No ano passado, o setor de caminhões e ônibus teve um ano mais favorável. Para se ter uma ideia, foram emplacadas 128,7 mil unidades no período acumulado de 2021, representando alta de 43,5% em comparação a 2020.
Somente no mês de dezembro, a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registrou 11,9 mil unidades emplacadas. De acordo com Marco Saltini, vice-Presidente da Anfavea, “foi o melhor resultado desde agosto de 2021 e o melhor resultado em dezembro desde 2014.”
Marco Saltini destaca um ponto importante: “51% dos licenciamentos de 2021 foram de caminhões pesados e se a gente somar os pesados e os semipesados, por exemplo, vai para 76% desse mercado. Isto mostra a força do agronegócio, para o setor de caminhões. Também tiveram destaques o de mineração e o e-commerce.
Considerando as projeções de caminhões licenciados para 2022, a Anfavea estima a marca de 157 mil veículos pesados.
O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, ressaltou que o crescimento poderia ser ainda melhor porque a nossa carga tributária é absurdamente alta. Nós entendemos que a tributação do IPI é absurda e, se a gente o eliminasse, isso seria uma alavanca para trabalharmos no setor".
No cenário econômico e desafios estão:
Premissas
Desafios
Foto: divulgação
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