A Goodyear acaba de lançar o concurso cultural Herói das Estradas, com intuito de estreitar ainda mais o seu relacionamento com os caminhoneiros de todo o Brasil.
Essa iniciativa irá premiar as melhores histórias de bravura protagonizadas por caminhoneiros, ocorridas entre 2000 e 2010?, fala Rui Moreira, diretor de Marketing da Goodyear.
Estou muito entusiasmado com ele. O caminhoneiro é um profissional super importante para nós e para a economia do País. Nosso foco é comunicar e externar os valores desse profissional do volante?. O cantor Sérgio Reis é o garoto propaganda do concurso. A campanha de divulgação, elaborada pela Tudo em Transporte Editora, conta com peças nos pontos de vendas, em mídia impressa e em feiras, como a do Caminhoneiro (Guarulhos e Cubatão) e a de transportes, a Exposafra (Paranaguá, PR). Foram também espalhados outdoors nas rodovias Imigrantes, Castelo Branco, Presidente Dutra e Régis Bittencourt. O projeto, original da matriz americana, foi lançado nos Estados Unidos em 1983 e acontece todos os anos. Para a versão brasileira, algumas adaptações foram feitas, levando em consideração características do mercado nacional, como o perfil do caminhoneiro, da frota de veículos e da atividade do profissional no País. ?Nos EUA, no momento da ocorrência do fato, o caminhão dirigido precisa ter obrigatoriamente 14 rodas. No Brasil, são dez?, explica Fábio Garcia, gerente de Marketing da área de Pneus Comerciais e Recauchutagem da Goodyear do Brasil. O Herói das Estradas foi lançado pela Goodyear com o objetivo de premiar os caminhoneiros que foram além de sua função e salvaram pessoas em situação de perigo. Presente também, na Austrália, Alemanha e Canadá, o programa colabora para valorizar o papel do caminhoneiro na sociedade ao reconhecer e divulgar suas ações.
Lá fora esse projeto tem grande repercussão, principalmente, por existir há 28 anos. Rodando no seu dia a dia, o caminhoneiro encontra várias situações e acaba ajudando várias pessoas. São essas histórias que a Goodyear quer conhecer?, diz Fábio Garcia.
Queremos enaltecer as histórias e vamos mostrar um pouco da vida desse profissional que enfrenta longas horas de jornada de trabalho, assaltos, buracos nas estradas, entre outros obstáculos?, diz Rui Moreira. O diretor de Marketing da Goodyear tem grande expectativa com o concurso cultural e espera receber muitas histórias interessantes. ?É quase certo que iremos dar sequência a essa ação diferenciada?.
Antonio Roncolati, diretor de Vendas de Pneus Comerciais e Recauchutagem da companhia, também está otimista. ?Essa é uma ótima oportunidade para estreitarmos o contato da empresa com os caminhoneiros. Esse profissional conhece muito bem os pneus porque observam, na prática, como eles se comportam?.
Como funciona
Qualquer caminhoneiro que resida no Brasil e exerça profissionalmente a atividade de motorista, com a Carteira Nacional de Habilitação e com o exame médico em dia, pode participar. Para isso, o caminhoneiro precisa ter vivido uma situação em que realizou um ato heroico e contribuiu para a sociedade. O fato deve ter ocorrido no Brasil entre os anos 2000 e 2010 e, no momento em que aconteceu, o caminhão dirigido deveria ter obrigatoriamente 10 ou mais rodas.
As histórias serão classificadas de acordo com a participação direta do caminhoneiro. A organização do programa pode solicitar ao participante alguns documentos para comprovar o relato, como boletins de ocorrência, fotos ou testemunhas. As histórias com indícios de fatos que não sejam verdadeiros serão anuladas.
Duração
O Herói das Estradas durará o ano inteiro. Ao todo serão realizadas dez apurações para escolha das histórias finalistas, sendo uma por mês. A escolha da melhor história será realizada até o dia 30 de cada mês e apenas os relatos enviados até o dia 10 do mês da apuração serão considerados. O vencedor de cada etapa receberá um troféu que o habilitará como um dos finalistas e ganhará um adesivo exclusivo para colar em seu caminhão como reconhecimento. A premiação acontecerá na cidade do caminhoneiro herói do mês. Já as histórias que não forem selecionadas no mês em que concorreram continuarão na disputa nos períodos seguintes e poderão ser classificadas posteriormente.
Dentre as dez histórias finalistas, três serão escolhidas ao final do concurso. O vencedor receberá o título de ?Herói das Estradas do Brasil 2011? e levará para casa um caminhão Volkswagen Constellation 19.320 zero quilômetro. O segundo colocado levará R$ 20 mil em pneus e R$ 10 mil em recauchutagem e o terceiro ganhará R$ 10 mil em pneus e R$ 5 mil em recauchutagem. O anúncio final ocorrerá em dezembro de 2011 em um evento especial promovido pela Goodyear.
Inscrição
Os caminhoneiros podem se inscrever pelo site www.heroidasestradas.com.br ou através de um formulário, que pode ser encontrado em um dos 280 pontos e truck centers da Goodyear ou em feiras, como a de transporte Exposafra (Paranaguá, PR) e a do Caminhoneiro (Guarulhos e Cubatão). Além destes pontos, é possível encontrar o formulário também na Sala de Lazer do posto Sakamoto (Guarulhos, SP), no Santa Rosa Truck Show (Itajaí, SC), durante a primeira semana de cada mês no Ecopátio (Cubatão, SP) ou nas etapas do Caminhoneiro Nota 10, que ocorre em 20 cidades. O regulamento completo também pode ser conferido no site do concurso.