Vamos conhecer um pouco mais sobre esse importante sistema que traz segurança e muito mais durante a rodagem.
“O sistema de suspensão pode ser definido como o sistema responsável pela estabilidade de um veículo. Como principal função, a suspensão precisa absorver, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo, protegendo e dando conforto para motorista e carga, além de garantir que as rodas se mantenham sempre no solo garantindo a segurança durante a rodagem”, Segundo Rodrigo dos Santos Fantinel, o gerente-Geral da Suspensys.
De acordo com Jair Silva, gerente de Serviços e Qualidade da Nakata, esse sistema é composto por diversos elementos flexíveis, sendo que os principais e mais conhecidos são os amortecedores, molas, pivôs e barra estabilizadora. Todos eles atuam em conjunto para realizar o mesmo objetivo — que é, basicamente, promover conforto aos passageiros e dar estabilidade e segurança ao veículo.
Rodrigo dos Santos Fantinel, o gerente-Geral da Suspensys, explica que "existem cuidados que aumentam a vida útil de um sistema de suspensão. Durante o desenvolvimento do sistema de suspensão, todos os componentes são submetidos a severos testes de durabilidade que representam a vida útil de cada componente nas aplicações veiculares.
Durante esta bateria de testes, determina-se a periodicidade de manutenção dos componentes da suspensão, buscando que sua vida útil seja a maior possível. Desta forma, respeitar o plano de manutenção faz com que a vida útil dos componentes do sistema forneçam ao cliente a maior durabilidade do produto com qualidade e segurança. Ou seja, o plano de revisões e manutenção demanda muito estudo, portanto deve ser seguido.”
Tecnologias
A Suspensys é líder no mercado de suspensões para implementos rodoviários, caminhões e ônibus, sendo reconhecida pelo mercado como a melhor solução. Uma tecnologia que vem conquistando espaço no mercado são as suspensões a ar, tanto para implementos rodoviários quanto para caminhões e ônibus.
Uma das principais vantagens da suspensão a ar na aplicação em veículos comerciais é que este sistema mantém sua capacidade de absorver as irregularidades da estrada praticamente constante em uma ampla faixa de carga, proporcionando maior conforto durante a operação, conforto à carga, estabilidade e qualidade de rodagem.”, explica Rodrigo dos Santos Fantinel.
A tendência do conceito de suspensão a ar mostra que o mesmo deve ganhar espaço nas aplicações de veículos comerciais, pois os benefícios que esta solução proporciona ao cliente faz que com esta solução se justifique com redução do TCO (total cost of ownership) para determinadas aplicações, além de ser uma tendência global.
Este conceito também é uma solução amigável para as estradas, pois além de proteger o veículo, protege o pavimento. Este modelo de suspensão também já está alinhada tecnicamente com algumas legislações que estão por vir nos próximos anos como, por exemplo, o controle de estabilidade veicular, que necessita de uma série de informações para atuar de maneira eficiente, sendo que a suspensão a ar possui tecnologia para fornecer este nível de informação.
Jair Silva, gerente de Serviços e Qualidade da Nakata, salienta que a tendência é cada vez mais utilizar a eletrônica para auxiliar os motoristas em termos de segurança e conforto, alguns modelos de veículo já saem de fábrica equipados com ACC (adaptive cruize control) esse sistema, entre outras funções corrige o veículo na faixa de rolagem e freia automaticamente quando detectado algum obstáculo.?
Para os amortecedores, a tendência é o amortecedor “inteligente”. Esse produto consegue corrigir eventuais desníveis suavizando a direção de veículo em pavimentos irregulares e curvas tornando a dirigibilidade muito agradável e segura.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!