A Scania realizou recentemente evento na cidade de Itu, interior de São Paulo, mostrando que o transporte sustentável é a sua vocação. Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, comentou que a expectativa da empresa para 2020 é de crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação. Seguindo essa previsão, Silvio Munhoz, diretor Comercial da Scania no Brasil acrescentou: "o mercado de caminhões em que nós atuamos, acima de 16t (semipesados e pesados), deverá crescer entre 10% e 15% na comparação com 2019. O Brasil é o primeiro mercado para o Grupo. Em 2019, as vendas cresceram 58%, enquanto o mercado total aumentou 48%.
Dentro da linha de sustentabilidade, os destaques foram os combustíveis alternativos onde as usinas Cocal e São Martinho e as empresas como Unilever, AmBev, Coca-Cola e Loreal já começaram a apostar nos combustíveis alternativos como a utilização do modelo R 410 movido a gás. Para se ter uma ideia, um tanque de GNL, gás natural liquefeito, tem mais energia que um tanque de gás comprimido, o gás natural veicular. Quando o tema é autonomia: o gás natural liquefeito é de 450 quilômetros, já o liquefeito, na mesma operação, chega a 1.100 quilômetros.
Roberto Barral comentou: "neste ano, temos que continuar nossa jornada da sustentabilidade que com as tecnologias de motores a gás e/ou biometano com as entregas dos caminhões a partir de abril.
Quando questionado se as empresas também têm motoristas profissionais sustentáveis? A resposta foi unânime: É muito importante também que os profissionais do volante estejam com essa consciência. Para tal, as empresas estão investindo em treinamento para esses importantes motoristas que representam a empresa na hora de uma entrega, lidam com todas essas tecnologias, objetivando obter o melhor rendimento na operação.
No final do evento, Márcio Furlan, diretor de Marketing e Comunicação da Scania, fez um breve balanço: "dentro dessa proposta de um transporte mais sustentável, a Scania é protagonista em termos de inspirar a toda a cadeia de transporte, a falar e ter mais informações sobre o assunto. Mundialmente também está tendo essa discussão de ter um transporte sustentável e ao mesmo tempo rentável. A Scania acaba sendo um agente transformador nesse processo. Aqui reunimos embarcadores, transportadores, opinião pública, especialistas da área do meio ambiente que levantaram pontos importantes. Fiquei muito satisfeito e vamos dar continuidade a essa jornada".
Durante evento foi lembrado que, a exemplo da Europa, onde caminhões com combustíveis alternativos não pagam pedágio, o transportador brasileiro também deveria ganhar incentivos para investir em veículos sustentáveis.
A Scania também apoio o projeto SOS Mata Atlântica. O acordo consiste no plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para compensar uma parte do CO2 gerado
pelo processo produtivo da empresa em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O local escolhido recebeu o nome de "Floresta Scania", e está localizado nas margens da rodovia Dutra em frente ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida (SP).
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!