A Iveco forneceu as primeiras 17 unidades, de um total de 20, do caminhão Hi-Way NG 6X2 600S46T movido a gás natural ou biometano para a Unidas, uma das maiores empresas do Brasil de locação de frotas. A empresa é a primeira no País a ter na frota os novos caminhões da marca.
Recentemente, a Unidas unificou suas operações com a Ouro Verde, ampliando sua atuação na locação e terceirização de veículos, caminhões, máquinas e equipamentos pesados.
Equipado com o motor Cursor 13, de 460 cv de potência, da FPT Industrial, o Hi-Way, que faz parte do recém-lançado programa Brasil Natural Power, demandou 70 mil horas de desenvolvimento e oferece, segundo a montadora, a melhor relação potência/consumo do segmento com autonomia de até 500 quilômetros.
“É muito gratificante ver o resultado de um produto que foi desenvolvido com foco nas peculiaridades do transporte no Brasil. O Hi-Way NG é um marco para IVECO no segmento dos veículos movidos a combustíveis alternativos no País”, declara Marcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.
Durante o período de testes em grandes transportadores parceiros da Unidas, os caminhões serão monitorados pela Iveco para garantir a satisfação total dos clientes com a performance dos veículos em diferentes operações do transporte de cargas.
“Para nós, a jornada ESG não é apenas uma meta, mas um compromisso que assumimos com toda a sociedade. Por meio de iniciativas como essa parceria com a Iveco, nosso grande objetivo é gerar valor para toda cadeia e transformar o segmento da mobilidade. Acreditamos que, atuando juntos para avançarmos na evolução e modernização das frotas, estamos trabalhando como protagonistas em um modelo sustentável de longo prazo”, afirma Cláudio Zattar, CEO da Unidas.
O Hi-Way NG 6X2 600S46T é o primeiro veículo do programa Brasil Natural Power e abre o caminho para a expansão na gama de produtos da IVECO movidos com combustíveis alternativos no País. Lançada em setembro deste ano, a iniciativa recebeu um aporte de R$60 milhões.
“Apostamos no gás natural ou biometano, como a melhor alternativa, em curto prazo, para a redução de poluentes com um custo total de operação (TCO) factível com a realidade brasileira, principalmente no segmento rodoviário. O gás é uma base importante e já consolidada, mas, em breve, a diversificação de propulsões alternativas será muito explorada também pelo Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos”, diz Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco.
Iveco Hi-Way NP 600S46T 6×2
• Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível;
• Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora);
• Configurações desenvolvidas para a realidade e aplicações brasileiras.
• Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia;
Dados técnicos:
Motor FPT Industrial Cursor 13
Potência: 460 hp @ 1900 rpm
Torque: 2000 Nm
Torque constante: 1100 a 1600 rpm
Cilindrada: 12900 cc
Configuração: 6 Cilindros em linha
Combustível: Gás Natural/Biometano
Taxa de Compressão: 12:1
Entre Eixo: 3200/3500 mm
PBTC: 53000 kg
CMT: 60000 kg
Configuração Sistema (CNG): (4 x 120L + 4 x 120L)
800L
(4 x 100L + 4 x 100L)
Autonomia*: Até 550km/400km
Configuração de eixos: 6×2
Eixo traseiro: MS 18X Meritor Transmissão automatizada ZF Traxon 12 TX 2621TD
Foto: divulgação Bruno Gonzaga
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!