Na feira Elmia, na Suécia, a Scania apresentou as suas mais recentes novidades das caixas de velocidades da série G para o Scania Opticruise. O robusto recém-chegado – chamado G38 – foi especialmente desenvolvido para trabalhar em conjunto com o V8 mais potente da Scania, a lenda topo de gama de 3.700 Nm, 16 litros e 770 cv. Juntos, eles oferecem tudo, desde economia de combustível e peso até um passeio suave e ótima capacidade de partida.
O G38 é a modernidade mais recente das caixas de câmbio da série G que foi introduzida pela primeira vez em 2019 (com o G33). É feito sob medida para lidar com o enorme torque que o V8 de 770 cv da Scania é capaz de produzir. Apesar de ser capaz de lidar com até 3.800 Nm de torque, ele apresenta as mesmas dimensões e peso do G33.
"Trata-se basicamente de metalurgia, escolhendo qualidades de aço mais extremas e aplicando tecnologias como polimento de engrenagem e jateamento para aumentar o endurecimento e a durabilidade de certos componentes vitais", diz Mats Henriksson, Engenheiro de Desenvolvimento da Scania R&D. "Também adicionámos canais de óleo adicionais para as peças mais cruciais, mas isso é tudo – o design básico da série G é muito robusto por si só".
As caixas de engrenagens da série G são normalmente 60-70 kg mais leves do que as caixas de engrenagens que estão substituindo, principalmente devido às carcaças totalmente em alumínio e dimensões gerais menores. Outra conquista importante é a redução do ruído, um pré-requisito para atender às regulamentações futuras. As mudanças de marcha nessas caixas de câmbio manuais automatizadas são feitas por atuadores pneumáticos. Ao usar freios de eixo, os engenheiros da Scania conseguiram reduzir o número de sincronizações, espaço que é usado para engrenagens mais largas.
As caixas de câmbio da série G também podem ser encomendadas como versões HD (Heavy Duty) e o G38 não é exceção. Como um G38CH, ele virá com uma roda dentada planetária mais larga para adicionar ainda mais robustez. Aumenta a capacidade de lidar com alto torque no eixo da hélice também nas condições de estrada mais exigentes (normalmente onde não há "estradas").
A caixa de câmbio G38 é mais curta do que a caixa de câmbio Scania mais comum para o mesmo tipo de operação atualmente, GRSO926. Uma certa diferença entre eles é que o G38 tem apenas uma limitação de torque embutida: apenas 100 Nm de potência do motor são cortados em um determinado ponto de marcha e rpm, algo que o motorista dificilmente notará. O G38 oferece 14 marchas à frente, incluindo uma super esteira e uma marcha direta, e a oportunidade de especificar até 8 marchas para marcha à ré.
Fonte e fotos: Scania Group (tradução)
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