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Scania apresenta na Fenatran 2024 caminhão elétrico, a biometano e biodiesel

Por Graziela Potenza em 16/10/2024 às 17:41
Scania apresenta na Fenatran 2024 caminhão elétrico, a biometano e biodiesel

A Scania antecipa seis caminhões que estarão no seu estande na Fenatran 2024, que será realizada de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Dentre os modelos que serão expostos estão confirmados: os lançamentos 30 G 4x2 (elétrico) e P 280 6x4 XT (‘Light Construction’), o semipesado P 280 6x2 (7 litros), 460 R 6x2 Super, 500 RH 6x4 Super B100 (100% biodiesel) e o G 460 6x2 (movido a gás/biometano). Além disso, a marca anuncia a incorporação de mais itens de série na linha rodoviária.

“As novidades da linha rodoviária 2025 acima de 420 cavalos de potência estão voltadas para segurança e conforto para o motorista”, diz Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.

Passam a integrar a lista de itens de série: o exclusivo airbag lateral de cortina, airbag frontal, geladeira e gaveteiro, volante com controle de multimídia e detalhes cromados, compartimentos externos dos dois lados da cabine ao lado das portas e farol de milha no teto da cabine.

No quesito segurança, os destaques são para os airbags - o frontal está integrado ao volante. O exclusivo airbag lateral de cortina é crucial em casos de tombamento, pois foi projetado para proteger a cabeça do motorista em caso de forte impacto.

Para o conforto interno do motorista, a fabricante sueca incluiu uma geladeira e um gaveteiro, o que propicia um ambiente ainda mais agradável na experiência de direção a bordo de um Scania. A área externa dos caminhões recebeu o farol de milha no teto para proporcionar maior segurança, principalmente, nas operações noturnas. Os outros itens adicionados são os compartimentos externos em ambos os lados do caminhão, tanto para o motorista quanto para o passageiro, que podem ser utilizados para o transporte de objetos pessoais ou ferramentas. 

Linha semipesada Scania

Os caminhões semipesados Scania equipados com a cabine P, já consolidados na configuração 8x2, contam agora com novas configurações nas trações 4x2 e 6x2. Equipado com motor de 7 litros, 6 cilindros em linha, tem duas potências: 250cv com torque de 1.100Nm (4x2) e 280cv com torque de 1.200Nm (4x2 e 6x2). São modelos que oferecem os maiores torques da categoria. Este motor é mais leve e econômico, tanto em consumo de combustível quanto em manutenção. 

Ideal para operações urbana e regional, a cabine P tem boa visibilidade e dirigibilidade, e inclui quatro pontos de suspensão de série, trazendo itens da linha rodoviária para um caminhão semipesado. 

A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, incluindo uma marcha Overdrive, permite aproveitar melhor a inércia, resultando em economia de combustível. A Scania é a única no mercado a oferecer essa funcionalidade com a caixa de transmissão G25. Os semipesados da marca são reconhecidos não apenas pela eficiência e robustez, mas também pelo conforto e eficiência operacional. 

O P 280 6x2 conta com suspensão a ar na traseira, permitindo ajustar a altura do baú em relação à doca para facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias. Além disso, a fabricante reduziu o peso da tara do caminhão em 600 quilos, desta forma foi possível aumentar a capacidade de carga em aproximadamente 7%. 

Linha Super movida 100% a biodiesel

Com foco na liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável, a Scania reafirma seu compromisso com a linha Super movida a 100% de biodiesel puro (B100). São duas configurações: 500 cavalos com 2.650Nm para o modelo 6x4, recomendado para composições de nove eixos, rodotrem e bitrem, e 460 cavalos com 2.500Nm para o modelo 6x2. A redução chega a até 77% nas emissões de CO2, do poço à roda.

