O seguro internacional de cargas é fundamental para empresas que trabalham com exportação ou importação de produtos.
Infelizmente, a perda de uma mercadoria pode causar um prejuízo enorme para uma corporação, principalmente se for ao exterior, e o seguro internacional serve para amenizar os danos financeiros em caso de qualquer sinistro.
Quer entender mais como funciona? Continue lendo esse artigo!
O que é o seguro internacional de cargas?
O seguro internacional de cargas é uma proteção contra possíveis sinistros contra a mercadoria importada ou exportada do exterior.
Quando importada, a função do seguro é proteger contra possíveis prejuízos da compra e exportação, serve para garantir a segurança de entrega do produto ao comprador.
Entre os sinistros, podemos citar:
- Roubo de carga;
- Acidente com o veículo;
- Transbordo;
- entre outros;
Tipos de cobertura de seguro de transporte internacional de cargas
No geral, existem três tipos de cobertura de seguro de transporte internacional. São elas:
- A: cobre prejuízos externos, como o roubo da carga.
- B: cobre danos parciais do produto decorrentes de acidente com o veículo transportador.
- C: cobre perdas totais da mercadoria decorrentes de acidente com o veículo transportador.
Adicionais
Além dessas coberturas tradicionais, você pode adicionar mais algumas ao seu seguro conforme sua necessidade. Alguns exemplos de coberturas são: riscos graves, riscos de guerra, transbordo e desvio de rota, entre outros.
Existem seguros obrigatórios no transporte internacional?
Sim! Quando falamos de seguros internacionais, temos dois: o do veículo de transporte (um navio, por exemplo) e o da carga. A proteção para mercadoria é recomendada, mas não é obrigatório. Já o seguro para o veículo é obrigatório para os donos do meio de transporte.
Nesse caso, o seguro varia conforme o tipo de veículo — pode ser navio, caminhão, avião, entre outros. Existem dois obrigatórios:
- RCTA-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Armador de Cargas): obrigatório para transportes marítimos nacionais ou internacionais.
- RCTR-VI (Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional): obrigatório para transporte entre países do Mercosul.
Como contratar um seguro de transporte internacional de cargas?
Antes de contratar um seguro de transporte internacional de cargas, o ideal é avaliar os riscos envolvidos na viagem para contratar a proteção que melhor atenda às suas necessidades.
Em seguida, é importante procurar uma boa seguradora para poder fazer sua apólice. De preferência, escolha uma com boa experiência no mercado e ótimos feedbacks dos clientes.
Quanto custa um seguro de transporte internacional de cargas?
O custo de um seguro depende das coberturas que sua empresa vai precisar, além de outros fatores variáveis para cada transportadora, como: destino da carga, perecibilidade da mercadoria, entre outros. Além disso, há o acréscimo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Então, é importante procurar orçar com uma seguradora para ter uma base melhor de preço.
O seguro de transporte internacional de cargas pode ser um custo inicial, mas acredite: o preço de arriscar, sem dúvidas, é muito maior.
Fonte e foto: Um Tudo Só Comunicação/divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!