21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Scania chega à marca de 500 mil caminhões produzidos no Brasil

Por Equipe RC em 24/05/2024 às 14:34
Scania chega à marca de 500 mil caminhões produzidos no Brasil

No período de quase sete décadas, montadora sueca fabricou em sua planta de São Bernardo do Campo (SP) 500 mil caminhões; trajetória no país reflete aposta em pessoas, cadeia de valor e soluções para clientes; veículo será ‘sorteado’ no dia 2 de Julho pelo Scania Consórcio, uma forma especial de prestigiar os clientes 

Presente no Brasil desde 1957, naquela época no bairro do Ipiranga, em São Paulo, a Scania bateu o marco histórico de 500 mil caminhões fabricados no país. Atualmente em São Bernardo do Campo (SP), para onde se mudou cinco anos após aportar no Brasil, em 1962, a montadora sueca conta com uma unidade de produção com capacidade anual de 30 mil veículos e quase 6 mil colaboradores.

“Dobramos o nosso tamanho nos últimos 20 anos, seguindo em uma jornada de investimento contínuo, em clara demonstração da importância do mercado brasileiro para a Scania”, diz Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para América Latina.

“Neste período fomos bem-sucedidos porque provamos qualidade em nossa oferta de valor, responsabilidade na forma que fazemos negócios e, claro, porque construímos relações de confiança com nossos colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade”, completa. “O número 500 mil é emblemático e traduz uma trajetória de dedicação de muitas pessoas.”

Abrigando a primeira planta da Scania fora da Europa, o Brasil se tornou também um hub industrial de exportação. Cinquenta e dois países já receberam produtos a partir do Porto de Santos (SP). Em 214 mil metros quadrados de área construída, ocorrem o processo de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, usinagem e montagem de eixos e caixa de câmbio e a montagem de caminhões e chassis de ônibus.

“Para essa engrenagem funcionar, nossa prioridade ao longo dos anos foi manter o parque fabril atualizado com o que há de melhor em talentos e tecnologia”, conta Podgorski.

Transformações contínuas 

A maior e mais recente mudança no processo produtivo e instalações aconteceu em 2018 com a introdução da Nova Geração de Caminhões Scania. “Trabalhamos em um sistema global de produção, isso significa que um Scania é um Scania em qualquer lugar do mundo. Dois anos após lançado na Europa, implantamos a mesma linha em São Bernardo do Campo”. Esse é um dos motivos que a montadora consegue exportar seus produtos. Atualmente são 30 mercados, sendo liderados pelo México, Chile, Argentina e África do Sul.   

No caminho para substituição de tecnologias capazes de descarbonizar o ecossistema de transporte e logística, nos últimos anos, a montadora apostou na solução do gás e no biometano, além disso, entregou uma fábrica de trem de força totalmente renovada em 2023. “Podemos dizer que oferecemos soluções completas em logística sustentável, guiados pelas tendências da indústria e da sociedade, pela busca constante por qualidade e eficiência, sempre antecipando às necessidades dos clientes”, afirma Podgorski. 

O ciclo de investimento anunciado em 2021, e que se conclui em 2024, também contemplou inciativas de sustentabilidade para o uso mais eficiente dos recursos naturais na planta.

“Somos a primeira fabricante de pesados a sermos cosignatários do Science Based Targets, ou seja, temos metas como compromisso e no Escopo 1 e 2 – emissões da nossa própria operação – chegamos a uma redução dos Gases de Efeito Estuda da ordem de 42% globalmente”.

Muitas atividades foram feitas neste período, entre elas a implantação de uma Estação de Tratamento de Efluentes nas instalações industriais, além de outros projetos.

Um “Scania” inesquecível  

“Escolhemos uma forma especial de premiar um cliente com um caminhão histórico: uma promoção via Scania Consórcio, com 200 cotas, em que um dos compradores vai ganhar num sorteio, simplesmente, o caminhão 500 mil”, afirma Martin Sörensson, Presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil. O sorteio será no dia 2 de Julho de 2024, data em que a Scania vai celebrar seus 67 anos de presença no Brasil.

O caminhão 500K é um modelo 460 R Super 6x2, com pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio. No interior da Cabine Highline, o acabamento é de alto luxo com geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de sete polegadas. Nas tecnologias embarcadas estão o Actcruise (piloto automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e freio de cabeçote CRB, de série na gama Super, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar (350Kw). No pacote de soluções de serviços, o cliente ganhará o Scania Pro Control por três anos, possibilitando mais conectividade.

500 mil histórias para contar 

A jornada para chegar ao meio milhão de caminhões produzidos teve várias fases. Albano Figueiredo é um dos mais antigos colaboradores da montadora e acompanhou praticamente todas elas, com 51 anos de casa. Ele conta que para chegar aos 100 mil caminhões foram 39 anos, já os 200 mil, batidos em 2007, bastaram 11 anos. Este ciclo caiu para 6 anos nos 300 mil, assim permanecendo nos 400 mil, marca batida em 2019. Agora, foram apenas 5 anos para superar o marco de meio milhão. 

Ele conta também que a fábrica mudou muito ao longo do tempo. E relembra dos primeiros caminhões, apelidados de “Jacaré”, que até hoje tem o carinho dos colecionadores e fãs da marca. Alguns tão entusiastas a ponto de pedir um caminhão emprestado para a noiva chegar para seu casamento em um Scania. “Eu arrumei um caminhão zero para ele, o Josenildo, funcionário aqui, e no dia ela foi para a igreja a bordo do veículo”, relata. 

Aliás, vários colaboradores se conheceram, namoraram e se casaram trabalhando na Scania. Um episódio curioso foi o caso do Leandro Martins e da Fabiana Lopes. Eles se conheceram no fretado que os levava à fábrica e quando decidiram se casar, fizeram as fotos do pré-ensaio na Scania. Se fosse hoje, poderiam fazer as imagens com o caminhão 500K.

LEIA TAMBÉM:

Fotos: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..