Na Fenatran, o modelo B 100 exposto será o 500 RH 6x4 Super. Os motores foram desenvolvidos e homologados para operar com biodiesel e todo o sistema, incluindo vedações e elastômeros, foi redesenhado para garantir compatibilidade e durabilidade. 

Além disso, o sistema de pós-tratamento foi ajustado para atender os níveis de emissões exigidos para o uso de biodiesel. 

G 460 a gás e/ou biometano 

No segmento de caminhão a gás, além do 460 cavalos, a Scania anunciou, em abril, a chegada do 420 cavalos para substituir o 410cv. Em pouco tempo do lançamento, já foram vendidas quase 200 unidades do G 460 6x2. A autonomia superior de até 650 km permite atender a todos os segmentos do Agro. Com isso, a Scania eleva o transporte sustentável no Brasil a um novo patamar.

Em 2018, a Scania lançou a pioneira linha de caminhões movidos a gás natural (comprimido), liquefeito (gnl) e/ou biometano (100% sustentável), com início de vendas em 2019. A Scania ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, há os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos está expandindo para os interiores e Centro-Oeste. 

O biometano, de fonte de energia renovável e que pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar, pode reduzir em até 90% as emissões de gases. 

Ao adicionar as duas novas potências, de 460cv e 420cv, a Scania passa a atender ainda mais demandas dentro e fora de estrada, criar nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil e ampliar o leque de negócios. Os modelos poderão ser configurados nas trações 4x2, 6x2 e o 460 também na estreante 6x4. Na 4x2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6x2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos. O GH 460cv a gás chama muito a atenção pelos dois novos cilindros de gás, desta vez atrás da cabine. É o que a Scania chama popularmente de “conceito mochilão”. Além dos oito cilindros laterais tradicionais, foi ampliada a autonomia justamente com mais dois. Ele poderá percorrer até 650km, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento.

O GH 460 tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele faz parte da gama X-gas. 

A Scania inicia mais uma importante etapa da sua jornada de sustentabilidade no Brasil com o lançamento do seu primeiro caminhão elétrico. O 30 G tem autonomia de aproximadamente 250 km, vocação urbana e regional, versão cavalo mecânico 4x2 com 300 kw de potência (310cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66t. Além destas características, está equipado com dois pacotes de baterias (num total de 416kWh). A máquina elétrica EMC1-4 dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm. Ele será importado da Suécia e complementará a linha sustentável. Portanto, a Scania vai agregar mais uma matriz energética e não substituir nenhuma atualmente comercializada. O Scania 30 G já está na terceira geração de BEV (veículo elétrico a bateria).

Com a introdução do elétrico, o mix sustentável da Scania ficará desta forma: gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100.


“Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Sabemos que a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes de desenvolvimento em várias áreas, especialmente em infraestrutura, por isso acreditamos na multimodalidade com diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel. E essa multimodalidade passa pelo gás, biodiesel e elétrico. A Scania está estimulando e ajudando a desenvolver os corredores azuis (gás, gnl e biometano) e a cadeia do biometano para caminhões há 5 anos”, diz Montagna. 

Segundo o presidente, o transportador está em busca da solução ou soluções que melhor proporcionem resultados para atender a cada vez maior exigência dos embarcadores para cumprir suas metas de descarbonização com frotas de caminhões mais sustentáveis transferindo suas cargas.

“É um frete disputado hoje no mercado”, revela. “Por isso, estamos investindo pesado na melhoria contínua dos nossos produtos, serviços e na rede.” 

De acordo com Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, é importante lembrar que o cliente busca por soluções viáveis ‘Aqui e Agora’ e equilibradas ambiental e economicamente.


“As primeiras entregas do elétrico estão previstas a partir de janeiro de 2026. Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”, explica Nucci. 

