21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Scania anuncia condições especiais na Agrishow 2024

Por Equipe RC em 02/05/2024 às 22:23
Scania anuncia condições especiais na Agrishow 2024

Pacote para os clientes da feira contempla as linhas de veículos rodoviários e fora de estrada, serviços pelo Scania PRO e seis meses de carência no Scania Banco

A Scania anuncia condições especiais em negócios realizados pelos visitantes durante a 29ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), que começou ontem (29) e será realizada até o dia 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Os clientes têm à disposição um pacote diferenciado para os caminhões rodoviários e fora de estrada, nos pacotes de Serviços do Scania PRO e seis meses de carência para financiamentos aprovados pelo Scania Banco. O estande da marca tem sido muito procurado pelo público para conhecer o lançamento da feira: o Scania GH 460 6x2 a gás, que traz a nova potência de 460 cavalos, a maior autonomia do mercado (650 km) e opção pela inédita tração 6x4, e que marca a entrada da fabricante no Agro com veículos movidos a gás e/ou biometano.

“Preparamos estas condições especiais para os clientes que nos visitarem na Agrishow, composta principalmente por transportadores dos segmentos agrícola, madeira e de toda a cadeia sucroenergética. A Scania está oferecendo a melhor solução do mercado com o menor custo total de operação”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

“A Agrishow é uma feira muito importante para o negócio da Scania. É a principal referência ao agronegócio e a sua cadeia. A edição 2024 está marcando a primeira exposição ao público do nosso novo caminhão a gás de 460 cavalos. É mais um passo da nossa liderança na transição para um sistema de transporte mais sustentável”, salienta Nucci.

“Estamos impressionados com a repercussão do lançamento dos novos produtos a gás. Além do 460 cavalos, anunciamos a chegada do 420 cavalos, que veio para substituir o 410cv. Estamos na feira com o 460cv na tração 6x2 e recebendo muitos clientes interessados, pois a autonomia superior de até 650 km nos permite atender a todos os segmentos do Agro. Estamos elevando o transporte sustentável no Brasil a um novo patamar. Desde 2019, a Scania já vendeu 1 mil caminhões da linha a gás no Brasil”, diz Nucci.

No estande de 600 metros quadrados da Scania estão expostos quatro caminhões e um motor. Além do novo GH 460 6x2 a gás, o Super 560 R 6x4 (transporte de grãos), 560 G 6x4 XT (canavieiro) e 460 R 6x2. Além de um motor de 13 litros OC 13 (movido a gás) para os setores industrial e geração de energia. No estande da Scania, estão à disposição para o atendimento aos visitantes as equipes de vendas, serviços (para falar das Soluções Scania PRO, conectividade, Control Tower e outros benefícios), Scania Locação e serviços financeiros (Scania Banco – financiamentos e seguros – e Consórcio Scania) das Casas Scania Escandinavia e WLM Quinta Roda. Há também o Scania Shop, área para os fãs comprarem os produtos licenciados da marca.

De acordo com o diretor, o caminhão rodoviário Scania Super, nas trações 6x2 e 6x4, vem apresentando resultados muito positivos para os clientes com uma superior eficiência energética sobre a geração anterior, reduzindo o consumo de combustível em até 28%. “O modelo 6x2 é o Scania mais vendido do Brasil. No 6x4 com a chegada do Super ele está equipado com o novo eixo traseiro RB885 agora com o cardan no formato reto, ainda mais robusto e confiável. Ou seja, estamos atendendo o cliente do Agro e sua cadeia de forma completa”, conta.

Para o transporte de cana e madeira, o modelo 560 G 6x4 XT é a melhor opção oferecida no mercado. “Esse caminhão canavieiro está entregando o menor custo total de operação. É a solução ideal e mais rentável para o cliente que transfere cana e madeira”, completa Nucci.

Parceria com a Necta Gás

Em 2018, a Scania lançou a pioneira linha de caminhões movidos a gás natural (comprimido), liquefeito (gnl) e/ou biometano (100% sustentável), com início de vendas em 2019. A Scania ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, há os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos está expandindo para os interiores e Centro-Oeste.

Para celebrar mais uma parceria e aproveitar a Agrishow, a equipe da Necta Gás está no estande da Scania para explicar os benefícios do gás natural e do biometano. A região noroeste de SP, área de concessão da Necta Gás, é a que concentra a maior quantidade de usinas sucroenergéticas do estado, com um enorme potencial para a distribuição, a partir de parcerias com novos supridores. O biometano, de fonte de energia renovável e que pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar, pode reduzir em até 90% as emissões de gases.

