Vendas de programas de manutenção crescerão 29% e rede ganhará 15 pontos de atendimento
Para este ano, a área de Serviços pretende garantir ainda mais disponibilidade e atendimento rápido nas Casas Scania. Um dos objetivos está em aumentar a fidelização da carteira, pois a combinação de plano de manutenção e conectividade Scania propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% com combustível. A empresa tem a expectativa de 2022 se tornar o melhor ano de Serviços da história. Atingir os resultados esperados -- dentre os quais acréscimo de 29% nas vendas do Programa de Manutenção Scania (PMS) e de 27% no portfólio (carteira de planos ativos) -- significa superar justamente 2021. Além disso, a rede de concessionárias terá uma expansão de mais 15 pontos de atendimentos e suas equipes estarão ao lado dos clientes no total apoio para a chegada das linhas de caminhões e ônibus Euro 6 ou Proconve P8.
Marcelo Montanha, diretor de Serviços, acredita no novo ano recorde em muitos indicadores. “Em 2022, as duas principais metas serão preparar a rede para a chegada da Euro 6 e superar o exercício passado, o melhor da história da marca em Serviços, possibilitando ainda mais disponibilidade, atendimento rápido nas Casas Scania e rentabilidade ao cliente”, revela o diretor de Serviços no Brasil, que tem mais objetivos em sua mesa. “Em 2022, pretendemos seguir a jornada de evolução e chegar a quase 70 mil veículos conectados, alta superior a 30%, inaugurar 15 pontos de atendimentos, continuar a padronização e digitalização da rede com novas tecnologias e elevar a participação de programas de manutenção nos veículos novos de 55% para 65%, sendo 70% deste total de planos flexíveis.”
Marcelo Montanha, diretor de Serviços
“Vamos comemorar 65 anos de Brasil com novidades para suportar ainda mais os clientes em toda a operação. Queremos crescer na fidelização da carteira, pois nossa combinação de plano de manutenção e conectividade propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% com combustível. Nossos serviços atingem a cada ano mais maturidade na gestão dos clientes e seguiremos capitalizando valor para eles”, afirma Montanha. Após dois anos de pandemia, o executivo atesta que o cliente faz ainda mais contas e baseado nos índices acima vê na prática a diferença de usar a concessionária e ter plano de manutenção contratado. "Os
clientes estão refletindo sobre qual tipo de gestão traz a máxima disponibilidade da frota. As soluções Scania têm sido muito bem aceitas, especialmente o PMS Premium Flexível Uptime, lançado em julho, o mais completo serviço já disponibilizado no país.”
De fato, os programas de manutenção Scania vêm sendo um sucesso absoluto a cada ano. Na projeção para 2022, de aumento das vendas de PMS em 29%, o salto será de 11,6 mil para 15 mil planos. Já o portfólio (carteira de planos ativos) deverá crescer 27% e subir de 22,6 mil para 28,8 mil.
No topo dos serviços, em 2021, os Programas de Manutenção Scania Premium Flexível, que se tornaram Premium Flexível Uptime, cresceram 32% (de 3,7 mil para 4,9 mil) e representaram 21% do portfólio total. O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 70% do portfólio (de 15,8 mil para 23,3 mil). “O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que aumenta a rentabilidade da operação. O cliente só paga pelo que rodou e faz a manutenção na hora certa”, finaliza Montanha.
Fotos: divulgação
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