A sinalização viária é definida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como função primordial ordenar e/ou conduzir o trânsito de veículos e pedestres ao longo das vias. Ela tem o papel de orientar os condutores de forma clara, precisa e confiável quanto às regras de circulação ou indicação de destino e de alertá-los quanto à existência de perigos à frente.
Com isso, a mensagem transmitida pela sinalização deve ser padronizada e suficiente para que o condutor tenha tempo de assimilar a informação e reagir. Desta forma, ela é essencial para aumentar a segurança na circulação da via e reduzir acidentes.
Contudo, a Pesquisa CNT de Rodovias mostrou que ainda há muito a ser aprimorado em relação às condições da sinalização brasileira. Dos 109.103 quilômetros pesquisados, 58,9% (64.221 quilômetros) foram avaliados como Regular, Ruim ou Péssimo, conforme classificação apresentada na Tabela 5 e no Gráfico 10 (abaixo).
Foram avaliados positivamente 44.882 quilômetros – 41,1% da extensão pesquisada –, sendo que 12,7% (13.895 quilômetros) foram avaliados como Ótimo e 28,4%, como Bom (30.987 quilômetros).
Fonte e gráficos: Pesquisa CNT de Rodovias
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!