A empresa adquiriu dois caminhões capazes de transportar até 72 toneladas cada. Os veículos são da chinesa XCMG
A mineradora Vale informou nesta quinta-feira (18) o início dos seus primeiros caminhões 100% elétricos utilizados para o transporte interno em minas do Brasil e da Indonésia, avançando em seu projeto de redução de emissões de gás carbônico.
A Vale tem seguido a atual tendência global e adotou estratégias para cumprir a meta de zerar suas emissões de gases nos próximos anos. Além dos gases, os novos caminhões elétricos contribuem e apontam para uma redução nos custos operacionais em relação aos motores a diesel.
Na Indonésia, os testes utilizando o caminhão elétrico para o transporte de níquel começou há 2 semanas, e no Brasil, a previsão é que o segundo veículo da empresa comece a ser usado na próxima semana, em Minas Gerais, para o transporte de minério de ferro.
A estimativa de investimento da empresa para zerar a emissão de poluentes é de 4 a 6 bilhões de dólares.
"No caso do caminhão elétrico, é o melhor dos mundos porque zera as emissões de gás carbônico, então atende de imediato ao objetivo", disse à Reuters o vice-Presidente Executivo de Soluções Globais de Negócios da Vale, Alexandre Pereira.
"Só nas duas primeiras semanas de testes na Indonésia, a performance indica que a redução do custo operacional será de quatro vezes o necessário para rodar um caminhão a diesel", completou o executivo.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!