Os três principais fabricantes de veículos comerciais, o Grupo Traton, a Daimler Truck e o Volvo Group (na foto, Martin Daum, Christian Levin e Martin Lundstedt) assinaram agora um acordo vinculativo para criar uma joint venture (JV) para instalar e operar uma rede pública de carregamento de alto desempenho para caminhões e ônibus elétricos de longa distância em toda a Europa. Como comunicado anteriormente, as partes estão comprometidas em iniciar e acelerar o necessário acúmulo de infraestrutura de carregamento para o crescente número de clientes de veículos elétricos na Europa e contribuir para o transporte neutro do clima na Europa até 2050. A criação do JV está sujeita a aprovações regulatórias.
O JV planejado — igualmente de propriedade das três partes — está programado para iniciar suas operações em 2022 após a conclusão de todos os processos de aprovação regulatória. As partes estão juntas se comprometendo a investir 500 milhões de euros, o que se supõe ser, de longe, o maior investimento em infraestrutura de carga na indústria europeia de caminhões pesados até o momento. O plano é instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho dentro e perto de rodovias, bem como em pontos logísticos e de destino dentro de cinco anos após a implantação do JV. O número de pontos de cobrança é com o tempo destinado a ser aumentado significativamente, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público. O futuro JV está planejado para operar sob sua própria identidade corporativa e estar sediado em Amsterdã, Holanda.
A ação conjunta do Grupo Traton, Daimler Truck e Volvo Group aborda a necessidade urgente de uma rede de carregamento de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões com sua transição para soluções de transporte neutras em CO², especialmente em caminhões de longa distância pesados. A infraestrutura de carregamento de alto desempenho que permite o transporte de longo curso é uma maneira econômica de reduzir as emissões significativas e rápidas. Esta iniciativa é um começo significativo e um acelerador para fazer de caminhões pesados e ônibus neutros co² um sucesso.
Fonte e foto: Grupo Traton
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