A operação não necessita reconhecer firma ou assinar contrato em papel
A partir desta quinta-feira (24), os cidadãos de oito Estados brasileiros poderão fazer a transação de compra e venda de veículos por meio digital. A nova funcionalidade está disponível na Cardeira Digital de Trânsito (CDT) e faz parte de iniciativa conjunta entre o MInfra, por meio da Senatran, o Ministério da Economia e o Serpro.
A tecnologia inovadora possibilita a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador, permitindo a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT, após a autorização do Detran de registro do veículo.
É importante lembrar que a facilidade está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.
Para que os proprietários possam utilizar a nova funcionalidade, os Detrans estaduais precisam aderir ao sistema. Quem mora no Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco ou Roraima já pode usar a nova funcionalidade.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!