Scania em aplicações mais leves na construção civil 

A Scania anuncia o P 280 6x4 XT, de 7 litros, como seu mais novo veículo na faixa de entrada no segmento off-road. O P 280 6x4 XT é vocacionado, principalmente, para atender as aplicações mais leves do setor da construção civil no trabalho como caçamba de 14 metros cúbicos, munck, caçamba roll-on e roll-out (o chamado sistema hidráulico ‘tipo gancho’) e bomba de concreto. Seu PBT técnico de 28,5 toneladas é o maior da categoria e sua capacidade máxima de tração (CMT) chega a 150t.


“Estamos completando o portfólio off-road e vamos buscar uma faixa em que as vendas podem chegar, dependendo do período, a até cerca de 10 mil unidades anuais. Trata-se de um mercado que consome caminhões com implementos basculante, betoneira e que circulam nas cidades ou mesmo no suporte às aplicações fora de estrada mais amplas”, diz Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.


“Ou seja, um produto que pode ir além da construção civil também sendo utilizado como veículo de apoio, comboio e lubrificante dentro das operações de cana, madeira e mineração”, complementa Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil. “Internamente batizado de ‘Light Construction’ ele foi especialmente projetado pela Scania para oferecer robustez, produtividade e eficiência. Seu propulsor tem 7 litros, 280 cavalos de potência e desenvolve um torque de 1.200Nm, o maior da categoria”, diz Arita.

O chassi reforçado com longarinas duplas assegura a robustez necessária ao novo caminhão XT até para operações mais pesadas, se necessárias, nos canteiros de obras.

“O Scania P 280 6x4 XT tem capacidade de 28,5 toneladas de peso bruto total (PBT) técnico, que é a maior da categoria de entrada dentre os concorrentes”, revela Arita. 

Essa capacidade de peso é distribuída por um boogie traseiro de 21 toneladas e no eixo dianteiro de 7,5 toneladas. A suspensão a mola – tanto na dianteira (3 (três lâminas) x 29mm) quanto na traseira (parabólicas de 4x 41mm) –, e o eixo RBP835, com redutor dos cubos e, amplamente utilizado em aplicações fora de estrada, principalmente em cana e madeira, garantem superior durabilidade e desempenho mais eficiente.

O P 280 6x4 traz as vantagens da cabine P, da Nova Geração Scania, e o pacote XT, que proporciona maior robustez para operações off-road. Integram os benefícios ao cliente grades no farol, retrovisores reforçados e um para-choque de aço de 180mm, que aguenta mais choques e batidas, e melhora os ângulos de ataque e de saída conforme se aumenta a altura da suspensão devido ao chassi ser mais elevado para o trabalho em terrenos irregulares. 

A caixa de transmissão é a G25, a mesma utilizada no modelo 460 R Super, de 14 marchas automatizadas, sendo uma Overdrive e uma super reduzida com relação de 20.8:1; ideal para situações extremas como borrachões (terrenos instáveis e arenosos que tendem a “frear” mais as rodas do caminhão) e atoleiros. Um fator que aumenta a eficiência nesses tipos de terrenos. 

Caminhão elétrico da Scania

O modelo dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm com relações de marcha de 18.60, 10.26, 5.02 e 2.77.

“Pensamos em cada detalhe para as aplicações no perfil atual do transporte brasileiro elétrico. Vamos começar as importações e ir amadurecendo com o mercado, clientes, rede e embarcadores, juntando toda a cadeia do transporte e o poder público”, comenta Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil. 

“Quando estivermos com os veículos elétricos rodando, vamos passar por um ciclo que é normal na indústria: de demonstrações, aprendizagem, avaliação das demandas dos clientes, análise do que mais poderemos complementar a linha dos produtos e a de acompanhar o desenvolvimento da infraestrutura no país. É uma jornada que não depende apenas da Scania.” 

Por falar na máquina elétrica Scania, a EMC1-4 (Electrical Machine Central), ela se posiciona entre as longarinas do chassi do caminhão e está ligada a um câmbio com quatro marchas, proporcionando um conjunto robusto com peso total de 350kg. O motor Scania tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seus custos de manutenção são similares aos motores de combustão interna. Há outra vantagem: quase nenhum ruído em ordem de marcha, o que aumenta de forma impressionante a suavidade na operação. Grande aliada neste quesito, a caixa de transmissão traz maior economia de energia e também melhor performance quando será necessário “vencer” algum ponto da topografia na rota. 

