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Uso incorreto do Arla 32 prejudica o motor do caminhão

Por Equipe RC em 26/08/2022 às 13:42
Uso incorreto do Arla 32 prejudica o motor do caminhão

Fluido, usado para reduzir a emissão de gases poluentes e melhorar desempenho do motor de veículos diesel, precisa ter especificações técnicas e ureia de alta pureza para proporcionar bom desempenho

A Usiquímica, uma das principais fabricantes de Arla 32 no Brasil, que está investindo no aumento da fabricação do produto com novas unidades, além da matriz em Guarulhos-SP, fornece o Arla 32, com certificação do Inmetro pronto para a utilização nos automóveis, bem como da ureia ultrapura, que pode ser utilizada para o preparo do mesmo.

A ureia fornecida pela fabricante para o Arla 32 possui alto grau de pureza, garantindo um bom desempenho dos veículos, além de reduzir as emissões de poluentes.

O Arla 32, também chamado de Fluido de Exaustão de Diesel (DEF, do inglês Diesel Exhaust Fluid) é a abreviação de “Agente Redutor Líquido Automotivo”. Trata-se de uma solução aquosa com concentração de 32,5%, em massa, de ureia automotiva (premium) em água ultrapura, que contribui diretamente para a redução das emissões dos poluentes emitidos pelos motores diesel. É um fluido não inflamável, não perigoso e não explosivo.

Além de seguro, o Arla 32 adequa o veículo aos limites mais restritivos de emissões da fase P7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, que regulamenta os modelos pesados.

No Brasil, o uso do Arla 32 tornou-se obrigatório nos veículos que contam com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, sigla inglesa de Catalisador de Redução Seletiva), especialmente desenvolvida para o tratamento de gases de veículos.

A reação entre a ureia presente na solução e os óxidos provenientes da queima do combustível, converte os compostos danosos ao meio ambiente e à saúde em vapor d´água e gás nitrogênio. Estima-se que a utilização de Arla 32 pode reduzir em até 80% a emissão e de até 90% no óxido nitroso, ajudando a preservar a qualidade do ar.

No entanto, a substituição incorreta do fluido por soluções aquosas de ureia com baixo grau de pureza reduz significativamente o desempenho do motor, além de prejudicar o catalisador. Dependendo da categoria do veículo, o motor pode perder de 25% a 40% do seu torque até que seja feito o correto abastecimento com o fluido, e só funcionará adequadamente com o produto fabricado de acordo com as especificações técnicas (com ureia de alta pureza).

Portanto, a não utilização do Arla 32, além de causar danos ao funcionamento do veículo, também configura infração de trânsito grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com previsão de retenção do veículo para regularização e multa. A não utilização do Arla 32 dentro dos padrões regulamentares também configura crime previsto na Lei Ambiental (Lei 9.605/98).

A troca do fluido deve respeitar as recomendações do fabricante: o A32 apresenta prazo de validade de 12 meses quando mantido em temperaturas médias de até 30 °C, e de 6 meses caso as temperaturas variem de 30 °C a 35 °C.

Foto: divulgação

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