A empresa de apoio da Axfood, Dagab, expandiu os seus transportes diários de alimentos com veículos elétricos. Atualmente, a Dagab utiliza todos os caminhões pesados elétricos e híbridos em Estocolmo. Para além destes, será utilizado um caminhão elétrico de 64 toneladas para o transporte de mercadorias na região de Gotemburgo.
A Scania e a Dagab têm uma estreita parceria que remonta a vários anos, cujo objetivo visa desenvolver uma frota que possa ser gerida sem combustíveis fósseis. A Dagab foi pioneira na Suécia em 2021 a utilizar nas suas operações um caminhão elétrico pesado Scania. Agora esta parceria foi alargada, quando foi posto em funcionamento um caminhão elétrico de 64 toneladas para o transporte de alimentos - o primeiro do seu género - em Gotemburgo. O novo caminhão elétrico mostra como a Scania fornece tecnologia inteligente para o transporte eletrificado de alimentos refrigerados e congelados.
As infraestruturas de carregamento são uma componente vital para os transportes pesados, sendo que a Scania e a Dagab têm uma forte parceria também dentro desta área. O seu novo caminhão será carregado com eletricidade verde. Ao planear e carregar rapidamente, o objetivo deste caminhão é operar mais do que os outros veículos da empresa durante pelo menos dois turnos diários, fazendo entregas com grande qualidade, disponibilidade e eficiência. Isto significa uma redução significativa do impacto climático e ambiental num percurso diário de 300-450 km. Com um terceiro turno, o impacto no clima será ainda menor.
“A transição para a eletrificação é complexa. A tecnologia e os veículos elétricos existem, mas serão tomadas medidas maiores e mais rápidas com vista ao desenvolvimento de soluções inteligentes na cidade em matéria de infraestruturas de carregamento reais. Na Scania, fazemos pressão para permitir que mais empresas façam o que a Dagab está a fazer", referiu Fredrik Allard, responsável pela E-mobilidade da Scania.
Os transportes elétricos pesados e os transportes de alimentos refrigerados são um desafio no que diz respeito a tecnologia, uma vez que são necessárias interfaces compatíveis entre tomadas elétricas para controlo da temperatura e uma integração inteligente com vista a minimizar o consumo de energia, tanto para o caminhão como para o reboque.
“Para ter transportes de alimentos sem combustíveis fósseis, é necessário reduzir o impacto climático dos nossos veículos. Atualmente, quando utilizamos um caminhão elétrico desta dimensão, fazemos uma diferença efetiva e reduzimos as nossas emissões. Este é mais um passo na direção dos transportes totalmente livres de combustíveis fósseis e de operações com zero emissões, o mais tardar até 2030”, afirmou Helena Blom, diretora de Transportes da Dagab.
O camião elétrico começará a funcionar a partir do verão de 2022.
– "Esperamos mostrá-lo na feira dos camiões em Elmia até ao final de agosto", referiu Krister Kjellström, Diretor de Veículos da Dagab.
Fonte e foto: Scania Portugal
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