Este mês, a Scania entregou o maior caminhão elétrico da Noruega à pedreira de calcário Verdalskalk em Verdal, Noruega. Com um peso total de 66 toneladas, transportará anualmente cerca de 120.000 toneladas de cal da pedreira para o porto para embarque. O consumo anterior de combustíveis fósseis na rota será reduzido em 58.800 litros e as emissões de CO2 em 156 toneladas.
"Estamos muito orgulhosos de sermos pioneiros nesta área", diz Ketil Aksnes, da Verdalskalk. "Com o novo caminhão em operação, isso também significará menos ruído para os moradores ao longo de nossa rota de transporte de 20 quilômetros".
Pioneiros do transporte pesado com energia elétrica
O caminhão, um P 45 com três eixos e capacidade de bateria de 300 kWh, faz parte do programa Pilot Partner da Scania – uma colaboração com clientes selecionados em soluções de transporte elétrico ainda não introduzidas no mercado. "A Scania já tem uma série de veículos pesados com diferentes soluções de desenvolvimento em curso, mas este é o primeiro que estamos a colocar em operação na Noruega", afirma Tony Sandberg, diretor de Pilot Partner da Scania.
A configuração para a Verdalskalk é a primeira entrega no mais pesado dos segmentos de caminhões, com um peso total de 66 toneladas. Já existem mais de 100 caminhões Scania elétricos nas estradas norueguesas.
Longa parceria
"Com uma colaboração longa e confiável com a Verdalskalk, veio naturalmente contatá-los para oferecer uma oportunidade de testar um caminhão elétrico para suas necessidades de transporte. A Verdalskalk sempre nos desafiou a encontrar soluções boas e alternativas, e a reduzir as emissões estão na agenda há muitos anos", diz Rune Wuttudal da Scania na Noruega.
O caminhão será carregado nas instalações da Verdalskalk, no porto, e será mantido na oficina da Norsk Scania em Verdal, com a qual o gerente Distrital, Annar Indahl, está muito satisfeito. Os técnicos de serviço participaram de um curso sobre o novo produto, e o equipamento necessário está no lugar, então ele se sente confiante de que eles agora gerenciarão a tecnologia de amanhã. "Estamos muito orgulhosos de ter essa oportunidade e estamos ansiosos para começar e ganhar experiência com caminhões elétricos para esse transporte pesado", diz Annar Indahl.
Fonte e fotos: Scania Group
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!