Caminhão 460cv a gás eleva patamar do transporte sustentável no Brasil

Ao adicionar as duas novas potências, de 460cv e 420cv, a Scania passa a atender ainda mais demandas dentro e fora de estrada, criar nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil e ampliar o leque de negócios. Os modelos poderão ser configurados nas trações 4x2, 6x2 e o 460 também na estreante 6x4. Na 4x2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6x2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos.

Não haveria palco melhor do que a Agrishow 2024 para a primeira apresentação ao público do GH 460cv a gás. Ele está chamando muito a atenção dos visitantes pelo dois novos cilindros de gás, desta vez atrás da cabine. “É o que estamos chamando popularmente de “conceito mochilão”. Além dos oito cilindros laterais tradicionais, estamos ampliando a autonomia justamente com mais dois. Ele poderá percorrer até 650 km, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento. O avanço é substancial para mais uma etapa do desenvolvimento da matriz energética a gás no país”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Essa autonomia nos permite atender as demandas do Agro. Na versão 6x2, nas carretas de quatro eixos e bitrem de sete eixos, no transporte de cana, soja, milho e outros. Na versão 6x4, com mais potência e torque (2.300Nm) poderá tracionar composições de nove eixos para rodotrens, aliado ao aumento da autonomia. As soluções a gás e biometano têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. Com isso, os clientes vão poder utilizar nossa solução em novos fretes e operações”, salienta Gallao.

O GH 460 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gas.

Aumento de desempenho da caixa de câmbio: Trocas mais rápidas

Os novos modelos a gás, de 420 e 460 cavalos, e os já disponíveis 280 e 340cv, serão equipados com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, menor atrito interno pela melhor lubrificação em spray e diminuição no arraste de óleo lubrificante. O modelo G25CM é 75kg mais leve e compacta do que a caixa anterior GRS905, além de garantir melhor dirigibilidade e oferecer uma eficiência melhorada. A redução do peso permite um ganho em carga transportada.

A G25 também propicia maior disponibilidade com seus sensores de nível e temperatura do óleo, para maior controle da operação e previsibilidade em relação aos componentes. Com seu lançamento e do Scania Super, em 2022, a Opticruise, a primeira caixa automatizada lançada no Brasil (2001), já havia sido totalmente redesenhada e ganhou um novo escalonamento de trocas, com marchas mais curtas e mais longas, para manter as rotações do motor em ponto ótimo nas condições de trabalho. A consequência: elevou em 2% sua economia de combustível, num benefício imediato na operação. A inteligência artificial e o mapeamento de terreno permitem ao Opticruise garantir uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia. O freio auxiliar hidráulico Scania Retarder pode ser integrado à G25 e oferece 4.700Nm de torque máximo de frenagem e potência máxima de 500kW.

Nova linha a gás: maior portfólio já entregue ao cliente no Brasil

A gama Scania disponível para os modelos a gás, passa a contar com um total de quatro modelos, anteriormente eram três.

O P 280 cavalos pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, no chassi rígido ou plataforma. O motor de 9 litros desenvolve torque de 1.350Nm (1.000 @ 1.400 rpm). Os entre-eixos são de 3.750mm até 6.350mm, com capacidade de volume de gás de 226 ou 182 metros cúbicos. A autonomia entre 400 km e 500 km.

O modelo de 340 cavalos pode ser configurado na cabine P ou na G na versão 4x2. O motor de 9 litros desenvolve torque de 1.600Nm (1.100 @ 1.400 rpm). Os entre-eixos são de 3.750mm ou 3.950mm, com capacidade de volume de gás de 226 ou 182 metros cúbicos. A autonomia entre 400 km e 500 km.

Já o GH 420 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2 e 6x2. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.100Nm (1.000 @ 1.350 rpm). O entre-eixos é de 3.600mm, com capacidade de volume de gás de 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gas.

Os modelos podem ser adquiridos com as vantagens dos Serviços Scania PRO, com modalidades que atendem as demandas do cliente. É possível também financiar os produtos via CDC Verde, pelo Scania Banco.

“Temos uma rede de concessionárias já com muita experiência em veículos a gás, pois os pioneiros veículos Scania começaram a circular em 2020. Conhecemos muito bem as exigências que o caminhão recebe no dia a dia e entendemos o que os clientes precisam”, conclui Alex Nucci.

Linha Scania a gás: seguros e viáveis

As pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro, cadeia sucroenergética e a do agronegócio. O biometano também pode ser gerado de restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano.

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.

Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

LEIA TAMBÉM:

Fotos: Divulgação

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..