Chat com motorista e rastreamento da entrega são algumas das citadas pela RoutEasy, logtech que oferece soluções logísticas para e-commerces e varejo
Segundo uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, totalizando 22,2% das compras totais no ano de 2022 e com expectativa de crescimento de 20,73% ao ano entre 2022 e 2025. O país se destaca no segmento, apresentando a média duas vezes maior do que o restante do mundo.
Pensando nesse cenário, a logística se torna essencial para que as empresas se adaptem da melhor maneira ao mundo virtual e, consequentemente, fidelizem seus consumidores. Inserida no setor, a RoutEasy é uma logtech que oferece soluções 360 no setor de logística. A logtech utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas para seus mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina nas áreas de e-commerce e varejo.
Pensando em ajudar as empresas a se adaptar ao mundo de compras online, Caio Reina, especialista do setor e CEO e fundador da RoutEasy, separou 5 funcionalidades que mais ajudam os operadores logísticos:
Chat direto com o motorista
A comunicação direta e efetiva com o motorista durante a entrega permite uma maior visibilidade da operação, o que ajuda na hora de lidar com imprevistos e no momento de passar informações mais precisas.
Dashboard personalizável
O dashboard logístico permite o acompanhamento de todos os dados e métricas de uma operação. Com a possibilidade de personalizar esse dashboard, as empresas podem adaptar o modelo e as informações exibidas de acordo com as necessidades específicas de cada operação, facilitando a análise dessas informações, visualização dos resultados e a tomada de decisão.
Rastreamento das entregas
A função de rastreamento (tracking) permite que os clientes monitorem a localização de seus pedidos em tempo real por meio de tecnologia GPS (via e-mail e SMS). “Oferecer a opção de monitorar o status da entrega é, com certeza, um diferencial, pois garante mais previsibilidade para o cliente que, com as informações em mãos, pode se programar melhor para receber seus pedidos”, afirma o Caio Reina. Além disso, o rastreamento passa mais credibilidade e transparência da empresa ao cliente, deixando-o a par de tudo o que está acontecendo durante o transporte. E, em caso de problemas durante a entrega, é possível ganhar mais agilidade para encontrar uma solução.
Geocodificação
O uso de uma geocodificação mais precisa evita retrabalho com cadastro de endereço errado ou desatualizado, além de facilitar o planejamento logístico.
Alertas inteligentes
Os alertas inteligentes são baseados no tempo estimado de chegada, paradas indesejadas, atrasos e outras informações relevantes. Tudo isso pode ser configurado para alertar a operação sobre problemas e imprevistos durante a rota de entrega. Essa funcionalidade proporciona uma maior clareza sobre os problemas que estão ocorrendo, facilitando a tomada de decisão.
Juntando todas as funcionalidades mencionadas anteriormente, há a torre de controle logístico. Ela é uma central que integra e organiza todas as informações de uma operação que trabalha com logística de distribuição. Nela, é possível encontrar os dados mais relevantes para as operações, assim, o gestor tem uma maior visibilidade sobre os processos que estão sendo executados, principalmente quando existe um número muito grande de veículos em rota.
Foto: divulgação
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