Baterias: capacidade total de 416kWh 

O Scania 30 G poderá ser equipado com dois pacotes de baterias de 208kWh cada, totalizando 416kWh, dos quais 312kWh são utilizáveis, ou seja, para garantir uma margem de segurança e aumentar a vida útil, assegurando uma autonomia de aproximadamente 250 Km. As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto.

“As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade energética, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar carga”, diz Arita. 

Um grande diferencial está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga pelo caminhão. O 30 G tem um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos.

“Isso possibilita que os veículos sejam carregados durante intervalos, por exemplo, como o horário de almoço do motorista, aumentando a produtividade”, conclui Rodrigo Arita. 

Scania anuncia ProDriver 

Com foco na capacitação profissional e na segurança nas estradas, permite economia de até 5% no consumo de combustível e estará disponível como um opcional dentro dos pacotes de conectividade. O ProDriver utiliza as informações do já consolidado sistema de Avaliação de Motoristas da Scania para identificar os aspectos deficitários na habilidade de cada um dos condutores, e com isso gerar uma trilha de aprendizagem para elevar seus perfis de condução. Aliando estratégias de gamificação a uma interface descontraída e amigável, são atribuídas recompensas virtuais aos motoristas para estimular o engajamento à medida em que evoluem suas habilidades. Com o novo aplicativo, a fabricante sueca reforça seu compromisso em oferecer o maior e mais completo portfólio de serviços do mercado, aliando inovação e sustentabilidade para otimizar a operação das frotas de caminhões. 

Atuando como um coaching digital para os motoristas, o ProDriver está disponível em duas plataformas: um aplicativo para motoristas e um portal para gestores de frotas. Enquanto o motorista acompanha suas notas individuais e lições a cumprir, o gestor acessa as avaliações gerais de suas equipes, comparando os desempenhos e incentivando as melhorias individuais. O cliente poderá acompanhar um ranking para motivar uma competição saudável entre os seus motoristas com base no desempenho conquistado. 

Segundo Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil, a nova ferramenta chega para que o cliente possa elevar ainda mais o nível de eficiência de suas operações,


“Como estamos sempre próximos dos nossos clientes e entendemos a realidade dos seus negócios, sabemos que uma das principais dores do transportador brasileiro é a falta de mão de obra qualificada. Portanto, seguindo a nossa jornada de inovação e melhoria contínua, com o ProDriver daremos mais um passo no sentido apoiar na capacitação e desenvolvimento dos motoristas”, acrescenta Valiate. 

Serviços Scania PRO

O “guarda-chuva” de benefícios está sedimentado em quatro pilares: Serviços Conectados, Planos de Manutenção, Serviços para o Motorista e Torre de Controle (Control Tower). 

Os Serviços Conectados agregam ao cliente uma visão gerencial de sua frota, mediante ferramentas como o portal My Scania, o FIT (Ferramenta de Inteligência de Frota), o Scania Zone, e a solução Data Access, que permite a integração por meio de APIs que conectam os dados dos veículos a outros sistemas do cliente. 

Já os serviços para o condutor são compostos pela ferramenta de Avaliação de Motoristas que eleva a qualidade da condução, o App do Motorista (Driver App) que permite acompanhamento das oportunidades de melhoria na condução individualmente por cada motorista, e os treinamentos profissionais com Master Driver, os motoristas especialistas da Scania.

