03 de Dezembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Teste: Robusto e potente, Mercedes-Benz Arocs chega para movimentar o mercado de caminhões fora de estrada

Por Equipe RC em 29/11/2021 às 11:57
Teste: Robusto e potente, Mercedes-Benz Arocs chega para movimentar o mercado de caminhões fora de estrada

Com design robusto e transmitindo força, o mercado nacional de caminhões fora de estrada está mais competitivo com a chegada dele.

Depois da apresentação virtual realizada, recentemente, pela Mercedes-Benz, chegou o momento de conferir de perto o Arocs 8x4, no Campo de Provas da empresa, localizado em Iracemápolis, interior de São Paulo. O extrapesado foi desenvolvido com foco na mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestruturas. 

Para quem tem estatura baixa, o acesso à cabine é muito fácil, devido um degrau a mais na escada. Hoje, é muito importante esse detalhe, já que mulheres também atuam dirigindo caminhões na mineração, além do próprio brasileiro, na maioria, ter estatura mediana. 

Em um rápido raio X do Arocs observamos que a sua cabina é global da família Arocs, tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. E é um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.  O Arocs está equipado com um trem de força potente, muito robusto e resistente. O motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, consagrado no caminhão extrapesado rodoviário Novo Actros, oferece uma potência de 510cv a 1.800rpm, com torque de 2.400Nm a 1.100rpm. 

Em harmonia com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, o OM 460 LA entrega desempenho, com a confiabilidade da marca nas operações severas. Mesmo atuando em condições extremas, a condução do Arocs é suave, sem abrir mão da robustez necessária para a sua operação altamente especializada. 

O câmbio automatizado, da última geração PowerShift 3, foi desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. Com inteligência embarcada, destaca-se pela troca de marchas mais rápidas e eficientes. 

A caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Não possui anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção. 

A regulagem do volante possui uma diversidade muito grande de alturas e distanciamentos. O freio de estacionamento do caminhão, com as portas fechadas, assim que engrena a marcha à frente ou a ré irá fazer a liberação, automaticamente, do sistema. Com um ronco macio do motor, dentro da cabine o ambiente é bem silencioso. O banco do motorista tem ativação de modo pneumático, muito confortável para quem atua em um terreno com características fora de estrada.  

A direção do caminhão tem um excelente anglo de giro, permitindo manobras em raios menores com total segurança. O Arocs conta com retarder a óleo, que em combinação com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900cv de potência de frenagem a 2.300 rpm, destacando-se por mais segurança e menos manutenção. 

Entre os vários atributos de segurança, está o sistema de freio eletrônico ABS e ASR. Isso traz maior segurança de direção graças à distância de frenagem otimizada em comparação com os sistemas de freios convencionais. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives. Enfim, esses são apenas alguns dos recursos que torna o Arocs seguro e confortável.  

Vamos falar brevemente um pouco da área de Serviços destinada ao fera Arocs. A Mercedes-Benz oferece aos clientes do Arocs a possibilidade de uma loja de peças in company e agregados em stand-by. Outra grande novidade é o Truck OFF Center, onde pode se levar uma estrutura de peças e serviços do concessionário para dentro das instalações dos clientes, próximo de onde os caminhões irão operar. Isso é essencial em locais afastados, típicos da mineração, por exemplo. 

Para dar ainda mais opções aos clientes, a Mercedes-Benz disponibiliza também a alternativa de oficina ou mecânico dedicado em suas instalações. Nesse serviço, poderá ser utilizada a avançada ferramenta dos Óculos de Realidade Virtual. Assim, o especialista do concessionário pode contar com consultoria online da fábrica para uma prestação de serviço mais assertiva e em tempo real. 

Outra facilidade para o cliente já consagrada no portfólio de serviços da marca é o Plano de Manutenção BestBasic, que, no caso do Arocs, traz o diferencial de contrato em horas. 

Entre as soluções da marca para o mercado, também disponíveis para caminhões fora de estrada, destacam-se também o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas, a consultoria gerencial para medir os principais KPIs comuns a esse segmento e a literatura técnica de peças. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..