos com manutenções e aumentando as chances de tombamento de carga.
O primeiro problema, e o que geralmente faz com que todos pensem melhor antes de arriscar com essa prática, é a multa.
Ultrapassar o limite de acordo com a dimensão da carga é uma infração grave, que em geral, é punida por meio de multa, pontos na CNH e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.
Já as medidas relacionadas ao excesso de peso são resolvidas com uma multa de aproximadamente R$ 130 e a computação de 4 pontos à CNH.
Além do valor referente ao tipo de infração, a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso, é adicionado um determinado valor à penalização.
Essa medida pesa bastante no bolso, porém, o excesso de carga traz a possibilidade de um outro problema sério: o tombamento de cargas.
A questão é que um caminhão pesado afeta diretamente a dirigibilidade do motorista, algo que dificulta a execução de curvas e manobras mais delicadas.
A consequência disso é a possibilidade de ocorrer um certo desequilíbrio, resultando no tombamento do veículo.
Saiba que o excesso de carga aumenta também o consumo de combustível e danifica a mecânica do caminhão.
Pois assim como o sobrepeso exige maiores rotações para que seja possível transportar a carga com mais energia e consequentemente gastar mais combustível, o motor é diretamente afetado.
Todo automóvel é projetado para suportar um certo peso. Os veículos de carga, como qualquer outro veículo, não devem exceder o valor para o qual foram designados, pois o excesso de peso muitas vezes pode superaquecer os freios quando acionados, o que resulta em penalidade, como multa por evasão de balança.
Isso reduzir a eficiência e aumenta o tempo de frenagem. Além disso interfere na integridade dos pneus, chassis e engates, aumentando os riscos de colisões.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!