Por fim, a Torre de Controle (Control Tower) faz uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania, buscando sempre uma redução do tempo de parada dos veículos. O Scania PRO tem por objetivo ofertar um serviço de simples entendimento das vantagens que o cliente terá durante a vigência do contrato. Pretende ser ainda mais proativo, profissional e personalizado para a frota rodar mais, e, consequentemente, atingir a máxima disponibilidade na operação. É uma evolução para uma nova era de gestão de disponibilidade e transformação de serviços genéricos em soluções ainda mais personalizadas. 

As modalidades dos Serviços Scania PRO visando atender as necessidades de diferentes perfis de clientes, o Scania PRO está disponível em 3 versões, sendo elas: o PRO Premium, que contempla manutenções corretivas, preventivas e itens de desgaste; o PRO Personal, contemplando as manutenções preventivas; e o PRO Control, a inteligência para gestão da manutenção Scania. Além disso, fazem parte da solução as modalidades dos Planos Flexíveis e Periódicos, uma rede de concessionárias extremamente preparada e uma equipe técnica capacitada, distribuída em mais de 200 pontos de atendimento pelo Brasil, para fazer a diferença no dia a dia do operador urbano ou rodoviário. 

Conectividade

Os Serviços Conectados Scania atualmente contam com mais de 84 mil veículos conectados no Brasil, sendo 4 mil ônibus, estão disponíveis em quatro opções de pacotes ao cliente. O pacote Análise, oferecido gratuitamente por 10 anos para veículos novos, que dispõe de relatórios de performance da frota e planejamento de serviços. 

Para os clientes que buscam dar o próximo passo na jornada da gestão de frota, o pacote Avaliação do Motorista é uma solução intermediária que adicionalmente ao anterior, contempla o exclusivo método de avaliação e feedback aos motoristas, sendo, uma ferramenta essencial focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução. Já para clientes que buscam atingir a máxima performance por meio da gestão em tempo real de suas frotas, o pacote Desempenho traz o que há de melhor no mercado, permitindo além das funções mencionadas nos demais pacotes, acompanhamento da localização de seus equipamentos, alertas de falhas, controle por cercas virtuais, relatórios de desempenho tanto do veículo como da condução de cada motorista, individualmente. 

Por fim, o pacote Data Access, como o próprio nome já diz, permite que os clientes acessem diretamente os dados de operação de seus veículos para realizar análises mais específicas ou combinar dados de equipamentos de outros fabricantes. Será possível até mesmo incorporar as informações da Scania dentro de outros sistemas utilizados pelos clientes, como por exemplo um ERP, responsável por centralizar a gestão de processos e indicadores operacionais. Todas as funcionalidades estão disponíveis no portal My Scania, um ambiente para acesso às informações e gestão da frota para todos os clientes Scania que possuem veículos conectados. 

Scania Zone 

A ferramenta atua de forma única no mercado, podendo controlar diretamente a velocidade dos veículos, a partir do limite definido pelo cliente por meio do portal My Scania. Os limites de velocidade são configurados via portal pelo próprio cliente, a qualquer momento e de forma bem simples, indicando trechos de risco da sua operação por meio de cercas virtuais. 

O Scania Zone pode agir de duas maneiras no veículo ao entrar em uma região predeterminada. A primeira, definida como informativo, gera um aviso no painel ao motorista, e a segunda, chamada ajuste automático, entra em vigor limitando a atuação do pedal do acelerador – imediatamente – sem qualquer tipo de interferência do condutor. Ao entrar no perímetro definido, o veículo avisa ao motorista sobre o limite a ser seguido naquele trecho e aciona um mecanismo de ‘trava’ de aceleração. O grande diferencial está em controlar a velocidade em trechos críticos de maneira simples, rápida e de total controle do gestor de frota para a maior segurança. 

Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frota, na tradução do inglês)

A ferramenta que permite ao cliente mensurar o potencial de economia de sua frota, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais dos mais de 84 mil veículos conectados da marca no Brasil. Ele mede o desempenho da frota e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas. Toda essa análise resulta em uma avaliação geral da frota, classificando a eficiência de A a E.

Fotos: divulgação

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