O início de 2021 marca o lançamento do Acelerador Inteligente Scania, um opcional que soma mais 5% e eleva a 20% a economia de combustível da Nova Geração de caminhões em comparação à gama anterior. Veículos equipados com o acessório farão parte da linha 2021/2022, já estão disponíveis para compra na rede de concessionárias e serão entregues a partir de 1.º de agosto deste ano.
Os 20% de economia de combustível que a Nova Geração passa a alcançar é dividido da seguinte forma: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%) e os 5% do Acelerador Inteligente Scania. O Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, foi introduzido na linha 2020/2021 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.
Esta economia adicional de 5% do acelerador inteligente foi comprovada em testes de campo realizados com clientes em várias condições e operações distintas, nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizados caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6x4 e 6x2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros. Todo o resultado foi validado pela Engenharia Scania em mais de 500 mil km de demonstrações por topografias variadas e diversas regiões do país.
O Acelerador Inteligente Scania, ou controle de aceleração, está disponível para todos os modelos da Nova Geração, inclusive os fora de estrada. “A Nova Geração é a melhor máquina de economia de combustível da história da Scania. Com o acelerador inteligente subimos a um patamar que nos distancia ainda mais da concorrência. Com as margens do custo do transporte cada vez mais apertadas será um diferencial substancial na sustentabilidade do negócio. O cliente vai comprovar uma rentabilidade nunca antes vista no mercado”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Veículos a gás
Segundo Márcio Furlan, diretor de Marketing & Comunicação da Scania no Brasil, “se há cinco anos a gente falava em sustentabilidade no Brasil iria parecer que era um tema muito distante. Contudo, as empresas já reconhecem a sua real importância. Já temos 70 unidades de caminhões a gás vendidos e os números mostram que é uma excelente solução de eficiência. Temos sentido espontaneamente uma procura maior por parte dos embarcadores até por que querem desenvolver um transporte mais sustentável e eles seguem também objetivos globais. É bom lembrar que um conjunto de ações ajudam nessa logística sustentável como a eficiência energética, a conectividade, entre outros. Estamos satisfeitos e orgulhos com o ritmo que está sendo implantado.
As expectativas para a linha movida a gás natural e/ou biometano é de chegar a 200 caminhões vendidos em 2021. Recentemente, a empresa recebeu a encomenda de mais seis caminhões R 410 6×2 movidos a gás do Grupo Charrua, para tornar 100% sustentável a frota de uma das empresas do conglomerado, a Charrua Gás, que transporta este mesmo combustível. Estão nos planos comprar mais unidades alternativas ao diesel para a Transportadora Arco, também integrante do grupo.
A Charrua é a primeira companhia do Sul a comprar os veículos. A entrega está prevista para este primeiro trimestre para atender as demandas dos clientes no Rio Grande do Sul, como indústrias e postos de combustível. A Casa Scania Brasdiesel é a responsável pela negociação e por todo o suporte ao cliente.
“Receber as novas encomendas do Grupo Charrua e saber que a Charrua Gás teria a primeira frota 100% sustentável nos trouxe ainda mais certeza de que a nossa solução é a ideal para o mercado brasileiro. A retomada verde nos negócios aumentará ao longo dos próximos anos e o cliente encontra todo o apoio da solução completa pela Scania”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
“É uma grande satisfação sermos os primeiros a comprar no Sul. O gás é o futuro. Hoje, a Charrua Gás é a única empresa com operação de transporte de gás natural no Brasil que carrega gás com caminhão movido 100% ao combustível. Com os novos seis modelos tornamos a operação totalmente limpa”, afirma Flavio Aluísio Rudiger, diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!